junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
leitores online


:: ‘Geral’

SECRETÁRIO DE SAÚDE DA BAHIA RECOMENDA QUE MULHERES NÃO USEM SAIAS PARA NÃO SEREM PICADAS

fabiovilasboas-saude

Redação VN
redacao@varelanoticias.com.br

O secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, afirmou em entrevista à rádio Metrópole na manhã desta quarta-feira (09) que as mulheres devem evitar sair de casa usando saia por conta do surto de microcefalia instalado no Nordeste, além de outros problemas também relacionados com aedes aegypti, como dengue e zica.

“As mulheres devem evitar serem picadas pelo mosquito. Uma recomendação que as pessoas têm feito sempre: pedem para as mulheres usarem manga comprida. Mas, antes da manga comprida, a primeira coisa que as mulheres têm que fazer é parar de andar de saia. Tem que andar de calça, porque se tem muito mais área exposta nas pernas do que nos braços. Ao invés de andar com um vestidinho curto, coloca uma saia com uma meia comprida, até a metade da canela, aí já protege uma grande parte do corpo”, disse.

O secretário ainda acrescentou que dos 150 casos suspeitos de microcefalia na Bahia, alguns já foram confirmados e outras estão ainda em análise. “Vamos investir pesadamente em diagnósticos para combater a sífilis congênita. Nós temos até segunda-feira 86 casos de microcefalia. Tivemos 64 notificações, mas ainda não validamos, porque não se mediu o tamanho do cérebro”, concluiu.

TROFÉU

BCI 100: CONQUISTA É A SÉTIMA PIOR CIDADE PARA SE VIVER NO BRASIL

ENTRE AS 100 MAIORES, CONQUISTA É A 7 PIOR DO BRASIL

ENTRE AS 100 MAIORES, CONQUISTA É A SÉTIMA PIOR DO BRASIL PARA SE VIVER

A empresa de consultoria econômica e financeira Delta divulgou hoje o BCI 100, o ranking das cem melhores do Brasil. De acordo com a Veja Online, o levantamento combina a análise de áreas como educação, saúde, taxas de violência, qualidade dos domicílios, receitas e despesas per capita, desigualdade e eficiência da gestão. “O foco principal é, sem dúvida, as condições de vida local”, resume um trecho do estudo. Santos aparece em primeiro, com Belo Horizonte e Jundiaí no segundo e terceiro lugares, respectivamente. O mesmo trio liderou o ranking do ano passado, o que consolida o resultado da pesquisa. Belo Horizonte e Curitiba são as únicas capitais a figurarem entre as dez melhores. Na outra ponta da lista, está a Duque de Caxias, a pior entre todas as analisadas, seguida pelas “menos piores” Belford Roxo e Porto Velho. As duas fluminenses também mantiveram a posição de 2014.

Captura-de-tela-inteira-09122015-130126

Vitória da Conquista ocupa a sétima posição também no ranking das piores. “Apesar dos ganhos na qualidade de vida da população brasileira, particularmente daquela residente em centros urbanos, ainda são observados desafios imensos na oferta de infra estrutura física e social, em especial, para a população mais carente. Neste início de século elas podem e devem ser utilizadas como instrumento para o desenvolvimento sustentável do país”, diz outro trecho do estudo. A avaliação da Delta é a de que a seleção natural cunhada por Charles Darwin também se aplica às cidades. Sua capacidade de adaptação é determinante para seu desenvolvimento. Entre as medidas que a empresa considera benéficas estão a elaboração de planos municipais estratégicos, sólida estrutura de gestão, alianças como consórcios e parcerias público privadas (PPPs) e criação de políticas de incentivo. Conheça abaixo as vinte melhores e as vinte piores cidades do país, de acordo com o ranking BCI 100.

SKALA NATAL 1

IMPEACHMENT: PMDB PEDE SUBSTITUIÇÃO DO LÍDER DA BANCADA NA CÂMARA

O DEPUTADO LEONARDO QUINTÃO É O NOVO LÍDER DO PMDB NA CÂMARA

O DEPUTADO LEONARDO QUINTÃO É O NOVO LÍDER DO PMDB NA CÂMARA

O PMDB protocolou na manhã desta quarta-feira (9) um pedido para substituição do líder do partido na Câmara dos Deputados. Para ocupar o lugar de Leonardo Picciani (RJ), foi indicado o nome de Leonardo Quintão (MG). “Eu sou o novo líder”, afirmou logo após protocolar o documento.

