Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • José Augusto.: Boa noite. Se minha opinião for válida, no histórico anterior,é plausível o Sr Hagge,diminuir o seu...
  • Kallyny: A mais tempo,se tivesse deixado antes disso,não faria falta.
  • Sandra: Segundo alguns políticos do PT que estão indo aos meios de comunicação, disse que não tem nada disso de...
  • Servidor público: A propósito o prefeito já renovou ou ainda vai renovar o decreto da quarentena? Vale até qdo?
  • Espectador: Olha, tenho Empresa e estou em dificuldade, esse é um ponto. Mas Itapetinga ainda não recebeu nenhum...
  • Evanilson Pereira De Oliveira: Será que os ônibus intermunicipal vão voltar segunda também
  • Niala: O prefeito de Itapetinga deveria distribuir a merenda escolar pra todas as famílias que estão sem aula a...
  • Tina: Parabéns,Rodrigo.mas este seu secretário,Almeida,não o colocaria pra disputa agora não.gente honesta.
  • Natlm: Desses três candidatos, na minha opinião, O jovem Luciano Almeida,é um dos mais bem preparados.Parece ser um...
  • jose´antonio: Este vieram em um veiculo co placa de salvador, venham verificar para depois não chorar o leite...
  • jose´antonio: Aqui na rua Macarani chegaram um carro lotado de pessoas de Salvador, o mesmos furaram a barreira e a?
  • Servidor público: Sr Davi,o Sr sabe informar sobre o decreto do Estado? Se as referidas repartições publicas tem...
  • Davi Ferraz: ‘Servidor Público’, as repartições públicas seguem as determinações de cada esfera de...
  • Servidor público: Repartições públicas como fórum, TRT, Ponto Sac,como fica com o decreto da prefeitura?
  • Sandra: Os militantes petistas estão irritados dizendo que tem politiqueiros fazendo pânico alarde, creio que os que...
leitores online


RELIGIÕES AFRO: SALVADOR ATRÁS DE PORTO ALEGRE


Salvador perde para cidades do Sul e Sudeste em número de praticantes de religiões afro-brasileiras

“Nessa cidade nem todo mundo é d’Oxum…”. Embora seja considerada como a metrópole de maior representatividade da cultura africana, Salvador é apenas a quarta em adeptos de religiões afro-brasileiras. A capital baiana ficou atrás de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente, de acordo com pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta terça-feira (23). Apenas 0,33% dos soteropolitanos entrevistados se disseram praticantes de credos de origem africana.

O antropólogo Roberto Albergaria e o historiador e presidente da Fundação Pedro Calmon (FPC), Ubiratan Castro, divergem na interpretação do resultado. “O IBGE já havia feito uma pesquisa há 10 anos em que Salvador só aparece em 13º lugar em número de candomblés. No fundo, a história desses credos passou a representar para a gente um item não religioso, mas cultural. É a questão da baianidade que também foi ancorada neste mito da africanidade. ‘A maior cidade negra fora da África’. Mentira. Salvador é a maior cidade mulata do Brasil”, declarou Albergaria.

Já Ubiratan destaca que há um número considerável de pessoas que não se assumem quanto à religião. “Lá [Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo] já existe uma quantidade maior de terreiros, e outra coisa: essas cidades possuem uma população que assume mais a religião. Aqui a grande maioria não quer nem saber. Não dá importância, não assume sua religiosidade”, opinou

2 respostas para “RELIGIÕES AFRO: SALVADOR ATRÁS DE PORTO ALEGRE”

  • ALUNOS FTC EAD says:

    Nós, alunos do Curso de Administração da FTC/Ead turma de 2008, vímos por meio deste meio de comunicação denunciar as dificuldades enfrentadas no Pólo de Itapetinga.
    Acreditando que por meio dessa universidade nossos sonhos pudessem se tornar realidade, fomos informados pela FTC/Ead que a mesma não se responsabilizaria mais pela nossa formação acadêmica, que uma Instituição de nome UNISA – Universidade Santo Amaro – assumiria o nosso curso.
    Um jogo de empurra e aprovações sem aulas foram implantados na FTC, com alunos do 6º período sendo EMPURRADOS SUMARIAMENTE para o 8º período, para que pudessem ficar de boca calada e não reclamasse da desordem que ocorre atualmente no curso à distância.
    A unidade FTC em Itapetinga está totalmente precária e não se encontra regularizada pelo MEC. A Coordenação em Itapetinga não sabe informar nada sobre essa mudança e as dificuldades que estamos vivendo. Para dificultar ainda mais nossa vida estudantil, a direção da UNISA nos informou que não é responsável pelo Curso de Administração da FTC em Itapetinga.
    Esse desrespeito da FTC com nós, alunos, irá ocasionar inúmeras queixas na justiça.
    O que queremos nesse momento é cobrar da instituição respeito e responsabilidade, o que até o momento não tem existido no módulo da FTC de Itapetinga.
    Estudantes – Turma 2008 – Curso de Administração – FTC/ead

  • JUSTO says:

    Bahia de todos os Santos…, isso é a nossa Bahia. Só que tem Pragadores que se fazem de evangelicos e amedorntam o povo em nome de Deus para que os sigam, Deus é um só e dinheiro nhenhum o compra, sou sem religião, más visito todas. Deus é um só… , em nome de Deus, muitos se engrandecem levianamente, más na realidade quem comete o pecado mesmo é quem os ajuda…

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia