:: ‘Geral’
BRASIL VAI EXPORTAR JEGUES PARA A CHINA
Durante missão na China, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, recebeu uma demanda inusitada de um empresário. O investidor disse ter interesse em importar 1 milhão de jumentos por ano. A história foi relatada pela própria ministra, pelo microblog Twitter.
“No seminário dos empresários chamou a atenção um investidor com um interesse que nos pareceu piada, mas não era. Ele quer importar jumentos para a China”, relatou Kátia Abreu. “Inacreditável, mas sua demanda é de 1 milhão de jumentos ano. Morro e não vejo tudo”, disse a ministra.
A mensagem da ministra gerou comentários bem humorados na rede social. Outra demanda diferente das demais foi a de uma empresa de fármacos, que quer 10 mil toneladas de casca de tangerina por ano para produzir óleos e essências. A ministra fica até o fim desta semana na China. A Tarde
TSE CONSIDERA IMPROCEDENTE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL CONTRA HERZEM GUSMÃO
A ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), julgou recurso do deputado estadual Herzem Gusmão (PSDB) e considerou improcedente a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia que permitiu a abertura de investigação judicial para avaliar uso indevido de meios de comunicação.
Na sentença, a ministra aponta que a conduta do parlamentar não foi suficientemente grave para configurar abuso de poder por não ter alcançado repercussão social relevante na disputa eleitoral. A ministra foi a mesma magistrada responsável pela suspensão de sua inegibilidade, no fim de 2014, o que permitiu a ele ser diplomado deputado. Bahia Notícias
HERZEM GUSMÃO DEFENDE ROMPIMENTO DO PMDB COM O PT
O deputado Herzem Gusmão participou nesta terça-feira (17) do Congresso da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) e defendeu o rompimento do seu partido com o PT, mesma posição adotada pelo presidente estadual da legenda, Geddel Vieira Lima, e pelo deputado Lúcio Vieira Lima. “Temos de sair deste governo que está implodindo, sem sintonia com a sociedade, com denúncias e mais denúncias de corrupção”, disse o parlamentar. De acordo com Herzem Gusmão, o PMDB nacional precisa seguir os exemplos do partido em Vitória da Conquista e na Bahia, que se opõem ao PT. “Não podemos ficar atrelados a cargos”, afirmou Lúcio Vieira Lima, em contraponto à posição do ministro Eliseu Padilha, que quer manter o partido ao lado do PT.
Segundo Herzem Gusmão, o Congresso da Fundação Ulysses Guimarães revelou que o PMDB está muito dividido. “O importante é que sinalizamos pelo rompimento e vamos defender esta ideia até a convenção nacional do partido, que acontece em março do ano que vem”, afirmou Gusmão. Também participaram da convenção os deputados Pedro Tavares, Hildécio Meireles e Luciano Simões Filho, a presidente do PMDB de Vitória da Conquista, Geanne Oliveira, a presidente da Juventude do PMDB da Bahia, Roberta Pires Ferreira e grande comitiva do PMDB Bahia. Ascom

SAMARCO ADMITE RISCO DE ROMPIMENTO DE MAIS DUAS BARRAGENS EM MARIANA
Nesta terça-feira (17), os representantes da mineradora Samarco, pertencente a Vale e a anglo-australiana BHP, admitiram a possibilidade de rompimento de outras duas barragens, de Santarém e Germano, situadas próximas da que rompeu no último dia 5 de novembro, em Mariana, em Minas Gerais.
Durante coletiva, o diretor de operações e infraestrutura da Samarco, Kléber Terra, disse que o fator de segurança na barragem de Santarém é de 1,37 em uma escala de 0 a 2, o que significa que a barragem tem uma estabilidade de apenas 37%.
A situação na de Germano é ainda pior, com índice de 1,22, o menor em todo o complexo. Ainda de acordo com Terra, obras emergenciais estão sendo feitas nas duas barragens. O diretor explicou, que como forma de reforçar a estrutura, blocos de rocha estão sendo colocados de cima para baixo. As obras possuem um prazo de 45 dias na barragem de Germano, e de 90 dias na barragem de Santarém.
RUI MANDA CORTAR GASTOS PARA ECONOMIZAR R$ 200 MILHÕES ATÉ DEZEMBRO
O governo baiano espera economizar até R$ 200 milhões até dezembro com as medidas de contenção de despesa publicadas hoje (17) no Diário Oficial do Estado. O decreto suspende novos contratos em transporte, licitações, capacitação e treinamento de servidores e corte de 15% nos gastos nos contratos de serviços continuados e de terceirização.
Além disso, o ato do governador Rui Costa determina redução de consumo de água e energia elétrica na ordem de 10%, 30% nos gastos com telefonia fixa e 25% em despesas com viagens nacionais e internacionais e concessão de diárias e verbas para deslocamento.
As medidas, de acordo com o gestor, visam à adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e equilíbrio do orçamento estadual “dentro de um patamar capaz de enfrentar a conjuntura econômica atual com uma relativa tranquilidade”.
O decreto também atinge os planos de nomeações de cargos de confiança, que estão suspensos, assim como as concessões de gratificações. Também está proibido o afastamento de servidor público para cursos de aperfeiçoamento que implique em substituição.

ITAMBÉ: EMBASA SUSPENDE COBRANÇA DE CONTAS DE ÁGUA EM RAZÃO DA SECA
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) suspendeu a cobrança de faturas em oito bairros do município de Itambé (a 56 km de Vitória da Conquista). A decisão foi tomada após o desabastecimento causado pela redução da vazão do Rio Pardo.
Nestas localidades, a cobrança será cancelada e a Embasa não emitirá faturas. Já nas mais afetadas, as contas com vencimento no mês de novembro foram suspensas. Ainda de acordo com o comunicado, a cobraça retornará a partir do mês de dezembro.
A ação atende a um pedido da Prefeitura Municipal de Itambé, após o município passar por um grave período de seca, que culminou em quase um mês (3 de outubro a 6 de novembro) sem água na maioria dos bairros da cidade. Resenha Geral

LAVA JATO: EX-DEPUTADO LUIZ ARGOLO É CONDENADO A MAIS DE 11 ANOS DE PRISÃO
O ex-deputado baiano Luiz Argôlo foi condenado a onze anos e onze meses de prisão pelos crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro, da Operação Lava Jato. A decisão do juiz federal Sérgio Moro, saiu nesta segunda-feira (16),
Argôlo, preso desde abril de 2015, recebeu R$ 1,47 milhão em propinas do doleiro Alberto Youssef. Segundo o Ministério Público Federal, o dinheiro foi pago parceladamente, entre 2011 e 2014, “por entregas em espécie ou depósitos bancários”.
Sérgio Moro considera imprescindível que Argôlo permaneça na prisão. “Em um esquema criminoso de maxipropina e maxilavagem de dinheiro, é imprescindível a prisão cautelar para proteção da ordem pública, seja pela gravidade concreta dos crimes, seja para prevenir reiteração delitiva, incluindo a prática de novos atos de lavagem do produto do crime ainda não recuperado.” A Tarde

ITAPETINGA: PREFEITO DO PT PERSEGUE SINDICALISTAS
ASCOM SINDITATIBA
O Prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura (PT), em um ato arbitrário, esta querendo inviabilizar o funcionamento do SINDITATIBA – Sindicato Intermunicipal dos Servidores Públicos de Itapetinga e Região.
Depois de dois anos que a atual diretoria do SINDITATIBA foi eleita, o prefeito casou a disponibilidade de 7, dos seus 9 diretores que tem disponibilidade sindical, sem explicação plausível ou argumentação jurídica. Nem mesmo com um parecer favorável da Procuradoria do Município a respeito da disponibilidade dos diretores o prefeito observou.
Este é o Partido dos Trabalhadores que disse ter uma luta histórica junto aos sindicatos? Cadê o PT de Itapetinga para interferir junto ao prefeito, que se elegeu na sigla?
Este ato ditatorial do prefeito José Carlos Moura (PT) mostra que em Itapetinga o retrocesso impera, esse é um ato do tempo da ditadura militar, onde sindicatos e sindicalistas eram perseguidos.
Mas os diretores do SINDITATIBA não se curvarão diante desta tentativa de acabar com o nosso sindicato e lutaremos até as ultimas consequências contra este ato arbitrário e ditador de um prefeito que se diz do Partido dos Trabalhadores e lamentamos que o partido de Itapetinga se cala diante desse ato arbitrário.
POLICIAL CIVIL DE CONQUISTA É PRESO NO PARANÁ COM 60 MIL COMPRIMIDOS DE ANFETAMINA
Um policial civil lotado na Bahia foi preso na tarde deste domingo, pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Cascavel, estado do Paraná. A polícia fazia uma operação no KM 602 da BR-277 quando abordou um Stilo. Várias sacolas de comprimidos para emagrecimento foram encontradas no compartimento do motor do carro. Segundo a polícia, ao todo, são 60 mil comprimidos.
Os medicamentos são utilizados de forma ilegal tanto para emagrecer quanto para “rebite”, para caminhoneiros. Termo utilizado porque os comprimidos ajudam os motoristas a não dormir. Dentro do veículo, os policiais também encontraram um saco de ração para cachorro, cheio dos medicamentos.
Segundo a polícia, a carga renderia, para a venda, R$ 100 mil. Além do policial civil, que conduzia o carro, o carona, que também é da Bahia, foi detido. Os comprimidos e os presos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal de Cascavel. Jornal O Paraná

CARROS DE AMBULANTES VOLTAM A OCUPAR VAGAS NA AUGUSTO DE CARVALHO
Depois de ter atendido ao comando da PM, retirando carros de ambulantes das vagas de estacionamento na Praça Augusto de Carvalho, a Comutran autorizou o retorno dos camelôs, trazendo de volta o velho transtorno que incomoda tanto os motoristas e comerciantes.
Indagado por nossa reportagem, um funcionário da Comutran afirmou que os camelôs ainda estão no local, porque nunca houve uma solicitação da CDL para retirá-los, como se a ordem no trânsito dependesse sempre das instituições e não de quem tem o dever legal de organizá-lo.
O problema de estacionamento no centro de Itapetinga é grave e precisa ser encarado com responsabilidade e competência pela prefeitura e Comutran, autarquia municipal que só serve para gerar empregos para cabos eleitorais e vender alvarás de taxi para quem quer comprar carro novo sem pagar IPI, burlando o fisco.
Uma verdadeira zona…
Por Davi Ferraz

ITAPETINGA: A CONTA DO SAAE SUBIU, MAS A ÁGUA SUMIU
Apesar do reajuste absurdo e abusivo de 35% nas tarifas do SAAE, o líquido precioso sumiu das torneiras e a população de Itapetinga já reclama de problemas de abastecimento, em vários bairros da cidade.
Na Vila Riachão, Vila Isabel, Américo Nogueira, Quintas do Sul e até nos bairros centrais da cidade, a água não chega há 4 dias, enquanto que nos demais, como o Recanto da Colina, Morumbi, Camacan, Nova Itapetinga e Primavera está ocorrendo uma espécie de racionamento forçado, com a água caindo apenas à noite, porem sem muita força.
A falta de água durante o verão pode ser considerada normal, devido ao alto consumo, mas o SAAE precisa parar de se omitir e esclarecer à população as verdadeiras razões do racionamento.
Tá na hora de seu ‘Tiquinho’ mandar o Dr. Luiz Nunes explicar isso aí.
Por Davi Ferraz

ATAQUES TERRORISTAS EM PARIS DEIXAM MAIS DE 100 MORTOS
Ataques terroristas em estádio e casa de espetáculos numa noite de terror em Paris, na França, deixam, pelo menos, 118 mortos, de acordo com números da polícia do país europeu. Os ataques ocorreram por volta das 20h, no horário local.
Um homem-bomba atacou num dos portões do Estádio da França, na capital Paris, deixando 3 mortos. Numa casa de espetáculos, a Bataclan, cerca de 100 pessoas estariam mortas, após disparos feitos por três terroristas munidos de rifles AK-47. Os atiradores, de acordo com sobreviventes, teriam entre 20 e 30 anos.
Além do Estádio da França e da casa de shows Bataclan, também foram registrados ataques em Gare Du Nord, o restaurante Petit Cambodge, o bar Le Carrilon, o Bataclan Concert Hall, o Belle Equipe Bar e em Les Halle.
O presidente francês, François Hollande, anunciou o estado de emergência e o fechamento das fronteiras da França.
ESTADO ISLÂMICO ASSUME AUTORIA
O portal Site, que monitora as atividades dos jihadistas na internet, disse que o grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a autoria dos ataques na noite desta terça-feira (13) em Paris. Até agora, a polícia contabiliza mais de 100 mortos em sete ataques na capital francesa, a maioria na casa de espetáculos Bataclan.
Segundo a diretora do portal, Rita Katz, a revista do Estado Islâmico, a “Dabiq”, escreveu que a França “manda seus ataques aéreos para a Síria diariamente” e que essas ações “matam crianças e idosos”. “Hoje vocês estão bebendo do mesmo cálice”, escreveu a publicação. Agência Brasil

ELEIÇÕES 2016: HUMORISTA DANILO JORGE SE FILIA AO PTB
Na noite desta sexta-feira (13), o humorista Danilo Jorge, mais conhecido como “Palhaço Tomada”, se filiou ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que cada vez mais agrega a suas fileiras nomes de grande expressão em Itapetinga.
O artista teve sua filiação anunciada com entusiasmo pelo presidente do partido, o advogado Leonardo Matos. “Para nós petebistas é uma honra receber um jovem desse quilate. Um homem de família, um profissional exemplar com uma bela história de vida”, destacou.
Danilo Jorge disputou a última eleição para vereador pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) quando obteve uma expressiva votação, sendo um dos candidatos mais votados da Coligação ‘Itapetinga em boas mãos’. “Estou muito feliz em fazer parte do PTB, um partido com uma linda história no Brasil e com ótimas ideias para Itapetinga. Venho com o intuito de ajudar e dar minha contribuição para o crescimento partidário e para o desenvolvimento da cidade”, afirmou. ASCOM/PTB

COMUTRAN REMOVE CARROS DE AMBULANTES A PEDIDO DA PM, MAS ELES DEVEM RETORNAR
Há muito tempo que os proprietários de automóveis e comerciantes vêm reclamando dos ambulantes que ocupam uma boa parte das vagas de estacionamento na Praça Augusto de Carvalho, sem que a Comutran movesse uma palha sequer para liberar a área, transferindo os ambulantes e seus veículos sucateados para outro local.
Hoje pela manhã, entretanto, todos os veículos dos ambulantes foram retirados das vagas em frente à Ricardo Eletro e Coopardo, o que criou uma expectativa positiva para quem morre de procurar uma vaga de estacionamento nesses locais, e nunca encontra.
Animado, fui até um agente da Comutran e parabenizei o órgão pela atitude, mas fui informado que a remoção aconteceu por exigência da PM, que pretendia utilizar as vagas durante a troca de comando que iria acontecer no auditório da Coopardo, na parte da manhã.
Espera-se, agora, que a Comutran, que foi severa e diligente para atender as necessidades do Comando da Polícia Militar, mantenha os estacionamentos livres para o cidadão comum.
Há quem afirme que os ambulantes e suas sucatas voltam hoje mesmo. Será?
Por Davi Ferraz







































