julho 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
leitores online

Compartilhe em suas redes sociais!

CAVALEIRO DE ITAPETINGA É CAMPEÃO EM PROVA FUNCIONAL DO MANGALARGA EM BRASÍLIA

Representando Itapetinga e a Bahia, o jovem Matheus Lima Queiroz conquistou a 1ª, 4ª e 5ª colocações na prova funcional do Mangalarga, realizada durante a Exposição Nacional do Mangalarga, na Granja do Torto, em Brasília, Distrito Federal.

Matheus é filho do renomado médico oftalmologista Jivago Queiroz, um dos maiores criadores e expositores da raça Mangalarga na Bahia, colecionador de prêmios em eventos da raça em todo o Brasil. Confira vídeo:

Compartilhe em suas redes sociais!

GRÁFICA D DIGITAL, LOCALIZADA NA RÓTULA DOS ORIXÁS, TEVE VÁRIOS EQUIPAMENTOS FURTADOS

Na madrugada da última quinta-feira (11), foram furtados vários equipamentos da Gráfica D Digital, localizada na Rótula dos Orixás, em Itapetinga, de onde foram levados os seguintes materiais:

1 computador completo I5 (monitor de 21pol, CPU e um transformador nobreak de 210 watts e caixa de som)
1 transformador nobreak 2000 watts
1 lixadeira/esmerilhadeira Gama
1 lixadeira/esmerilhadeira Skil
2 parafusadeiras Mondial
1 furadeira Bosch
2 celulares Motorola (capa verde e outro capa vermelha)
1 HD Externo de 1 TB
1 disco rígido interno novo de 4 TB
1 jogo de chave de boca completo
1 maleta com jogo de chave L
1 ventilador branco Mallory 30cm
1 liquidificador
1 serra tico tico
1 alicate de cabo vermelho
1 cadeado com chaves

Foi feito um Boletim de Ocorrência no Complexo Policial e o proprietário da empresa solicita a quem tiver notícias do paradeiro desses equipamentos que faça contato pelo telefone 77 98849 7166.

Compartilhe em suas redes sociais!

MP VAI ATUAR NO COMBATE AO USO DE FOGOS DE ARTIFÍCIO DURANTE CAMPANHA ELEITORAL

Através de Recomendação direcionada aos partidos políticos, o Ministério Público da Bahia, através da Promotoria Eleitoral da 140ª Zona, em Itapetinga, decidiu baixar normas visando evitar o uso de fogos de artifício durante o período da pré-campanha e todo o processo eleitoral no município.

Além de alertar os partidos políticos sobre os prejuízos causados pela emissão de ruídos que trazem malefícios ao ser humano, animais e, especialmente, às pessoas portadoras de ‘Expectro Autista’, a promotora Solange Anatólio do Espírito Sando recomendou as polícias Militar e Civil a adotarem todas as medidas legais no combate ao uso, armazenamento e transporte ilegais de fogos de artifício nesse período.

Confira o link abaixo com recomendação da MP:

RECOMENDAÇÃO ELEITORAL POLUIÇÃO SONORA EM EVENTOS ELEITORAIS FOGOS DE ARTIFÍCIO

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!

URGENTE ! JUSTIÇA NEGA MANDADO DE SEGURANÇA A JOÃO DE DEUS E RECONHECE ACÚMULO DE FUNÇÕES NA GUARDA E NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Em decisão de mérito no processo do Mandado de Segurança impetrado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador João de Deus, a justiça NEGOU a concessão da medida e reconheceu a existência do ACÚMULO ILEGAL DE CARGOS por parte do edil, durante o período de desempenho da presidência da Casa Legislativa.

INCOMPATIBILIDADE DE HORÁRIOS

Na decisão, a justiça entendeu que existe incompatibilidade de horários no exercício da função do vereador na Guarda Municipal e na presidência, como aduzira o poder executivo, em atenção a uma notificação do TCM.

DEVOLUÇÃO DOS SALÁRIOS ILEGAIS

Diante da decisão, o vereador terá que restituir ao erário público todos os valores recebidos de forma ilegal, durante todo o período do acúmulo.

O vereador João de Deus é pré-candidato a prefeito pelo PT.

Clique e confira a decisão:

8002026-24.2023.8.05.0126_452705537

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!

FARMÁCIA POPULAR PASSA A OFERTAR 95% DOS MEDICAMENTOS DE FORMA GRATUITA

A partir desta quarta-feira (10), as Farmácias Populares de todo o país devem passar a distribuir 95% dos medicamentos e insumos fornecidos pelo Programa de forma gratuita.

Segundo o Ministério da Saúde, remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, asma e rinite, por exemplo, já podem ser retirados de graça em unidades credenciadas. 

A previsão do Ministério é que cerca de 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam beneficiadas. “Em média, isso pode gerar uma economia para os usuários de até R$ 400 por ano”. A lista completa de medicamentos e insumos disponibilizados pelo programa pode ser acessada aqui (link). Já a lista de farmácias e drogarias credenciadas ao programa pode ser acessada aqui (link).

Atualmente, 41 itens, entre fármacos, fraldas e absorventes, já são ofertados pela Farmácia Popular. Para os outros remédios e insumos, o ministério arcava com até 90% do valor de referência e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Com a atualização, 39 dos 41 itens de saúde distribuídos podem ser retirados de graça.

Dados do governo federal indicam que o programa está presente em 85% dos municípios brasileiros, cerca de 4,7 mil cidades, e conta com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país, com capacidade para atender 96% da população brasileira. “A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional”.  

Compartilhe em suas redes sociais!

REGIÃO | FÁBRICA DE CALÇADAS TEM VÁRIAS VAGAS DE EMPREGO EM CONQUISTA

O Grupo Dass está com várias vagas de emprego abertas em Vitória da Conquista. Os interessados devem ficar atentos aos detalhes solicitados nas vagas.

Requisitos para Programador de Encaixe:

Ensino fundamental completo;

Pacote Office – Básico;

Flexibilidade, trabalho em equipe, atenção concentrada.

Requisitos para Coordenador de Produção:

Ensino Graduação completo;

Raciocínio lógico, visão sistêmica, gestão de pessoas, capacidade analítica.

Requisitos para Líder de Produção:

Ensino médio completo;

Experiência com gestão.

Requisitos para Multioperador Calçados:

Ensino fundamental completo;

Sem experiência;

Para se candidatar a vaga basta enviar os currículos para o link da vaga desejada. 

Você pode conferir todas as vagas de emprego disponíveis no Grupo Dass para Vitória da Conquista no portal de vagas da empresa.

Compartilhe em suas redes sociais!

ITABUNA | DR. MANGABEIRA É DENUNCIADO POR ESTUPRO DURANTE CONSULTA COM PACIENTES

Segundo a Polícia Civil, há outras duas ocorrências contra o médico Antônio Mangabeira Franca, registradas na Deam e na 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

O médico foi denunciado por importunação sexual nos dias 6 de julho e 15 de setembro de 2023, além da acusação de estupro recente.

Os crimes ocorreram em uma clínica no bairro do Pontalzinho. Informações preliminares indicam que três mulheres foram vítimas durante atendimentos médicos.

Um inquérito está em andamento na 2ª Delegacia Territorial (DT/Itabuna). As investigações continuam para esclarecer o caso e tomar as medidas legais cabíveis.

O médico foi candidato a prefeito de Itabuna em 2020 e a deputado federal em 2022.

Compartilhe em suas redes sociais!

BRASILEIRÃO | FORA DE CASA, BAHIA FATURA MAIS UMA E ENTRA NO G4 DA SÉRIE A

O Bahia venceu o Athletico-PR por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (10), em Curitiba, pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Everaldo, Biel e Juba marcaram os gols do Tricolor de Aço.

Com o resultado, o Bahia ocupa a quarta posição, com 30 pontos.  Mas depende dos resultados da rodada para se manter nesta colocação.

Na próxima rodada, o Bahia volta a campo contra o Cuiabá, no sábado (13), na  Arena Fonte Nova, às 16h. O atacante Everaldo, que recebeu o terceiro cartão amarelo, será desfalque.

Compartilhe em suas redes sociais!

QUENTINHAS | UNIÃO DAS OPOSIÇÕES ATRAPALHA PLANOS DOS DEPUTADOS

ROSEMBERG QUER MESMO ESSA UNIÃO?