Ele entregou o requerimento na Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados acompanhado dos deputados Darcísio Perondi (RS) e Osmar Terra (RS). O documento tem a assinatura de 35 parlamentares do PMDB, uma a mais do que o necessário para substituir o líder, já que o partido tem 66 parlamentares.

A mudança acontece após a bancada da sigla contestar as indicações de Picciani para a comissão que vai analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Pró-governo, todos os 16 nomes apontados por ele eram de deputados contrários ao afastamento da presidente, incluindo os oito suplentes.

A manobra fez dissidentes do partido se articularem para constituir uma nova chapa para compor a comissão que vai analisar o impeachment. O grupo de oposição ao governo venceu a votação realizada nesta terça-feira (8), após confusão no plenário.

FEIRA DO LAR NATAL

 

O GOLPE DE FACHIN E A BURRICE DE DILMA

dilma-burra

O golpe de Edson Fachin contra o Legislativo é mais uma prova da insofismável burrice de Dilma Rousseff. Além de retardar o processo de impeachment, não vai servir para reverter os votos do PMDB.

O líder do partido, Leonardo Picciani, que comandava as porcarias do governo na Câmara, daqui a algumas horas será destituído pela bancada peemedebista e substituído por Leonardo Quintão, como informou Josias de Souza.

Se a comissão do impeachment tiver de ser votada novamente, portanto, o PMDB vai continuar favorável ao afastamento de Dilma Rousseff.

NATAL SUPERMODA

SAAE DE ITORORÓ VAI MULTAR QUEM DESPERDIÇAR ÁGUA

LAVAR CALÇADAS, VEÍCULOS E OUTRAS PRÁTICAS, DEVEM SER EVITADAS

LAVAR CALÇADAS, VEÍCULOS, E OUTROS TIPOS DE DESPERDÍCIO, DEVEM SER EVITADOS

Com a seca que assola a região, e o baixo nível dos rios e reservatórios que abastecem a cidade e seus distritos, a direção do SAAE de Itororó decidiu adotar uma medida extrema, porém necessária, de aplicar multas contra quem desperdiçar água no município.

Para se ter uma ideia do tamanho da crise de abastecimento de água em Itororó, o distrito de Rio do Meio, que sempre teve água em abundância, está sendo abastecido através de carros-pipas, fato que jamais havia ocorrido em toda a história de Itororó. Por esta razão, o SAAE intensificará a fiscalização e aplicará a multa, mas uma campanha de esclarecimento já está em curso, e conta com total apoio da população.

A aplicação da multa contra o desperdício de água é legal e está previsto no Regimento do SAAE. O diretor Gilton Alves demonstra coragem e responsabilidade, aplicando um dispositivo antipopular, porém necessário, neste momento de crise.

Por Davi Ferraz

ITAPETINGA ESTÁ HÁ TRÊS DIAS SEM CAIR UMA GOTA DE ÁGUA NAS TORNEIRAS

saae cano

Apesar de prepostos do SAAE afirmarem nos programas de rádio que o problema da falta de água na cidade já teria sido resolvido, desde a manhã de ontem, nenhuma gota de água caiu das torneiras em toda a cidade, até o final da tarde desta terça-feira (8), para desespero da população.

O problema teve início no último domingo, quando a adutora que trás a água do Rio Catolé para a central de tratamento, no bairro Primavera, rompeu e teve que ser restaurada pelos funcionários do SAAE.

De acordo com o engenheiro do órgão, os técnicos tiveram que trabalhar durante toda a noite de domingo para resolver o problema, com o fornecimento sendo restabelecido às 7h desta segunda-feira. Entretanto, a maior parte da população continuava reclamando da falta de água, em todos os bairros, até o fechamento desta matéria.

Em alguns bairros, onde o fornecimento já teria sido regularizado, segundo o SAAE, a água só caiu um ‘tiquinho’, e depois parou.

Por Davi Ferraz

FEIRA DO LAR - NOVO BANNER

CHAPA DE OPOSIÇÃO VENCE POR 272 A 199 ELEIÇÃO PARA COMISSÃO DO IMPEACHMENT

Sessão para votação dos integrantes da comissão especial destinada a dar parecer sobre o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff  Data: 08/12/2015 - Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados

Sessão para votação dos integrantes da comissão especial destinada a dar parecer sobre o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff

A “chapa 2”, composta por indicações não-governistas para integrar a comissão que vai analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, venceu na noite desta terça-feira (8), no Plenário da Câmara. De acordo com os oposicionistas na Câmara, integram a chapa 39 deputados indicados por PSDB, SD, DEM, PPS, PSC, PMDB, PHS, PP, PTB, PEN, PMB, PSB e PSD.

