Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

A Secretaria de Saúde Vitória da Conquista confirmou um caso de microcefalia (malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada), em um recém-nascido do município. O caso, que foi registrado, antes do dia 25 de novembro, está sendo investigado pelo órgão. Até agora, de acordo com a Secretaria, não foi identificada correlação com o Zika Vírus.

Segundo o Ministério da Saúde, os casos de contaminação por Zika Vírus registrados no primeiro semestre são a “principal hipótese” para explicar o aumento da ocorrência de microcefalia no Nordeste. A relação entre o Zika Vírus e a microcefalia ganhou força após gestantes que apresentaram sintomas da infecção durante a gravidez terem bebês com microcefalia confirmada. Exames laboratoriais encontraram o vírus no líquido amniótico, que envolve o bebê na gestação.

O Zika Vírus é transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da Chinkungunya. Assim, neste momento de alerta, a Prefeitura orienta a população, sobretudo as gestantes, para eliminarem o mosquito da dengue e também realizarem suas consultas de pré-natal, fazendo todos os exames recomendados pelos médicos. Caso apareça algum sintoma da doença, como febre alta, manchas avermelhadas e coceiras, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Resenha Geral

COOLEITE PRODUTOS

Compartilhe em suas redes sociais!