Com candidatura a prefeito e chapa de vereadores bem definida, o PT de Itapetinga não tem interesse em uma união com a pré-candidata do PSD, Cida Moura. Não interessa a Rosemberg Pinto, nem a Antônio Brito, detentores das maiores votações nas últimas eleições, em Itapetinga e região. Apoiar Cida Moura só fortalece o prefeito de Iguaí, Rone Moitinho, provável concorrente de Rosemberg em 2026, e a Ottinho, concorrente de Atônio Brito, de quem Cida Moura é assessora.

ANTÔNIO BRITO E ROSEMBERG DE OLHO EM 2026

As eleições municipais despertam grande interesse nos deputados, mas ninguém é besta de abrir mão dos seus redutos já consolidados, para os ‘chegantes’ de última hora. Essa é a questão. Antônio Brito é o deputado federal mais votado em Itapetinga, há 3 eleições, com média superior a 6 mil votos e não vai abrir mão de um do seus maiores redutos eleitorais para Ottinho, filhote rebelde do senador Otto Alencar, nem pra ninguém.

ROSEMBERG X RONE MOITINHO

A mesma lógica vale para o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), que detém em Itapetinga a segunda maior votação (6.000 votos), perdendo apenas para Pedro Tavares (UB), apoiado pelo prefeito Rodrigo Hagge. No calcanhar de Rosemberg, o prefeito de Iguaí, Rone Moitinho, deve concorrer também a uma vaga na Assembleia Legislativa, no quintal do líder do governo. Rone, com certeza, terá o apoio de Cida Moura em 2026, dada a sua ligação ‘comercial’ com a família Moura, e deverá ser o maior financiador da campanha da ex-primeira-dama. Alguma dúvida?

CIDA MOURA NÃO ADMITE SER VICE DE JOÃO DE DEUS

Os maiores defensores da união das oposições são, na verdade, os apoiadores de Cida Moura. Ao PT de Rosemberg, pouco interessa, pois sabem que a mulher de Zé Carlos e seu grupo não admitem apoiar João de Deus, por várias razões: arrogância, preconceito ódio do PT, são as principais. Cida quer apoio, mas descarta qual possibilidade de apoiar o concorrente. Prefere desistir…

APOIO DO GOVERNO É PARA O PT

Quem entende de política sabe que houve um recuo do governador em relação à Cida Moura, depois da sua rejeição explícita ao PT, por razões ideológicas do seu genro, que é de direita e comanda o projeto familiar da pré-candidata do PSD. Essa postura radical dos Mouras contra o PT aniquilou as pretensões de receberem o apoio de Jerônimo e toda a base do governo do estado, que já sinalizou apoio a João de Deus, por imposição de Rosemberg. Ganhando ou perdendo, João de Deus é muito mais interessante para o prjeto político de Rosemberg e para o PT, com vistas as eleições de 2026. Alguma dúvida? 

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!

ELEIÇÕES 2024 | PERÍODO DE CONVENÇÕES E REGISTRO DE CANDIDATURAS

Período de convenções

No dia 20 de julho, começa o período das convenções partidárias. Nestes eventos, filiados às legendas fazem a escolha dos candidatos a prefeito e vereador que vão concorrer em outubro.

O período de convenções se encerra no dia 5 de agosto. Partidos podem escolher a data de seu evento dentro destes 15 dias e comunicar à Justiça Eleitoral com 15 dias de antecedência. 

Registro de candidaturas 

Após as convenções, os partidos ainda precisam oficializar os nomes de seus candidatos na Justiça Eleitoral. É feito, então, o registro de candidatura, o que vai permitir que o candidato tenha um número de identificação, faça campanha eleitoral e receba recursos.

O prazo para isso se encerra no dia 15 de agosto.

Redação Sudoeste Hoje

Compartilhe em suas redes sociais!

SALVADOR | AMIGOS CONFUNDEM PREÇO DE VINHO EM RESTAURANTE DE LUXO E PAGAM CONTA DE R$ 4.500

Quatro amigos e uma saída para jantar que virou desespero. Esse foi o caso dos jovens que se confundiram com o preço de um vinho no cardápio de um restaurante tradicional na Avenida Contorno, em Salvador.

