:: ‘Geral’
ELEIÇÕES 2016: KÁTIA ESPINHEIRA CAI NOS BRAÇOS DE ZÉ CARLOS DE OLHO NA CANDIDATURA
Quem ainda tinha alguma dúvida sobre o rumo político da ex-gabiraba Kátia Espinheira, agora tem certeza de que ela desembarcou de vez no grupo do prefeito, na esperança de ser escolhida como candidata da situação em 2016.
Na foto acima, postada nas redes sociais, a ex-peemedebista aparece agarrada com Zé Carlos, em uma inauguração, na manhã desta sexta-feira (11).
Kátia é filiada ao PTB e exerce o cargo de assessora parlamentar do deputado federal Antônio Brito, mas pelo que parece, vem tomando atitudes isoladamente, já que a direção do PTB em Itapetinga nega qualquer alinhamento com o grupo do prefeito.
O PTB deve se pronunciar sobre o assunto.
Por Davi Ferraz
TEMER DÁ ÚLTIMO AVISO A WAGNER: “NÃO SE METAM NO PMDB”

Veja
Depois de pedir a Dilma Rousseff que o governo evitasse se envolver na disputa do PMDB da Câmara, Michel Temer repetiu o recado nesta sexta-feira ao ministro Jaques Wagner (Casa Civil).
A aliados, o vice-presidente classificou como “último aviso” a comunicação que fez ao ministro.
Mesmo depois da conversa entre ele e Dilma, continuaram as manobras da ala governista do partido para destituir o novo líder, Leonardo Quintão (MG), que assumiu com apoio da ala pró-impeachment, e realocar Leonardo Picciani (MG) no comando.
A estratégia para fortalecer Picciani envolve nomeação de deputados de outros partidos para secretarias na prefeitura e no governo do Rio, exoneração de secretários do PMDB para assumir o mandato e votar no Leonardo fluminense e filiação de políticos de outros partidos ao PMDB.
O grupo de Temer diz que, a insistir na intervenção em assuntos internos do partido, o governo precipitará o rompimento definitivo com o vice.
ZÉ CARLOS MANDA “BATER A POEIRA” NO RECANTO DA COLINA, PARA INAUGURAR OBRA ALHEIA
Para inaugurar uma clínica particular em frente à sua casa, já que não tem nenhuma obra realizada pela prefeitura, o prefeito faz de conta de Itapetinga mandou patrolar a rua que ele havia prometido asfaltar, mas o poeirão subiu e o que era para melhorar, ficou pior.
Na tentativa de amenizar a caótica situação e não passar vergonha, Zé Carlos mandou um carro-pipa jogar água na rua, para ‘bater a poeira’, já que a inauguração da obra particular que ele alega ter “trazido” para a cidade, acontece desta sexta-feira.
Patrolar ruas e usar carro pipa para ‘matar a poeira’ é coisa do tempo antigo e só me lembro desse tipo de ‘obra’ em Itapetinga, na época em que ‘Seu Juvino’ era o prefeito, na década de 1950, quando a cidade foi emancipada, deixando de ser distrito de Itambé.
Zé Carlos deve ser uma espécie de ‘saudosista’ e está querendo homenagear os prefeitos antigos, realizando as obras que eles faziam, no ‘tempo do ronca’.
Nunca vi um prefeito fraco e atrasado como esse…
Por Davi Ferraz
ITORORÓ: EX-PREFEITO ADROALDO É INVESTIGADO NA OPERAÇÃO “CHECK-OUT” DO MP
Bahia Notícias
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP) e Ministério Público de Contas, do Tribunal de Contas do Estado, deflagraram nesta quinta-feira a “Operação Check-Out” para investigar 59 municípios que não comprovaram uso de recursos públicos. A falta de comprovação das verbas utilizadas em convênios somam R$23 milhões, o que segundo a Central Integrada de Comunicação do MP motivou a proposição de 60 ações por ato de improbidade administrativa e de 14 ações penais.
Após apuração dos órgãos envolvidos, entre os quais estão 79 promotores de Justiça, foi constatado que mais 300 convênios celebrados entre 2011 e 2012 pelo Estado com prefeituras municipais, associações e cooperativas permaneciam sem a devida prestação de contas até hoje.