Segundo os deputados, a chapa foi batizada de “Unindo o Brasil” e foi protocolada na Câmara às 13h50 de hoje. Para poder participar da eleição do colegiado, que terá 65 vagas, uma chapa precisa contar com pelo menos 33 indicações. O restante das vagas serão ocupadas por meio de uma nova eleição, apenas para os espaços remanescentes de titulares e suplentes.

PACOTE DE MALDADES DE RUI COSTA CONTRA O SERVIDOR SERÁ VOTADO NA QUARTA

PAinel-1024x768

Existia um certo temor das lideranças sindicais, e do comércio de todo Estado da Bahia, que os deputados governistas manobrassem para votar os PLs e a PEC nesta segunda-feira (7). O deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, honrou o acordo firmado com a Bancada de Oposição e a sessão que estava programada para hoje não foi realizada.

O painel foi apagado (foto) e a votação será mesmo na próxima quarta – feira (9), logo após o feriado em Salvador. Os sindicatos e lideranças da Fieb, Asdab e CDLs estarão mobilizados para pressionar os deputados da base do governo Rui Costa (PT) a não votar o que ficou batizado de ‘Pacote de Maldades’.

Além de eliminar conquistas históricas dos servidores o governo deseja aumentar a alíquota do ICMS de 17% para 18% – criando mais 2% de Fundo da Pobreza. Toda bancada de oposição votará contra as medidas do Governo da Bahia.

SERVLAR BANNER

DENÚNCIA: PREFEITURA DE ITAPETINGA VAI REALIZAR LICITAÇÃO DE CARTA MARCADA NESTA TERÇA

licita

Uma licitação para escolha da empresa que deverá elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico será realizada na prefeitura de Itapetinga, nesta terça-feira (8), mas algumas pretensas concorrentes já estão de cabelo em pé com as exigências descabidas constantes do Edital, que têm o manifesto objetivo de direcionar o certame e favorecer a uma determinada empresa, ligada a membros da administração.

Esta é a terceira vez que a prefeitura de Itapetinga tenta realizar a licitação do Plano, utilizando de expedientes desonestos, para favorecer ‘amigos’ do prefeito ou secretários municipais.

ARMAÇÃO ANTIGA

O primeiro caso foi o da Plan, uma empresa fantasma criada por um ex-secretário da prefeitura, para abocanhar mais de R$ 800 mil reais, o que resultou em um dos maiores escândalos da atual administração.

O outro caso aconteceu no final de 2014, quando o Sudoeste Hoje denunciou a ‘marmelada’ com dois dias de antecedência, antecipando o nome da empresa que iria vencer o certame. Também não deu certo e a prefeitura perdeu os recursos de quase R$ 1 milhão de reais disponibilizado pelo Governo Federal, através da FUNASA, dinheiro que acabou devolvido pela não utilização.

Agora, utilizando recursos do próprio tesouro municipal, da ordem de R$ 600 mil, uma nova licitação vai ser aberta amanhã (8 de dezembro), mas o vencedor já foi previamente escolhido, deixando os demais concorrentes sem qualquer chance de vencer o pregão.

A ARAPUCA ESTÁ ARMADA

De acordo com informações recebidas pelo Sudoeste Hoje, um dos pretensos concorrentes que está extremamente indignado com as exigências descabidas e ilegais do Edital, fez publicar nos classificados em um jornal de grande circulação no Estado, desde a semana passada, uma nota onde consta o nome da empresa que vencerá a licitação desta terça, bem como o valor da proposta vencedora. Caso se confirme a maracutaia, uma ação de impugnação de todo o processo licitatório será proposta na justiça, para ‘melar’ o certame.

Pelo visto, essa turma de Zé Carlos só aprendeu uma coisa na vida: trambicagem!

Por Davi Ferraz

TRAGÉDIA: MELHOR ALUNA DE BRUMADO MORRE ARRASTADA PELA CORRENTEZA

ALUNA

Eleita a melhor aluna da rede pública de ensino em Brumado no ano de 2014, Paula Cristina Alves de Souza, de 15 anos, morreu na tarde do último domingo (7). Ela foi arrastada por uma forte correnteza ao tentar atravessar um riacho no Sítio São José, zona rural do município. Segundo informações obtidas pela reportagem, no momento da tragédia, Paula estava no carro com os pais e o veículo teria falhado no leito do riacho.

