:: maio/2026
ÔNIBUS DA CIDADE SOL TOMBA NA BR-324 E DEIXA UM MORTO E FERIDOS

Um grave acidente envolvendo um ônibus da empresa Cidade Sol foi registrado na manhã desta terça-feira (12), na BR-324, no trecho de Simões Filho, sentido Feira de Santana. De acordo com informações iniciais, uma pessoa morreu após o tombamento do coletivo.
Segundo relatos preliminares, o ônibus seguia em direção ao Polo Petroquímico de Camaçari quando o acidente aconteceu. Além da vítima fatal, outras quatro pessoas ficaram feridas e receberam atendimento das equipes de resgate acionadas para o local.
Ainda não há confirmação oficial sobre as causas do acidente. No momento do tombamento, chovia na região, o que pode ter contribuído para a ocorrência. O acidente aconteceu logo após um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Equipes da PRF, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros estiveram no local prestando socorro às vítimas e organizando o trânsito na rodovia, que apresentou lentidão após o ocorrido.
As identidades das vítimas ainda não foram divulgadas oficialmente. O caso será investigado pelas autoridades competentes.
INCÊNDIO EM CIRCO DE TIRULLIPA TEM PREJUÍZO ESTIMADO EM R$ 13 MILHÕES; “NÃO SOBROU NADA”

O incêndio que atingiu o Circo do Tirullipa, na madrugada da última segunda-feira, 11 de maio, no estacionamento Arena das Dunas, em Natal, no Rio Grande do Norte, deu um prejuízo estimado em R$ 13 milhões ao humorista, que se considera de luto pelo desastre que destruiu sua principal fonte de renda.
Em entrevista ao programa ‘Fofocalizando’, do SBT, o filho de Tiririca contou que as chamas destruiram um investimento alto feito por ele em iluminação e lona.
“Só de LED, era R$ 7 milhões ou 8 milhões que eu tinha investido. Eu coloquei projeção da Disney… Tudo foi danificado, iluminação, lona, e não sobrou nada, só restaram cinzas. Estávamos fazendo uma conta por baixo, no total, foi uns R$ 13 milhões de prejuízo”, contou.
GOVERNO DA BAHIA CANCELA SÃO JOÃO NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE SALVADOR; CALOTE NOS ARTISTAS, DIZ BRUNO REIS

O cenário das festas juninas em Salvador acaba de sofrer uma mudança drástica. O Governo da Bahia confirmou ao Ibahia nesta quinta-feira (7) que o tradicional São João no Parque de Exposições não será realizado em 2026. A decisão, que deve pegar muita gente de surpresa, marca uma guinada na estratégia de eventos do estado.
Em contato com o portal, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) confirmou as informações que já circulavam nos bastidores, afirmando que o foco agora será a descentralização da festa, priorizando as raízes históricas e os palcos comunitários.
CALOTE NOS ARTISTAS
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), atribuiu o cancelamento dos festejos de São João no Parque de Exposições da capital baiana à falta de pagamentos por parte do Governo da Bahia aos artistas que se apresentaram em anos anteriores.
“Lamentamos a suspensão do São João do Parque de Exposições pela falta de pagamento aos artistas. Os cantores estão se negando a se apresentar porque nem sequer receberam os valores referentes ao ano passado e, até mesmo, ao retrasado”, afirmou.
ITAPETINGA | SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ALÉCIO CHAVES ‘PULOU A FOGUEIRA’ DA TERCEIRIZAÇÃO

Pressionado de todos os lados pelo prefeito Eduardo Hagge e o seu ‘manda chuva informal’, o vice-prefeito de Itapetinga Alécio Chaves, que ocupa também o cargo de secretário municipal de educação, não quis aderir à terceirização maluca e irresponsável de servidores, proposta pelo chefe do executivo, no início deste ano de 2026. Pulou uma fogueira daquelas.
Experiente e ressabiado de outras épocas, Alécio fez bem em não aderir à burrada do manipulado prefeito e chegou a colocar o seu cargo de secretário à disposição. Balançou, mas não caiu.
Agora, com a investida do TCM e Ministério Público nos calcanhares do prefeito, exigindo a anulação da mal sucedida licitação de R$ 38 milhões, ganha por uma empresa caseira, sem concorrência justa e cheia de ilegalidades, segundo o próprio MP, Alécio fica fora do rol dos culpados, deixando a pepino grosso para Eduardo.
É bom lembrar que qualquer investida contra o vice-prefeito à esta altura do campeonato, pode levar a um indesejável rompimento político, com desdobramentos imprevisíveis.
Para quem não não anda bem das pernas, o melhor para o prefeito é esquecer o assunto e descascar seu abacaxi sozinho…
Por Davi Ferraz
TRAGÉDIA NA BA-263 | PAI E FILHA MORREM EM ACIDENTE ENTRE ITAPETINGA E ITAMBÉ