Nas ações, os promotores requerem a aplicação de multas de mais de R$ 73 milhões; indisponibilidade de bens em valor superior a R$ 70 milhões, além de fianças que chegam a mais de R$ 300 mil. Os valores podem ser maiores, já que os MPs ainda aguardam informações referentes aos dois últimos anos – ainda não disponibilizadas no sistema de controle de convênios do Estado.
Abaixo, a relação dos municípios onde foram instauradas as investigações:
Anguera, Apuarema, Barra, Barra do Choça, Bom Jesus da Serra, Brejolândia, Brumado, Cabrália, Caetité, Campo Formoso, Capim Grosso, Carinhanha, Cícero Dantas, Conceição do Almeida, Dário Meira, Eunápolis, Entre Rios, Feira de Santana, Feira da Mata, Governador Mangabeira, Gongogi, Ibicaraí, Ibotirama, Ilhéus, Ipirá, Itabela, Itaetê, Itaju do Colônia, Itanagra, Itiruçu, Itororó, Lapão, Lauro de Freitas, Lençóis, Macarani, Malhada, Malhada de Pedra, Mata de São João, Morro do Chapéu, Muquém do São Francisco, Novo Triunfo, Paramirim, Paratinga, Pau Brasil, Pedro Alexandre, Piraí do Norte, Rio do Pires, Pedrão, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Seabra, Sento Sé, Tanque Novo, Taperoá, Tremedal, Ubaitaba, Varzedo e Vereda.

PUBLICIDADE: RESIDENCIAL MELYNA
A Curitiba Home Construtora está lançando novas unidades do Residencial Melyna, localizado no Bairro São Francisco, em Itapetinga. Todas as unidades poderão ser financiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, através da Caixa, com ótimas condições. As casas do Residencial Melina são de excelente acabamento, numa localização privilegiada.
CONQUISTA: GUILHERME OFICIALIZA NOME DE ODIR FREIRE PARA SUA SUCESSÃO; ZÉ RAIMUNDO É EXCLUÍDO
Numa única entrevista em que falou sobre as Eleições 2016, cujo o seu nome na época era apontado como o preferido pelo prefeito Guilherme Menezes de Andrade, Odir Freire Junior disse que a indicação seria do seu grupo, liderado pelo gestor conquistense.
E, na noite desta quinta-feira (10), prestes a completar 73 anos de idade, Guilherme Menezes oficializou a pré-candidatura de Odir, que hoje ocupa a chefia do Gabinete Civil da Prefeitura de Vitória da Conquista e também a secretária Municipal de Desenvolvimento Rural.
De acordo com o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Rudival Maturano Barbosa Filho, Odir junta-se a outros dois prefeituráveis, sendo Márcio Matos e Marcelo Neves.
Nos meios políticos conquistenses, entretanto, é unânime que o nome do ex-prefeito e deputado Zé Raimundo (PT) é o único capaz de concorrer com o peemedebista Herzem Gusmão, apesar da resistência do prefeito Guilherme Menezes, que quer ver o velho ‘companheiro’ pelas costas.
Herzem é tido como franco favorito e Guilherme tem feito de tudo para facilitar a sua eleição, indicando nomes sem nenhuma tradição ou peso eleitoral para a disputa do ano que vem.
Vá entender…
Por Davi Ferraz (Informações Blog do Anderson)

ITORORÓ: CONTAS DO PREFEITO MARCO BRITO VOLTAM A SER APROVADAS PELO TCM
Ao contrário do seu antecessor, que teve as contas rejeitadas, ano após ano, pelo TCM, o atual prefeito de Itororó, Marco Brito (PMDB), comemora, pelo segundo ano consecutivo, a aprovação das contas municipais pelo Tribunal de Contas dos Municípios-TCM, fato ocorrido na sessão desta quinta (10). Com algumas ressalvas, a prestação de contas do exercício de 2014 foram consideradas regulares, recebendo parecer prévio pela sua aprovação.
Em contato com a redação do Sudoeste Hoje, o prefeito Marco Brito expressou a sua alegria em ter as suas contas aprovadas pela rigorosa e exigente corte, principalmente em um momento que o índice de rejeição das contas dos município baianos vem aumentando assustadoramente.
Marco atribui o sucesso à sua competente equipe e ao esforço que vem fazendo para manter em dia a folha de pagamento dos servidores, além do respeito aos índices prudenciais de gastos com pessoal, fator decisivo para a aprovação das contas dos municípios, pelo TCM.
