:: ‘Geral’
SELEÇÕES DE SANTO AMARO E URUÇUCA VÃO DISPUTAR FINAL DO INTERMUNICIPAL
Santo Amaro e Uruçuca, as seleções com as melhores campanhas, decidirão o título do Intermunicipal de Futebol 2015. Ontem, Uruçuca despachou Itamaraju ao derrotá-lo por 1 a 0. No primeiro jogo, o time sul-baiano havia vencido por 3 a 0.
Santo Amaro assegurou a outra vaga nos confrontos contra Eunápolis. Depois do empate fora de casa, ontem a equipe do recôncavo sapecou 4 a 1 em Eunápolis. Santo Amaro chega às finais sem perder uma partida sequer. Uruçuca perdeu uma.
As datas e horários dos dois jogos ainda serão divulgados pela Federação Bahiana de Futebol (FBF). Definido está que aprimeira partida será no sul da Bahia. Por ter melhor campanha, Santo Amaro decidirá o título em casa.
Santo Amaro somou 42 pontos até aqui, com 13 vitórias e três empates. Uruçuca venceu 11, empatou 4 e perdeu 1 partida.

LEITOR FLAGRA VIATURA DA COMUTRAN ESTACIONADA EM CIMA DA CALÇADA
No último sábado, um leitor atento do Sudoeste Hoje flagrou uma viatura da Comutran, órgão responsável pelo trânsito em Itapetinga, estacionada em cima de uma calçada na Nova Itapetinga, próximo ao Armarinho Loly.
Este é mais um ‘escorregão’ de certos agentes da Comutran, que são excelentes na arte de multar e péssimos arte de dar exemplos.
É certo que não vai haver nenhuma punição para o infrator, mas é bom que fique registrado, para a população de Itapetinga saber com que tipo de ‘arturidades’ estamos lidando.
Por Davi Ferraz
TEMOS PREFEITO, OU NÃO TEMOS?
Com a permanente ausência do chefe do executivo local, que sumiu da cidade sem dar notícias e que só aparece de ‘caju em caju’ para se reunir com sua fraca equipe e saber “como andam as coisas”, as brincadeira e ironias se multiplicaram nas redes sociais, questionando a ausência do prefeito Zé Carlos e ironizando a sua costumeira inoperância.
Neste post acima, a placa na rodovia adverte que a cidade não tem prefeito e até pede desculpas. Uma verdadeira injustiça para um homem tão dedicado e trabalhador, vocês não acham?
Por Davi Ferraz
MEGA-SENA: NINGUÉM ACERTA, E PRÊMIO VAI A R$ 200 MILHÕES
Ninguém acertou as dezenas do concurso 1.763 da Mega-Sena realizado neste sábado (21) em Santo Anastácio (SP). O prêmio estimado para o próximo sorteio é de R$ 200 milhões, que será realizado na quarta (25).
Veja os números sorteados: 09 – 12 – 15 – 21 – 31 – 36.
A quina teve 689 apostas ganhadoras, que irão faturar R$ 25.269,18 cada. Outros 43.184 bilhetes acertaram a quadra e irão levar R$ 575,95 cada.
Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), além de ser o maior prêmio sorteado em 2015, esse também é o maior prêmio da história da modalidade, excluindo os da Mega da Virada.

VITÓRIA VENCE A LUVERDENSE POR 3 A 0 E ESTÁ DE VOLTA À SÉRIE A DO BRASILEIRO
Em clima de festa, o Vitória precisava de apenas um empate para garantir o retorno à elite do futebol brasileiro na tarde deste sábado (21), contra o Luverdense. Jogando para um público de 41.379 torcedores na Arena Fonte Nova, o Rubro-negro confirmou a classificação com uma partida de gala, e presenteou o público vencendo por 3 a 0 o time mato-grossense.
Após um primeiro tempo sem gols, o Leão voltou para a segunda etapa empolgado para confirmar o acesso. Aos 16 minutos do segundo tempo, o meia Escudero, que era dúvida para a partida, fez uma bela cobrança de falta no contrapé do goleiro Gabriel Leite, e abriu o placar para o time baiano. Pressionando o time visitante, o Vitória ampliou o placar dois minutos depois com o zagueiro Kanu, aproveitando um bate-rebate na pequena área.
O placar foi ampliado após um belo gol de voleio do atacante Elton. O jogador rubro-negro aproveitou o rebote de um chute do meia Escudero a mandou a bola para os fundos das redes. Com o placar definido e a classificação assegurada, o Vitória só fez esperar o apito final para enfim comemorar o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro.