Tão logo perceberam a chegada repentina da correnteza, a família conseguiu sair do carro. A mãe da adolescente chegou a ser atingida, mas conseguiu se livrar da água com a ajuda do marido, no entanto, a filha não teve a mesma sorte e foi carregada, sendo encontrada horas depois pelos moradores acerca de 2 km de distância do ocorrido.

A força da água também arrastou o veículo da família, que foi encontrado com muitas avarias. O corpo da estudante foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para ser necropciado. Nossa reportagem colheu informações de que no momento da tragédia caiu uma tromba d’água por cerca de uma hora na localidade e um pluviômetro chegou a registrar o acúmulo de 100 mm de chuva. A morte da estudante causou comoção no município e a Secretaria de Educação emitiu uma nota de pesar diante do ocorrido.

ITAPETINGA: ZÉ CARLOS VAI INAUGURAR CLÍNICA PARTICULAR COMO OBRA DO SEU GOVERNO

CLINICA FICOU PRONTA, MAS PROMESSA DO PREFEITO NÃO FOI CUMPRIDA

CLINICA FICOU PRONTA, MAS PROMESSA DO PREFEITO NÃO FOI CUMPRIDA

Seguindo a sua trajetória de inaugurar obras, sem fazer obras, o prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura (PT), vai cortar a fita de inauguração de uma clínica particular de hemodiálise, construída por um grupo médico empresarial de Vitória da Conquista, no bairro abandonado do Recanto da Colina.

PREFEITO FOI PEDIR, PESSOALMENTE, PARA INAUGURAR CLÍNICA EM 11 DE DEZEMBRO

PREFEITO FOI PEDIR, PESSOALMENTE, PARA INAUGURAR CLÍNICA EM 11 DE DEZEMBRO

A inauguração, que inicialmente estava prevista para janeiro de 2016, foi antecipada a pedido do próprio prefeito, para o dia 11 de dezembro, nas comemorações do aniversário da cidade, numa jogada meramente publicitária, para dar a impressão de que ele está atraindo investimentos para a cidade, o que nunca fez.

ACORDO NÃO CUMPRIDO

REDE DE ESGOTOS PROMETIDAS POR ZÉ CARLOS FOI BANCADA PELO DONO DA CLÍNICA

REDE DE ESGOTOS PROMETIDAS POR ZÉ CARLOS FOI BANCADA PELO DONO DA CLÍNICA

Há cerca de 3 anos, os proprietários da clínica Sare procuraram o prefeito Zé Carlos, em seu gabinete, solicitando que a prefeitura realizasse as obras de infraestrutura necessárias no bairro, como esgoto, asfaltamento e jardinagem, o que foi prontamente ‘garantido’ pelo chefe do executivo, que enxergou a vinda do novo empreendimento como uma boa oportunidade para capitalizar politicamente o seu grupo.

ESTACIONAMENTO DA CLINICA NÃO FOI CONCLUÍDO

ESTACIONAMENTO DA CLINICA NÃO FOI CONCLUÍDO

Concluída a obra, em outubro deste ano, o proprietário da clínica foi obrigado a bancar a construção do esgoto, vez que o diretor do SAAE, Dr. Tiquinho, alegou não dispor de recursos para cumprir o que o prefeito prometeu. Chegou a mandar o dono da clínica procurar o prefeito, para que ele cumprisse o que prometeu. Sem saída, os empresários resolveram bancar a obra, e cerca de 700 metros de rede de esgotos foram implantados no bairro, por conta própria.

SEM PAVIMENTAÇÃO E JARDINAGEM

REFORMA DA PRAÇA NÃO FOI FEITA, COMO PROMETEU O PREFEITO

REFORMA DA PRAÇA NÃO FOI FEITA, COMO PROMETEU O PREFEITO

No final de novembro passado, quando o prefeito pediu para inaugurar a obra no aniversário da cidade, o diretor da clínica voltou a reivindicar o asfaltamento da praça e a reforma do jardim que está totalmente abandonado e depredado, o que foi motivo de novo constrangimento, com Zé Carlos alegando que não tinha recursos, mas prometendo fazê-lo “só a partir de janeiro de 2016”, outra promessa vazia e sem nenhuma garantia de que será cumprida.

A BELA PRAÇA, ANTES CONSERVADA E GRAMADA, ESTÁ TODA DESTRUÍDA

A BELA PRAÇA, ANTES CONSERVADA E GRAMADA, ESTÁ TODA DESTRUÍDA

Com isto, a belíssima clínica, construída e equipada com custos acima de R$ 4 milhões, será inaugurada pelo prefeito e sua tropa de caras de pau, no meio da poeira (ou lama, se chover), para indignação do grupo de investidores que acreditou nas promessas irresponsáveis de um gestor oportunista e mal intencionado.