Dentre os prefeitos da região, Marco Brito vem se destacando como um dos gestores que mais atua em busca de recursos para o seu município, cujas transferências voluntários (FPM e ICMS) são insuficientes manter o funcionamento da máquina administrativa municipal.
Este é o segundo ano consecutivo que as contas do atual prefeito de Itororó foram aprovadas pelo TCM, o que não acontecia na gestão do seu antecessor, Adroaldo Almeida (PT), que entrou no rol dos ‘fichas sujas’ em virtude de contas rejeitadas e outras graves irregularidades praticadas em sua gestão.
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA: VEREADOR MARCOS GABRIELLI SAI DO PT E VAI INTEGRAR A REDE DE MARINA SILVA
Ex-membros do PSB, hoje Núcleo Pró-Rede Sustentabilidade em Itapetinga, anunciaram o seu mais novo filiado, o vereador Marcos Gabrielli, fundador do PT e vereador em seu segundo mandato.
Único vereador do PT em Itapetinga, Marcão participou das campanhas que elegeram e reelegeram o atual prefeito José Carlos Moura (PT), mas já vinha demonstrando descontentamento com os rumos do seu antigo partido, e também da administração municipal, da qual se afastou por desentendimentos com o prefeito e membros do governo. O vereador chegou a declarar que não votaria em nenhum candidato apoiado pelo prefeito Zé Carlos, nas próximas eleições municipais.
Nesta quarta-feira (9) o coordenador do núcleo Pró-Rede de Itapetinga, Jorge Ferreira Rodrigues, recebeu um telefonema da executiva estadual informando que o Marcos Gabrielli é o primeiro vereador do sudoeste baiano a ser aceito nas fileiras da Rede Sustentabilidade 18. Esta informação foi passada em primeira mão pelo membro da executiva estadual, José Itamário.
O legislativo municipal de Itapetinga passa a ter um partido novo de representação independente e livre, para defender os interesses dos cidadãos itapetinguenses. Ascom Núcleo Pró-Rede

ATLETA ITAPETINGUENSE SONHA COM OURO NO RIO-2016
Na última segunda-feira (7), a página eletrônica do Globo Esportes publicou uma importante matéria sobre o para-atleta itapetinguense Renê Pereira, classificado para disputar uma medalha nos Jogos Olímpicos Rio-2016, na categoria Remo-Adaptado (Canoagem).
Renê é filho do nosso amigo Renan Pereira, conhecido no mundo da política e um dos nomes cogitados para disputar a eleição para prefeito, em 2016, pelas oposições.
Confira a matéria completa no globoesporte.globo.com

ITAPETINGA: TJ SUSPENDE LIMINAR QUE BLOQUEOU BENS DE ALÉCIO CHAVES: OS DE ZÉ CARLOS CONTINUAM BLOQUEADOS
Uma nova decisão proferida pela desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel Leal, do Tribunal de Justiça da Bahia, suspendeu, na última sexta-feira (4), os efeitos da liminar concedida pela juíza da 1ª Vara Cível da Comarca de Itapetinga, que havia tornado indisponíveis os bens do vice-prefeito Alécio Chaves (PSD), no montante de R$230 mil reais, na Ação de Improbidade Administrativa movida pelo Ministério Público da Bahia, por acúmulo ilegal de cargos públicos.
PROCESSO CONTINUA
A nova decisão proferida em um Agravo de Instrumento impetrado por Alécio Chaves, suspende os efeitos da liminar, mas a ação de Improbidade Administrativa continua correndo normalmente na Comarca de Itapetinga, contra ele o o prefeito José Carlos Moura, até final julgamento.
BENS DE ZÉ CARLOS BLOQUEADOS
Por não ter recorrido da decisão, o 2º Réu, o prefeito José Carlos Moura, continua com os bens bloqueados na mesma ação, podendo ao final ser também condenado, por ter nomeado Alécio Chaves para o cargo de Secretário Municipal de Educação, sem antes exigir o seu afastamento do cargo de professor da rede estadual.