O caso foi registrado em um vídeo que viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Nas imagens, os quatro aparecem chocados com o valor da conta (R$ 4.512,09) após o almoço no restaurante Mistura, no último domingo (7).

Acontece que eles escolheram um vinho que custava R$ 1.650, pensando que o valor real era de apenas R$ 165. Além disso, os casais pediram duas garrafas do vinho Pera Manca, totalizando R$ 3.300 só com a bebida.

Em nota, o Mistura afirmou que “nunca passou por essa situação, mas se sensibilizou com o ocorrido”. Leia na íntegra abaixo:

O restaurante tem um cardápio bem democrático, tanto na gastronomia quanto na enologia, mantendo a tradição da cultura do Mistura, que nasceu em uma barraca de praia, ao lado de uma colônia de pesca no bairro de Itapuã, e sempre com rótulos de vinhos de todas as uvas, regiões e preços, atendendo a todos os bolsos e também aos paladares mais exclusivos. Como o Pera Manca, um dos vinhos de grande valor agregado em qualquer restaurante e que tinha o seu valor explícito no cardápio, assim como todas as bebidas, com taças de vinho a partir de R$ 29,00 e garrafas até R$ 5.000,00. A direção do Mistura tomou conhecimento do fato pelas redes sociais e imediatamente se solidarizou com a inexperiência dos jovens, procurando o contato do grupo para oferecer um jantar como cortesia“.

Compartilhe em suas redes sociais!

NOVA IDENTIDADE COMEÇA A SER EMITIDA NA BAHIA A PARTIR DESTA TERÇA

O Governo da Bahia anunciou que iniciará, a partir desta terça-feira (9), o agendamento para emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que vai substituir a emissão de Registro Geral (RG).

A primeira via será gratuita para todos os cidadãos e poderá ser solicitada, mediante agendamento, no site ou aplicativo do Governo do Estado para os postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping na capital. O prazo de entrega é de 15 dias.

Inicialmente, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) informou que a emissão das novas carteiras de identidade seria feita para um público restrito. No entanto, segundo comunicado divulgado, nesta segunda-feira (8), todos os cidadãos terão acesso ao serviço.

Segundo o DPT, ainda não há previsão para a emissão do novo documento nas cidades do interior do estado.

Compartilhe em suas redes sociais!

FESTIVAL DE INVERNO BAHIA ANUNCIA NOVIDADES PARA O CAMAROTE DESTE ANO

Experiência é o que diferencia um festival de shows convencionais e no caso do Festival de Inverno Bahia (FIB), o Camarote FIB é uma das áreas que vai proporcionar momentos inesquecíveis para o público que estiver na Suiça Baiana em agosto. 

O espaço contará com banheiros construídos, áreas para descanso, acesso exclusivo à frente do palco e área de alimentação exclusiva, com restaurantes de destaque em Conquista operando no local. A ideia da organização do evento é fornecer muito mais conforto para quem optar por curtir o festival de camarote. “A gente pensa cada espaço com muito carinho e para o camarote estruturamos a área de forma que nosso público possa vivenciar as melhores experiências gastronômicas e musicais”, conta o head da Bahia Eventos, Bruno Portela.  

Muito mais Música

Nos intervalos dos shows do palco principal, a música continua no palco exclusivo montado dentro do camarote, que vai proporcionar ao público uma atmosfera musical do início ao fim. Na sexta, 23, a atração será o DJ Fabinho. Com mais de 36 anos de carreira, ele chega com o projeto intitulado como FALAKTOR para embalar diversas gerações. Além dele, quem também se apresenta na primeira noite do FIB é o grupo Samba de Lú, que vem diretamente da capital baiana.  

No sábado, 24, DJ Felipe Poeta chega para animar o público do camarote. Natural de Nova York, ele foi criado no Rio de Janeiro e é beatmaker. DJ renomado, Poeta tem se apresentado em grandes festivais, a exemplo do Tomorrowland, The Town, Salve o Sul, além do Camarote Salvador. Outro nome aguardado para o segundo dia do Festival de Inverno Bahia é a Exótica Jô Almeida, artista regional que tem ganhado destaque por sua irreverência e um repertório atualizado.  