Um grave acidente na rodovia BA-263, ocorrido no trecho entre Itapetinga e Vitória da Conquista, próximo a Itambé, na manhã de sábado (2), resultou na morte do empresário Alessandro Barroso Rocha, de 35 anos, e da filha Ana Laura, de apenas 5 anos. A colisão frontal envolveu o veículo da família e um caminhão enquanto as vítimas viajavam em direção ao Litoral Sul Baiano.
No automóvel também estavam a esposa e a mãe de Alessandro, que passaram por cirurgias e permanecem no Centro de Terapia Intensiva (CTI), além do outro filho do casal, que precisou de entubação. O empresário geria uma loja de autopeças em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com filial em Teófilo Otoni.
Familiares e amigos prestam homenagens nas redes sociais enquanto aguardam o sepultamento de pai e filha, previsto para esta segunda-feira (4), no cemitério Parque Renascer. //Blog do Anderson
FESTSOL EM ITORORÓ É O MAIS ESPERADO DA REGIÃO E TEM A MELHOR GRADE DE SHOWS

O FestSol 2026 em Itororó desponta como um dos maiores eventos juninos do Brasil, com programação confirmada e expectativa de público recorde em Itororó, na Bahia.
A festa será realizada entre os dias 18 e 22 de junho, reunindo grandes atrações nacionais e artistas regionais que garantem diversidade musical durante todos os dias.
Reconhecido como “o mais temperado do Brasil”, o FestSol se consolidou como um dos principais festejos do período junino.
A edição de 2026 promete superar as anteriores com uma grade artística completa, estrutura ampliada e uma experiência ainda mais intensa para moradores e turistas.
SENADOR MAGNO MALTA PASSA MAL NO SENADO E É LEVADO A HOSPITAL; ASSESSORIA DESCARTA INFARTO

O senador Magno Malta (PL-ES) sofreu um mal súbito nesta quinta-feira (30) e foi atendido inicialmente no posto médico do Senado.
Durante sessão no Congresso Nacional, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, informou que o parlamentar foi encaminhado a um hospital. Segundo ele, a assessoria de Malta descartou a ocorrência de infarto.
“Alguns colegas congressistas estão preocupados com a situação do senador Magno Malta, que teve um mal súbito e está no hospital. Estão comentando nas redes sociais que foi um infarto, mas a assessoria esclareceu que não foi e que ele está sendo atendido”, afirmou Alcolumbre.
Até o momento, não foram divulgados outros detalhes sobre o estado de saúde do senador.
DOSIMETRIA | CONGRESSO DERRUBA VETO DE LULA E AVANÇA PROJETO QUE PODE REDUZIR PENAS DE CONDENADOS PELO 8 DE JANEIRO

O Congresso Nacional decidiu, nesta quinta-feira (30), rejeitar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto conhecido como “PL da Dosimetria”, que trata da redução de penas aplicadas a condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
A análise ocorreu em sessão conjunta, na qual deputados e senadores votam separadamente. Para que o veto fosse derrubado, eram necessários pelo menos 257 votos na Câmara dos Deputados e 41 no Senado — números que foram superados nas duas Casas.
Na Câmara, a derrubada do veto contou com 318 votos favoráveis e 144 contrários. Já no Senado, foram registrados 49 votos pela rejeição do veto e 24 pela manutenção.
A proposta abre possibilidade de revisão das penas impostas a pessoas condenadas por envolvimento nos atos antidemocráticos, podendo alcançar cerca de 280 réus. Entre os possíveis beneficiados está o ex-presidente Jair Bolsonaro, citado no contexto político relacionado aos acontecimentos.
Com a decisão do Congresso Nacional, o texto segue agora para promulgação. O presidente da República tem um prazo de até 48 horas para sancionar a medida. Caso isso não ocorra dentro do período previsto, a responsabilidade passa ao presidente do Senado e, posteriormente, ao vice-presidente da Casa.
Após a promulgação e publicação oficial, a nova legislação entra em vigor. Ainda assim, a norma poderá ser questionada no Supremo Tribunal Federal, que terá a palavra final sobre a constitucionalidade das mudanças.




















