Jair Bolsonaro (PSL) foi empossado como presidente do Brasil na tarde desta terça-feira, 1º de janeiro de 2019, em cerimônia realizada no Congresso Nacional. O rito de começou às 14h45, com o desfile do presidente eleito e sua mulher, Michelle Bolsonaro, da Catedral Metropolitana de Brasília para o Congresso Nacional, em carro aberto com o tradicional Rolls Royce.

Jair Messias Bolsonaro, 63, é o 38º presidente do Brasil desde a Proclamação da República, em 1889. O general Hamilton Mourão também foi empossado como vice-presidente. Ambos foram recepcionados pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira.

Ao assumir os cargos, os dois prometeram manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a União, a integridade e a independência do Brasil. Após o juramento, Bolsonaro fez o seu primeiro discurso como chefe do Poder Executivo.

Em seguida, o novo presidente se dirigiu ao Palácio do Planalto, onde recebeu a faixa presidencial e discursou no Parlatório para uma multidão, na Praça dos Três Poderes.