Confira abaixo o teor da decisão do TJ
“Entendo, assim, em cognição sumária e na esteira de anteriores decisões proferida nos Agravos nº 0015668-11.2014.805.0000 e nº 0025289-95.2015.805.0000 que trataram de matéria similar, tem-se como carecedora de real justificativa e de amparo legal a decisão exarada pelo magistrado primevo. Ressalva-se que as considerações ora tecidas restringem-se a um juízo de probabilidade emitido a partir de uma cognição sumária (superficial), e, portanto, não indutora de coisa julgada. Sendo diversos os escopos jurídico e social das tutelas provisórias e definitivas, salienta-se a precariedade da decisão acerca da decisão liminar, de finalidade provisória e instrumental, sendo, portanto, passível de modificação até a prolação da decisão final proferida com base em cognição exauriente. Diante de tais considerações, defiro o pedido suspensivo pleiteado, para determinar que não ocorram bloqueios ou indisponibilidade sobre os bens do 1º Réu, aqui Agravante, Sr. Alécio Silva Chaves. Cientifique-se o Juiz da causa do inteiro teor desta decisão, para imediato cumprimento, requisitando-lhe as informações pertinentes no decêndio legal e intime-se o Agravado para o oferecimento de contra razões em idêntico prazo. Por fim, retornem os autos conclusos. Publique-se. Intimem-se. Salvador, 4 de dezembro de 2015. Desª. Maria da Graça Osório Pimentel Leal Relatora”.
PUBLICIDADE: ITALAR PRESENTES É REINAUGURADA COM PROMOÇÕES
Com grande presença de público, a reinauguração da loja após ampliação foi um grande sucesso. Amigos, familiares e clientes foram aproveitar os super descontos oferecidos, que deixaram a loja com preços imbatíveis e movimentou o Centro Comercial da cidade.
Após reuniões com fornecedores ficou, definido que durante essa semana a Italar continuará oferecendo descontos imperdíveis de até 50% como: Conjunto de tigelas inox com 05 peças Clink de R$30,00 por R$ 15,00.
Já na Linha Tramontina continuará oferecendo o menor preço da região (25% de desconto à vista, ou em 10x no Cartão); Toda a linha de brinquedos também está com uma super promoção: (25% de desconto à vista ou em 10x no Cartão);
A promoção, em parceria com a Subway de Itapetinga, também continua, e a cada R$ 100,00 em compras vc ganha cupom, leva no Restaurante Subway de Itapetinga, compra um sanduíche e uma Bebida, e ganha outro sanduíche igual.
A Italar Presentes está situada na Alameda Rui Barbosa, Centro, Itapetinga/BA.
ITAPETINGA: PESSOAL DO TOPA NÃO RECEBE SALÁRIOS HÁ 8 MESES
Através de um apelo dramático enviado ao Sudoeste Hoje, o pessoal que trabalha no programa governamental Todos pela Educação – Topa, reclama da falta de pagamento dos seus vencimentos, que estão atrasados há 8 meses. Confira o apelo e tire as suas conclusões:
“Davi olha ai o absurdo dos grandes ai , ajuda doutor Davi socorro socorro atenção a maioria dos professores do Topa todos pela alfabetização estão sem receber a 8 meses não é 8 dias não são oito meses os que tem muitos anos no topa , pagou os novatos que entrou agora essse ano pagou tres meses e os demais professor trabalhou o ano todo esta sem receber até hoje , secretaria de educação não dar satisfação nenhuma , a Direc também não , parecendo o tempo da escravidão mesmo , porque a secretaria Sibele Shirley junto com algum vereador ou deputado Rosemberg Pinto não manda um oficio para Brasilia para saber o porque dos atrasos no dinheiro do topa , os profissionais trabalharam sol a sol , chuva a chuva , gastando sapato , ensinando alunos com amor , para chegar final de ano não receber nada , nada isso é o cumulo do absurdo , prefeito , secretaria , coordenadora geral do topa junte todos vocês e mande um oficio a Brasilia , paga o povo , tem professores minha gente que estão passando dificuldades com atrasos na escola dos filhos , cobrador batendo na porta , aluguel de casa e ninguém faz nada , quer roubar o dinheiro dos professor é , reage professores cobre o dinheiro de vocês , Sibely vai a Salvador conversar com o secretario estadual de educação Osvaldo e a Brasilia também pague os professor seus velhacos o siba ensinar os professor a maquiar a cara e a barriga pois em se tratando de maquilagem tu entende bem , agora de administração é 00000000000.”
Atenção Sibele Nere, Dona Genira da Direc, ou seja lá quem for, resolvam essa parada aí, pois a eleição está próxima e os cabos eleitorais estão retados com vocês!
Por Davi Ferraz






































