Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • Ana: Lugar para criar robô sem senso crítico, que só saberá responder subalternamente: “sim, senhor!”...
  • anônimo: Fabiano Pereira que fez o comentário acima, converse com a vereadora Manú Brandão que é presidente da...
  • Fabiano Pereira: Admiro muito esse Antônio Brito só pelo fato de ele sempre estar apoiando às gestoras mulheres...
  • José: Esse tal de Lucio, a mãe, e o tal do Geddel, não estão é presos, não, é?!
  • Alberto Caniço Rezrnde: Porque o governador não veio até Ele.??? Engraçado …
  • Fabiano Pereira: Eu torço para que a decisão do prefeito de Itapetinga seja em ficar do lado de ACM Neto… A...
  • Fabiano Pereira: Têm + ainda…têm até repórter que trabalha na mídia comprada do governador que chegar o carro...
  • anônimo: Esse desgoverno é um trapalhão, com todo o respeito aos humoristas do programa os trapalhões, no início do...
  • Anônimo: Única realização que vi esse ilustre deputado fazer foi entregar barracas de feiras que sobraram da SDR para...
  • Fabiano Pereira: O que é de CACHORRO perdigueiro vira lata de coleira de ouro que estarão com seu o pratinho de ração...
  • Anônimo: Kkkk, não será para aumentar o fundo eleitoral? Que será superior a R$ 2,1 bilhões e o grupo unido dar o...
  • anonimo: Rivadavia Ferraz, o video que o deputado Rosemberg Pinto fez, foi de 3 minutos e voce pegou de proposito a...
  • Anônimo: SOU QUALQUER UM DO POVO E MEREÇO RESPEITO! Essa cambada de petralhas e esquerdopatas, não tem vergonha na...
  • Janú Dias: Deputado acho melhor o Sr. Pedir uma nova entrevista e pedir desculpas ao povo de Macara, Maiquinique e...
  • Anonymous: Esse valor da máquina de lavar estar certo????
leitores online


POPULAÇÃO DE ITAPETINGA CAI DE 77.533 PARA 75.470 NA NOVA ESTIMATIVA DO IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Estimativas de População 2018. Segundo os dados, a Bahia registrou uma queda na estimativa do número de habitantes. Conforme o IBGE, houve uma redução de 3,5% (que equivale a menos 531.830 pessoas) em relação à estimativa de 2017, que trazia o estado com 15.344.447 habitantes.

Esta redução na projeção populacional do estado impactou as estimativas de todos os municípios. Na nova estimativa, a população de Itapetinga caiu de 77.533  habitantes em 2017, para 75.470 em 2018.

REVISÃO NO CÁLCULO

Ainda segundo o IBGE, a revisão do cálculo foi motivada pela redução no componente natalidade, pois o número de nascimentos registrados entre os anos de 2000 e 2016 foi menor do que previa a projeção anterior, de 2013.

SALVADOR É A 4ª DO BRASIL

Segundo levantamento, em 1º de julho de 2018, a Bahia tinha 14.812.617 habitantes e continuava a ser o quarto estado mais populoso do país, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com população estimada em 2.857.329 pessoas, Salvador também se mantém, em 2018, como o quarto maior município do Brasil, abaixo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

MAIORES CIDADES DO INTERIOR

Segundo a contagem, Feira de Santana registra atualmente 609.913 ante 627.477 no ano passado, baixa de 2,8%. Na sequência, Vitória da Conquista, no sudoeste, aparece com 338.885 ante 348.718 de 2017, baixa de 2,82%. Depois, aparece Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com 293.723 ante 296.893 do ano passado, queda de 0,85%; Juazeiro, no Sertão do São Francisco, tem 215.183 ante 221.773, baixa de 2,9%; Itabuna, no sul, registra 212.740 ante 221.046 do ano passado, e Lauro de Freitas, também na RMS, que conta 195.095 em relação aos 197.636 do ano passado.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPE e FPM) e são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos. //Foto Gazinho

4 respostas para “POPULAÇÃO DE ITAPETINGA CAI DE 77.533 PARA 75.470 NA NOVA ESTIMATIVA DO IBGE”

  • Alan says:

    Isso significa que:natalidade baixa , mortalidade alta, e malas prontas , ônibus lotado em busca da sobreviver em outras localidades principalmente em outro estado que não seja Bahia.