Fazer o que?

Por Davi Ferraz

rezende-500x163

PROMOTOR DE JUSTIÇA É VÍTIMA DE SEQUESTRO EM FEIRA DE SANTANA

PROMOTOR

Após sair de uma festa, na madrugada de ontem, em Feira de Santana, o promotor público Audo da Silva Rodrigues, 41, ficou cerca de uma hora sob a mira de revólveres dentro de seu carro. Atuando no Ministério Público da cidade há cinco anos, ele temeu ser reconhecido pelos bandidos durante a ação.

“Eles perguntaram minha profissão e eu disse que era advogado. Eu fiquei com medo deles descobrirem minha real profissão. Além disso, a arma que eu uso (uma pistola) estava guardada em um compartimento do carro. Temi que eles encontrassem”, contou o promotor, ontem, por telefone, ao Correio.

Audo relatou que os ladrões estavam à sua espera atrás do automóvel, uma Amarok branca, de placa OUS 8994, que, até o fechamento desta edição, não havia sido recuperada pela polícia.

SKALA NATAL 1

ITAPETINGA: JOSÉ CARLOS “CACAI” MORRE AFOGADO NA PISCINA DO ITC

cacai

Na manhã deste domingo, um homem conhecido popularmente por “Cacai”, de 65 anos, morreu afogado enquanto tomava banho na piscina do Itapetinga Tênis Clube – ITC, em Itapetinga.

Segundo informações, Cacai teve um mal súbito e acabou se afogando, apesar de ter sido socorrido por populares que se encontravam no clube.

O Samu 192 foi acionado, mas quando chegou ao local a vítima já estava morta e não foi possível a reanimação. O corpo deverá ser necropsiado e liberado para sepultamento, o que deverá ocorrer nesta segunda-feira.

Caicai era muito conhecido e querido na cidade. Deixa mulher e filha. Aguardem mais informações.

Por Davi Ferraz 

LÍDER DO GOVERNO ATENDE SOLICITAÇÃO DE HERZEM GUSMÃO

VAN

Atendendo a uma solicitação do deputado Herzem Gusmão (PMDB), o líder do governo na Assembleia, Zé Neto (PT), disse que entrou em contato com a Agerba, que resolveu intensificar a fiscalização contra os vanzeiros, prejudicando a categoria. “É injustificável essa medida adotada pela Agerba, já que o processo de licitação do transporte está em andamento”, disse Zé Neto.

 

O líder disse também que articulou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para vans e ônibus. “O documento, além de tratar de questões pactuais e abrir as licitações tem também pactuações que dizem respeito á melhoria da qualidade dos dois sistemas”, disse Zé Neto.

 

O deputado Herzem Gusmão, que denunciou a perseguição da Agerba, disse que vai continuar trabalhando para garantir que os vanzeiros possam trabalhar com tranquilidade. “Se a Agerba não flexibilizar a fiscalização, vou insistir na legalização do transporte complementar na Bahia”, afirmou Gusmão. Em Vitória da Conquista e Jequié, respectivamente as cooperativas Cootrabis e Cootaji também querem a legalização do transporte alternativo na região Sudoeste. Ascom

rezende-500x163

ITORORÓ: CONTAS DA CÂMARA DE VEREADORES SÃO APROVADAS PELO TCM

A-BIDUINHA-600x265

Na última quinta-feira o vereador Genivaldo da Silva Carneiro, o Biduinha, presidente da Câmara Municipal de Itororó, teve as suas contas, relativas ao exercício de 2014, aprovadas pelo Tribunal de Contas do Município – TCM.

Biduinha, que foi eleito para presidir a câmara por dois biênios, desenvolveu um excelente trabalho, apesar dos parcos recursos disponíveis.

Com a aprovação das contas, a mesa diretora da casa legislativa itororoense comemora o exito do trabalho que vem desenvolvendo em prol da comunidade. Informações do Itororó no Ar

NATAL SUPERMODA

 


  • 1 de junho de 2026 | 12:32


  • 7 de maio de 2026 | 10:23


  • 11 de março de 2026 | 09:00


  • 11 de março de 2026 | 06:44


  • 18 de setembro de 2025 | 05:31


  • 17 de setembro de 2025 | 22:11


  • 16 de setembro de 2025 | 08:03


  • 7 de maio de 2025 | 10:51


  • 29 de janeiro de 2025 | 08:00


  • 10 de abril de 2024 | 22:24

  • RSSArchive for Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia