Começa as articulações para definir pré-candidaturas de oposição ao Prefeito José Carlos. É natural que todo agrupamento político apresente “nomes” que possam postular uma chance de disputar o pleito. A novidade na construção de uma candidatura é que não é mais possível retirar do “bolso” um “nome” e por força de alguma liderança impor candidato. Este tempo já passou e não volta mais. Quem quiser ser candidato terá que viabilizar um projeto político e financeiro para conseguir disputar o pleito com alguma chance de sucesso.

O candidato “mais” forte da oposição, segundo as pesquisas, seria Dr. José Otávio. Como o ex-prefeito vem reiteradas vezes afirmando que não será candidato abrem-se perspectivas múltiplas para os “nomes” colocados como pré-candidatos.

O maior erro político que os opositores do Prefeito podem cometer, seria o lançamento de mais de uma candidatura oposicionista. No momento atual a parcela de pessoas descontentes com a gestão municipal é bem maior do que a parcela de pessoas satisfeitas querendo a continuidade do governo. Por que então dividir a parcela da população descontente por dois candidatos oposicionistas?

É preciso que as lideranças que se dizem oposicionistas consigam negociam um projeto político e administrativo aceitável para todos. Se não for possível construir candidatura oposicionista única para representar a parcela da população que deseja renovação, as lideranças que se dizem oposicionistas estarão facilitando a “vida” do Prefeito, que na tentativa de reeleição terá o apoio do governo Estadual e do governo Federal.

A próxima eleição deve ser transformada em plebiscito. De um lado os que querem continuar por mais quatro anos com este governo, e do outro lado, os que querem mudar este governo.

Por JOSÉ ELIAS RIBEIRO

Compartilhe em suas redes sociais!