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ITAPETINGA: PROJETO CRIANDO A ‘ZONA AZUL’ É ENCAMINHADO À CÂMARA MUNICIPAL

Na tarde desta quarta-feira, o prefeito Rodrigo Hagge encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei criando a ‘Zona Azul’ nas ruas centrais de Itapetinga, com o objetivo de disciplinar o estacionamento de veículos no centro comercial da cidade.

No projeto encaminhado à câmara, a Zona Azul funcionará através de concessão a empresa especializada, mediante licitação pública, pelo período de 10 anos, ficando a concessionária encarregada de implantar e manter toda a sinalização horizontal e vertical, no locais abrangidos pela Zona Azul, além de fiscalizar e cobrar pelo uso das vagas.

As regras para funcionamento, incluindo valores e tempo de uso, serão definidas no edital da licitação que será aberta após aprovação e sansão do projeto de lei que tramita na câmara. Segundo a Mesa Diretora da Câmara Municipal, o projeto seguirá seu trâmite normal, por não se tratar de matéria que requeira urgência.

A implantação da Zona Azul no centro de Itapetinga é uma necessidade defendida pelo comércio local, através da CDL, e pelos proprietários de veículos que procuram e não encontram vagas para estacionar no nas ruas centrais da cidade.

Redação 

2 respostas para “ITAPETINGA: PROJETO CRIANDO A ‘ZONA AZUL’ É ENCAMINHADO À CÂMARA MUNICIPAL”

  • BOLSONARO PRESIDENTE says:

    É preciso deixar claro no projeto que cria a zona azul alguns detalhes específicos:

    A) Existem residências localizadas nas áreas delimitadas para a zona azul em que familiares ali residentes são possuidores de veículos e, em muitas dessas residências (construções antigas), não existem garagens para guardar os veículos. Nesses casos os automóveis ficam estacionados em frente aos respectivos imóveis residenciais. NESSES CASOS DEVE-SE IDENTIFICAR TODOS ESSES MORADORES E VEÍCULOS E ISENTÁ-LOS DE PAGAR A ZONA AZUL;

    B) É preciso lembrar que em muitas cidades onde a zona azul funciona ou funcionou, aconteceram roubos de veículos enquanto estes estavam estacionados sob vigilância de fiscais desse serviço. Os proprietários dos carros roubados entraram na justiça contra os Municípios requerendo indenizações pelo roubo dos veículos. Os proprietários dos veículos furtados alegaram que estavam pagando pelo estacionamento e havia no local da zona azul pessoas autorizadas pela prefeitura fiscalizando os veículos;

    C) Também ocorreram furtos de objetos subtraídos dos veículos enquanto estes estavam estacionados sob guarda e vigilância dos fiscais da zona azul. Nos boletins de Ocorrência os fiscais da zona azul foram convocados a prestar depoimentos na polícia como possíveis testemunhas ou como suspeitos;

    D) A justiça tem dado ganho de causa aos proprietários de veículos roubados quando estes estavam estacionados em locais onde se cobravam valores para estacionamento. Ou seja, não adianta o prestador de serviço orientar ou informar que não se responsabiliza por objetos roubados de dentro dos veículos ali estacionados, QUEM DECIDE É A JUSTIÇA;

    E) Como sugestão, será ótimo colocar no projeto de implantação da zona azul a exigência para que a empresa a ser contratada para prestar esses serviços INSTALE CÂMERAS DE GRAVAÇÃO E DE VIGILÂNCIA para cobrir as áreas da zona azul. Esse procedimento evitará sérios aborrecimentos e prejuízos aos proprietários dos veículos e à empresa responsável, e também à Prefeitura, por ser “contratante” dos serviços.

    É MELHOR JÁ IR SE ACOSTUMANDO A FAZER A COISA CERTA. BRASIL ACIMA DE TODOS. DEUS ACIMA DE TUDO.

  • Observador says:

    É incoerente os lojistas pedirem a instalação da zona azul, vez que todos os comerciantes estacionam os seus carros e de suas esposas na zona central e ali permanecem o dia todo; ocupando o espaço dos fregueses que estão em compras, forçando os compradores estacionarem distante e carregar as compras até o carro. Para começar, a CDL devia conscientizar o logista a não saturar o centro; se ele comerciante quer cliente, então não dificulte o acesso ao seu comércio.

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