  • Isis says:

    A Bahia de ponta a ponta vêm diminuindo a população em cada cidade, e o governador nada faz pois isso está ocorrendo pelo fato de não ter desenvolvido a ária de emprego. Em apenas 1ano os municípios ter diminuído é muito agravante, é preciso os prefeitos se inirem juntamente com vereadores e deputados estaduais principalmente para resolver essa problemática para a situação não se agravar com o passar do tempo principalmente na região sudoeste pois o governador não dá a devida atenção a essa região.

  • Anônimo says:

    Ou seja! o Governador Rui Costa, não faz por onde gerar empregos aqui em Itapetinga! as pessoas tem que procurar meios de ganhar dinheiros em outros Estados!!

  • Anônimo says:

    Os comerciantes e muitas pessoas que falavam que não podiam passar na alameda deviam assumir que achavam a alameda de bagunça apertada suja e que viviam pedindo ao prefeito pra tirar os vendedores da alameda usar o rádio pra dizer que o prefeito lhes ouviu e está tachado como mal todos os prefeitos que atenderam esses pedidos sofreram por isso. Prefeito Rodrigo repense que ainda é tempo enfrente o problema e convide os vendedores que sobrevive de vender os seus produtos para retornar e garinhar seu sustento . Dizem que muitos sâo de vitória da Conquista mas pense nos de nossa cidade. Repense prefeito OBrasil está na maior crise em todos os estados Itapetinga está na Bahia no Brasil então tolere e repense porque queremos o melhor para Itapetinga Não há nada pior do que nas duas gestões anteriores tape os ouvidos para os queixosos.

Deixe seu comentário

  • BASE DE RODRIGO NÃO QUER ALIANÇA COM PT
    23 de setembro de 2021 | 19:39

    As reiteradas declarações de Lúcio Vieira Lima sobre um provável apoio do MDB baiano à candidatura do petista Jaques Wagner ao governo , em 2022, caiu como uma bomba em Itapetinga, com a base do prefeito Rodrigo Hagge reagindo e se posicionando contrária á malfadada ideia, por razões mais do que óbvias: o PT é o principal adversário do MDB no município.

    CONFIANÇA EM RODRIGO

    Mesmo assim, a decisão final será do prefeito Rodrigo, que deverá ouvir o MDB local e sua base aliada, caso o diretório estadual decida se aliar ao PT ou a qualquer outro partido. A confiança no jovem prefeito é total, mas a preferência dos Saruês e Gabirabas é por ACM Neto, lembrando que o DEM já é parceiro do MDB em Itapetinga e faz parte do governo municipal. Uma aliança com o PT inviabilizaria essa e outras parcerias e racharia a base de Rodrigo.

    APOIO DE MICHEL A WAGNER EM 2006

    Nas discussões sobre essa questão, muita gente cita o apoio de Michel Hagge a Jaques Wagner, nas eleições de 2006, mas o contexto era outro e permitia essa aliança. Michel era prefeito e tinha como principal adversário o então governador Paulo Souto, seu primo carnal. Itapetinga era tratada a pão e água pelo governo do estado, a mando do velho ACM. Por outro lado, o MDB nacional e estadual faziam parte do governo Lula, com Geddel no Ministério da Integração Nacional. Deu a lógica.

    E JOÃO ROMA?

    Outra opção para o governado da Bahia é o candidato bolsonarista João Roma, Ministro da Cidadania e amigo pessoal de Rodrigo. Apesar do nome dele ainda não estar nas discussões no tabuleiro político local, é bom lembrar que a votação de Bolsonaro em Itapetinga nas últimas eleições, foi majoritária, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Isso pesa e deve ser decisivo em 2022. É caso a pensar…


  • 22 de setembro de 2021 | 10:48

  • INAUGURAÇÃO NESTA SEXTA
    13 de setembro de 2021 | 17:06

  • RODRIGO TEM INDEPENDÊNCIA
    3 de setembro de 2021 | 11:47

    Em entrevista recente a uma rádio de Conquista o prefeito Rodrigo Hagge afirmou que não está participando de nenhuma articulação do MDB estadual para um provável apoio à candidatura de Jaques Wagner (PT) ao governo da Bahia e que o MDB de Itapetinga tem independência para escolher a quem apoiar para o governo. Só para lembrar, o MDB de Itapetinga é antipetista.

    COISA DE LÚCIO

    De acordo com a imprensa de Salvador, Lúcio Vieira Lima tem conversado com petistas e pode apoiar Wagner, mas não tem a garantia de que será acompanhado pelas lideranças do MDB nessa sua nova aventura. A tendência dos emidebistas do interior é apoiar ACM Neto e até João Roma. PT fica difícil.

    OUTRO MOMENTO

    É verdade que em 2006 Michel Hagge apoiou Jaques Wagner na sua primeira eleição para governador e que Wagner subiu no palanque de Michel em 2008, mesmo tendo um candidato a prefeito do PT na cidade. Era outro momento e de lá para cá as relações não são mais as mesmas. Apesar da liderança de Rodrigo ser incontestável, fica difícil convencer os Gabirabas e Saruês a apoiarem seus ferrenhos adversários, depois de tanta perseguição contra a gestão de Rodrigo e seus correligionários, por Rui Costa e seus prepostos. Não vejo com bons olhos.

    FOTO COM ROSEMBERG

    Rodrigo explicou na entrevista que cumpriu agenda institucional em Salvador, na Sesab e Seagri, para tratar do retorno de Itapetinga à Policlínica de Conquista e para reativar o projeto do Frigorífico de Aves, prometido pelo ex-secretário da Agricultura. Rosemberg aparece na foto porque também acompanhou a visita institucional de Rodrigo, como deputado da região. Nada mais do que isso. O resto é mera ‘especulation‘.

    O ‘TRATOR’ RENAN DEVE RECUAR

    O vice-prefeito Renan Pereira tem sido aconselhado por amigos e até familiares a não “aparecer muito” nos eventos bolsonaristas em Itapetinga, para não ‘queimar o filme’ com o cacique estadual do DEM, ACM Neto, que quer ver Bolsonaro pelas costas. Se o “trator” vai aceitar o conselho, é outra conversa. Mas 7 de Setembro tá vindo aí e tem manifestação de apoio ao presidente marcada. Será que vai viajar? Tô apostando…

  • VAI DE CORONAVAC ?
    13 de agosto de 2021 | 20:36

    Aplicada em massa no Brasil e até no Chile, a vacina chinesa Coronavac está na berlinda. Casos de pessoas que receberam as duas doses do imunizante e contraíram o vírus da Covid-19 se repetem, com a grande mídia bancada por Dória de boca fechada. Pior ainda foi a morte do ator Tarcísio Meira e agora a contaminação de Silvio Santos, que também receberam duas doses da Coronavac.

    ANVISA DESCONFIADA

    Desconfiada da pouca eficácia da vacina chinesa, a Anvisa já pediu à Pfizer estudos sobre a aplicação de uma 3ª dose de reforço para quem já recebeu duas doses do imunizante, como aconteceu no Chile, onde 70% da população vacinou duas vezes com a Coronavac e mesmo assim a contaminação voltou forte. Como dizem os bolsonaristas e até os petistas, “Isso a Globo não mostra!”.

    GENTE DESISTINDO

    Aqui na Bahia, tem gente se recusando a vacinar com o imunizante chinês, que ainda está sendo distribuído no estado. Em várias cidades, pessoas saíram das filas quando souberam que iriam ser vacinadas com Coronavac. Preferem, assim como o nosso governador Rui Costa, a vacina da Pfizer, mas encaram a Astrazeneca sem problemas. Baiano é lascado, mas é chic…

  • LOTEAMENTO MORADA DO PARQUE
    21 de junho de 2021 | 18:25


  • 14 de junho de 2021 | 22:01


  • 27 de fevereiro de 2021 | 22:38


  • 27 de fevereiro de 2021 | 22:34

  • DIVULGUE SUA CAMPANHA AQUI 77-99202-8142
    14 de outubro de 2020 | 10:40

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia