A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira dia 30 uma operação visando desarticular e investigar organização criminosa suspeita de desvios em verbas do SUS e do FUNDEB repassadas a municípios da região sul da Bahia.

Segundo as investigações, o esquema criminoso funcionava através da constituição de empresas fictícias, que eram utilizadas pelos envolvidos para fraudar as licitações realizadas pela Prefeitura, dentre as quais para a aquisição de medicamentos e insumos hospitalares, merenda escolar e livros didáticos. Os contratos giram em torno de R$ 14 milhões.

Na operação foram usados cerca de 60  policiais federais que cumpriram  21 mandados de busca expedidos pela Justiça Federal de  Eunápolis. Em Uruçuca a ação ocorreu na casa do ex-secretário de Saúde da gestão da ex-prefeita Fernanda Silva, Wesley Novais Alves Ferreira.

Além de Uruçuca a operação foi realizada nas cidades baianas de Floresta Azul, Itabuna, Ilhéus, Itapebi, Itororó, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista

São investigados políticos, empresários e advogados. Eles responderão pelos crimes de fraude à licitação (art.  90, Lei 8.666/93) e organização criminosa (art. 2º, Lei 12.850/13).

A operação foi batizada Juramento de Hipócrates em razão de um dos líderes do esquema criminoso ser médico e, não obstante, ter quebrado o juramento solene de exercer a medicina com honra e para o bem da  humanidade. //Políticos do Sul da Bahia

Compartilhe em suas redes sociais!