LAVANDERIA DO ZECA A TODO VAPOR
Desde que foi inaugurada, no último mês de setembro, a LAVANDERIA DO ZECA vem funcionando a todo vapor, atendendo a uma excelente clientela. Localizada na pracinha da Bela Vista e sob o comando do conhecido Zequinha Nunes, a lavanderia é dotada de equipamentos de última geração, o que garante serviços de ótima qualidade. Os preços são imperdíveis e você recebe a sua roupa bem lavada e passada.
Roupa suja não se lava mais em casa, lava na LAVANDERIA DO ZECA.
CESTA DO POVO SERÁ LEILOADA EM JANEIRO, ANUNCIA GOVERNO
O Governo do Estado da Bahia marcou para o dia 27 de janeiro de 2016, às 10 horas,, na Bolsa de Valores de São Paulo, o leilão para a venda da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) que comanda a Cesta do Povo.
O preço mínimo da empresa foi fixado em R$ 81 milhões. Ganhará quem apresentar o maior preço acima do valor estipulado. O edital foi publicado na edição do Diário Oficial desta quinta – feira (19).
Em campanhas políticas o PT utilizava a Cesta do Povo para alardear as transformações e acusa governos anteriores. Para tentar reduzir o impacto e evitar desgaste político, Rui Costa, exigiu que o futuro dono da empresa mantenha em funcionamento pelo menos, 50% das lojas da rede pelo prazo de cinco anos. Impõe ainda a manutenção de pelo menos, 50% dos postos de trabalho atualmente gerados pela Ebal, pelo mesmo prazo, cinco anos.
Funcionários
No edital publicado em 30 de setembro o quadro de pessoal da empresa era de “2.769 colaboradores, estando 2.490 em atividade e 279 em afastamento por situações diversas”. A folha de pessoal atual é de R$ 5,1 milhões por mês, “que, acrescidos dos encargos previdenciários (INSS e FGTS), no valor de R$ 1,7 milhão e dos benefícios legais e específicos no valor R$ 971 mil, totalizam despesa mensal de pessoal correspondente ao valor aproximado de R$ 7,8 milhões”.
A Cesta do Povo conta com 251 lojas, espalhadas por 229 cidades. Os trabalhadores, em silêncio, aguardam o desfecho final. O momento nacional requer grande preocupação. Com a escassez do emprego.

TEIXEIRA DE FREITAS: NESTLÉ ANUNCIA FECHAMENTO DE FÁBRICA EM DEZEMBRO
A multinacional Nestlé encerra as atividades de sua fábrica no município de Teixeira de Freitas, em dezembro. Em nota, a fabricante de laticínios afirmou que negocia a venda das instalações e da operação a algum grupo com sede no estado.
Segundo a Nestlé, o fechamento foi motivado por realinhamento de seus investimentos na Bahia, onde amplia o centro de distribuição em Itabuna, onde opera há mais de 35 anos, e nas plantas do município da costa do cacau e em Feira de Santana.
Os cerca de 200 produtores de leite do município demonstraram apreensão com a notícia. A empresa, por seu lado, garantiu que quem comprar a indústria terá o compromisso de absorver esses produtores.

ITAPETINGA: ROTARY CLUB REALIZARÁ MAIS UM “ROTARY DAY” EM 28 DE NOVEMBRO
O rotary club de Itapetinga realizará no próximo dia 28 de novembro, as 7h da manhã, mais um Rotary Day. Desta vez a ação social será dedicada ao mês de combate ao câncer de próstata, o novembro azul. As atividades envolverão exames gratuitos de sangue (PSA) e glicemia além de orientações nutricionais.
O público alvo é a comunidade carente de Itapetinga. Então se você conhece alguém com mais de 45 anos e que precise deste tipo de atendimento, procure a secretaria do Rotary Club de Itapetinga na casa da amizade (centro de Itapetinga) e reserve uma senha de atendimento. Maiores informações pelo telefone 3261 2218.
MP ACUSA VEREADOR DE FICAR COM PARTE DOS SALÁRIOS DE ASSESSORES
O Ministério Público estadual ajuizou uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o vereador do município de Jequié, João Cunha (PROS). Segundo o promotor de Justiça Rafael Matias, o edil se apropriou ilegalmente de R$ 58.581,23, por meio da incorporação de partes significativas da remuneração de funcionários contratados para exercer as funções de assessoria parlamentar e secretariado de gabinete do político entre os anos de 2009 e 2011.
O MP pede a condenação do vereador com perda da função pública e suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, além de outras sanções previstas em lei. Em caráter liminar, o promotor solicita à Justiça o bloqueio de valores existentes nas contas bancárias de João Pereira e a indisponibilidade dos seus bens móveis e imóveis.
Conforme a ação, a maior fatia do enriquecimento ilícito, mais de R$ 56 mil, foi obtida por meio da contratação de uma assessora parlamentar, cujo pagamento não passava do valor equivalente a um salário mínimo, embora, durante o período, a remuneração contratual da funcionária tenha sido reajustada de R$ 2,3 mil iniciais para R$ 4 mil, ao fim da prestação do serviço.
O valor restante foi apropriado ilegalmente de uma pessoa contratada como secretária de gabinete, em substituição à assessora durante o gozo de sua licença maternidade. A remuneração prevista era de R$ 615, mas ela só recebia efetivamente entre R$ 150 e R$ 200.
Se a moda pega, escapa pouca gente…

ITABUNA: ESTRUTURA METÁLICA DESABA SOBRE TRÊS CARROS EM SHOPPING

metálica de um feirão de veículos novos e usados desabou sobre três carros em um dos estacionamentos do Shopping Jequitibá. O incidente ocorreu no início da tarde desta sexta (20). Ninguém ficou ferido.
A estrutura pertence ao Grupo Itadil e foi montada para um feirão de carros novos das marcas Renault, Volkswagen e Toyota e seminovos multimarcas.
Um dos veículos atingidos no incidente, um SUV Range Rover Evoque, está avaliado em mais de R$ 250 mil. Os outros dois são VW Fox e um Renault Duster. Pimenta

ITAPETINGA: GRUPO DO ANTIGO PSB CONTINUA UNIDO E DEVE INTEGRAR NOVA LEGENDA
Um Grupo de lideranças políticas de Itapetinga reuniu mais uma vez em Vitória da Conquista, após seminário temático, sobre Sustentabilidade Hídrica, com parte da Executiva Estadual da Rede Sustentabilidade.
Desse segundo encontro ficou definido que nesta semana os ex-membros do PSB de Itapetinga, irão filiar-se em bloco em uma das agremiações contatadas: A definição está sendo amadurecida desde o início de outubro, com a possibilidade nova, da extensão do prazo de filiação de possível candidato para março de 2016 (janela), acatada após a sanção da minirreforma política pela presidente Dilma. Inclusive legenda com histórico ético como o PCdoB, PSol, também foram lembrados como destino do bloco.
Depois da falta de respeito e leilão da legenda na cidade praticada pela direção estadual do PSB, todos exigem um maior critério na migração. Uma resolução forte do grupo está sendo obedecida: Seguir unidos para um novo Partido.
Juntou-se ao grupo várias lideranças de diversos partidos inclusive vereadores e ex-vereadores que estão dispostos a marchar unidos com essa nova força política, afirma Jorge Pantera, ex-presidente do PSB. Ascom

ITARANTIM: STJ NEGA RECURSO A JU ROLDÃO E DUDU DOS TUTAS CONTINUA NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
Inconformado com a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, que reconduziu o vereador Luciano Junior (Dudu dos Tutas) à presidência da Câmara Municipal de Itarantim, o ex-presidente Ju Roldão (PT) impetrou medida cautelar no Superior Tribunal de Justiça (STJ), através de vereadores aliados, requerendo que fosse suspenso o acórdão do TJ/BA para retornar à presidência da Câmara.
Ocorre, entretanto, que o STJ negou seguimento à cautelar, nesta quarta-feira (18), mantendo o presidente Dudu dos Tutas no comando do legislativo, encerrando de vez a demanda que se arrasta há um ano, com os dois vereadores adversários se revesando na presidência da Mesa Diretora.
A decisão do STJ agradou ao grupo do prefeito Paulo Fernandes (PSB), que agora poderá contar com o apoio integral da Câmara Municipal, para aprovar os projetos de interesse da população do município.
Confira decisão do STJ: Continue reading “ITARANTIM: STJ NEGA RECURSO A JU ROLDÃO E DUDU DOS TUTAS CONTINUA NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA” »
CONGRESSO DERRUBA VETO DE DILMA E APROVA VOTO IMPRESSO
O Congresso Nacional decidiu nesta quarta-feira (18) que os votos deverão ser impressos. Com 368 votos de deputados e 56 de senadores, foi derrubado o veto à parte da reforma política que previa a impressão dos votos. Fica valendo agora o texto tal qual saiu do Parlamento – no processo de votação eletrônica, a urna imprimirá o registro de cada voto, que será depositado em local lacrado, sem contato manual do eleitor. Ainda segundo a Lei 13.165/2015, essa regra deve valer na primeira eleição geral após a aprovação da nova legislação.
Ao justificar o veto, Dilma Rousseff explicou que, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a medida geraria um impacto de R$ 1,8 bilhão com despesas de compra de equipamentos e custeio das eleições. Além disso, também de acordo com a justificativa, o aumento das despesas não veio com estimativas de impacto orçamentário-financeiro.
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) explicou que a derrubada do veto recuperou a vontade da Câmara e do Senado, que votaram pela obrigatoriedade da impressão dos votos. O senador disse que o objetivo é assegurar ao eleitor uma contraprova do voto dado.


