Para fechar, no domingo. 25, Pedro Pondé chega com grandes sucessos como ‘Simples Assim’ e ‘Em outro Lugar’. O cantor esteve à frente das bandas Scambo e O Círculo, e agora, em carreira solo, vem mostrando sua inquietude, criatividade e intensidade. E a noite no camarote, durante o último dia do festival, também contará com a catingueira Robertinha. A cantora, que iniciou sua carreira aos 8 anos de idade, vem se destacando pela sua autenticidade e presença de palco. Ela cantará ao longo da noite e fará um after exclusivo para o público do camarote logo após o término dos shows do palco principal.

Os ingressos para o camarote são limitados e estão à venda pelo Sympla e nos pontos de venda físicos ainda com o valor do primeiro lote. A produção do Festival de Inverno Bahia é assinada pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a TV Sudoeste.

Compartilhe em suas redes sociais!

ITORORÓ | DEPUTADO PEDRO TAVARES REAFIRMA APOIO À PRÉ-CANDIDATURA DE DR. ADAUTO

O deputado estadual Pedro Tavares reafirmou o apoio à pré-candidatura de Dr. Adauto Almeida para prefeito de Itororó, nas eleições municipais de outubro. Em encontro com o médico e ex-gestor municipal, o parlamentar ressaltou o perfil, a história e a relação dele com a cidade, reunindo as credenciais para postular na disputa.

Tavares enfatizou o compromisso de Dr.Adauto, o conhecimento sobre os problemas municipais, além do amor pela cidade e a experiência administrativa.​  

“Foi uma satisfação encontrar o amigo, pré-candidato a prefeito da querida Itororó, Dr.  Adalton, quando mais uma vez reconhecemos e reafirmamos o desejo de vê-lo no comando da cidade. Dr. Adauto é o mais preparado, pela sua experiência, compromisso e amor por Itororó. Ele tem o nosso apoio na caminhada, que será vitoriosa, com fé em Deus. Vamos trabalhar juntos para levarmos ações para esse importante município”, afirmou. //Ascom  Pedro Tavares

Compartilhe em suas redes sociais!

ELEIÇÕES | COM 65%, BRUNO REIS LIDERA DISPUTA PARA PREFEITURA DE SALVADOR

Uma pesquisa eleitoral divulgada pelo instituto Real Time Big Data revelou que o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), está na frente com 65% dos votos válidos na disputa pela Prefeitura da cidade. O levantamento, realizado entre os dias 5 e 6 de julho com 1.000 entrevistados, mostra uma vantagem expressiva de 39 pontos percentuais sobre o segundo colocado.

Geraldo Júnior, vice-governador da Bahia pelo MDB, aparece como segundo colocado com 26%, seguido por Kleber Rosa do PSOL com 8%. Candidatos como Giovani Damico (PCB), Eslane Paixão (UP) e Victor Marinho (PSTU) registraram 1% ou menos.

A pesquisa, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%, está registrada no TSE sob o número BA-00753/2024. Os resultados destacam a posição dominante de Bruno Reis na corrida eleitoral, refletindo uma ampla preferência entre os eleitores de Salvador.

Compartilhe em suas redes sociais!

  • 7 de maio de 2024 | 15:51

    Compartilhe em suas redes sociais!

  • 11 de abril de 2024 | 15:13

    Compartilhe em suas redes sociais!

  • 10 de abril de 2024 | 22:24

    Compartilhe em suas redes sociais!

  • 8 de março de 2024 | 17:32

    Compartilhe em suas redes sociais!

  • 31 de janeiro de 2024 | 22:20

    Compartilhe em suas redes sociais!

  • 22 de novembro de 2022 | 22:03

    Compartilhe em suas redes sociais!

  • 8 de novembro de 2022 | 22:44

    Compartilhe em suas redes sociais!

  • 8 de novembro de 2022 | 22:31

    Compartilhe em suas redes sociais!

  • 8 de novembro de 2022 | 22:23

    Compartilhe em suas redes sociais!

  • 8 de novembro de 2022 | 22:11

    Compartilhe em suas redes sociais!
  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
error: Cópia não Autorizada - Sudoeste Hoje!