O ministro da Educação, Rossieli Silva, durante apresentação do sistema de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

Os resultados da avaliação do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), divulgados nesta 5ª feira (30.ago.2018), demonstram que o sistema educacional brasileiro está praticamente estagnado desde 2009.

Para o ministro da Educação, Rosseli Soares, o desempenho revelado é um “desastre” e confirma a necessidade de mudança apresentada pelo projeto do Novo Ensino Médio a ser implementado nos próximos anos.

O ministro disse ainda que o sistema está “falido” e corre o risco de chegar ao “fundo do poço“. A declaração foi dada após a divulgação dos resultados que demonstraram que os estudantes brasileiros estão terminando o ensino médio sem ser realmente eficientes em português e matemática. Sete a cada 10 alunos do ensino básico têm nível insuficiente nas disciplinas.

Apenas 1,62% dos estudantes que cursam o último ano do ensino básico alcançaram níveis de aprendizagem considerados adequados pelo MEC (Ministério da Educação) em Língua Portuguesa.

Em Matemática a situação não é muito melhor. Só 4,52% dos alunos superaram o nível 7 na escala de proficiência da avaliação.

A prova foi realizada com 1,4 milhões de alunos do último ano do ensino médio. Segundo o levantamento, os ganhos de aprendizagem desta etapa estão quase sendo ultrapassadas pelo Ensino Fundamental.

Na prática, os números significam que ao concluir o ensino médio a maioria dos alunos não consegue interpretar informações explícitas nos textos, resolver problemas básicos ou reconhecer gráficos a partir de valores fornecidos nos textos.

Ao todo, cerca de 70 mil escolas públicas e particulares participaram da prova aplicada em todo o território nacional. Os Estados mais bem avaliados foram:

  • Distrito Federal;
  • Santa Catarina;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Minas Gerais;
  • Paraná;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Sul;
  • São Paulo

O Saeb é realizado a cada 2 anos e mede a aprendizagem dos alunos ao fim de cada etapa de ensino: ao 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

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