Mais três cidades prejudicas pelas chuvas recentes na Bahia tiveram decretos de emergência reconhecidos pelo Estado nesta quinta-feira (20). Macarani, no Médio Sudoeste; Jucuruçu, no extremo sul; e Malhada, no oeste, terão a condição por 180 dias.

Segundo a Defesa Civil Estadual (Sudec), em Macarani – onde um homem morreu sugado em um bueiro (ver aqui) – 1352 pessoas foram afetadas pelas chuvas. Em Malhada são 1300 prejudicados, e em Jucuruçu, 724.

Conforme o superintendente da Sudec, Paulo Sérgio Luz, das três cidades listadas, a mais deteriorada foi Jucuruçu. “Todas elas tiveram prejuízos, mas Jucuruçu teve problemas na sede e na zona rural, enquanto que as outras tiveram problemas concentrados na zona rural, com destruição de pontes e estradas”, disse Luz ao Bahia Notícias.

Até o momento, 14 cidades estão com decretos de emergência em vigor em decorrência das chuvas. Ainda de acordo com Luz, agora os municípios tentam reconhecimento da Defesa Civil Nacional para obter mais ajuda na resolução dos problemas.