O Prefeito de uma cidade deve se comportar como um gestor de empresa. Planejar, organizar, controlar e dirigir, é responsabilidade do gestor. O Prefeito deve planejar (ou ter alguém com capacidade de planejar) estratégias para conseguir realizar os objetivos do governo. É impossível governar com constantes improvisações.

Conversei duas vezes com a Secretária de Saúde Kally Cristina e fiquei convencido da sua eficiência (saber como fazer, fazer corretamente). Só que após três anos de titularidade na pasta da saúde Kally Cristina não conseguiu ser eficaz. Os resultados obtidos ficaram muito longe dos objetivos pretendidos. A saúde pública colocada a disposição do usuário do SUS é uma calamidade (em todo país é verdade), mas a indicação de Kally Cristina (por recomendação do Secretário de Saúde Jorge Solla) foi uma surpresa e gerou grande expectativa de um possível avanço na qualidade dos serviços ofertados na área de saúde pública.

Com a saída de Kally Cristina quem vai ser a Secretária (o) de Saúde? Antes de escolher a pessoa para ocupar a pasta seria bom definir objetivos corretos, para não perder tempo com controvérsias que não levam a lugar nenhum. É preciso encontrar uma pessoa que tenha motivação, liderança, força de vontade, e que consiga estabelecer um pacto com todos os segmentos envolvidos com a saúde pública.

Conseguir melhorar a qualidade do atendimento ao público que precisa do SUS seria uma ação que melhoraria a imagem do Prefeito perante a opinião pública. Com pouco mais de um ano para a eleição municipal onde o Prefeito terá que convencer o eleitorado de que merece ficar mais quatro anos no comando da administração pública, não pode se dar ao luxo de errar na escolha do novo Secretário (a) e não pode se omitir da responsabilidade de ter acertado ou errado na escolha.

Uma pergunta para reflexão: comparando o governo Michel com o governo José Carlos na gestão da saúde pública, você acha que melhorou ou piorou o atendimento do público?

Por JOSÉ ELIAS RIBEIRO

Compartilhe em suas redes sociais!