Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • BIA: QUE OS 67 ANOS SEJA REPLETO DE COISAS BOAS TANTO PARA A CIDADE COMO PARA OS MUNÍCIPES MEUS PARABÉNS!!!!
  • Eliete Angélica Pereira: Parabéns Itapetinga pelos seus 67 anos de Municipacao
  • Sandra: Parabéns Itapetinga mais e mais sucesso.
  • Fernando: Bem vindo 67anos, repleto de glórias , prosperidade .PARABÉNS!!!!
  • Fernando: Bem vindo 67anos, repleto de glórias
  • thaise Silva Santos: eu quero muito trabalhar estou desempregada como eu faço pra mim sé escreve
  • Zé de biu: Se Cida Moura chegasse a ser Prefeita de Itapetinga. Essa prefeitura viraria um poleiro de pato.Imaginou...
  • BIA: A IMPRENSA ASQUEROSA OPOSICIONISTA A ATUAL GESTÃO MUNICIPAL ESTA TRIPUDIANDO,CRITICANDO A SECRETARIA PORTELA POR...
  • Anonymous: Muito triste com essa notícia. Mesmo longe me solidarizo com a família e, também, com a família Espinheira...
  • Sandra: Perdemos pra nós mesmo ,Itapetinga estava com tudo pra ganhar,porém faltou comemorar menos ,faltou foco...
  • Fernando: O quê está faltando para Itapetinga ser tri campeão ? Qual o detalhe que falta? Creio que seja muita...
  • DAVI RESPONDE: Caro anônimo, além do Assaí e das lojas MIB e Casas Bahia, duas grandes empresas estão atuando em...
  • Kátia Cabral Espinheira: Obrigada meu amigo Davi pelas palavras verdadeiras. Deus te abençoe
  • Anonymous: Quantas pessoas pegou no asai e Na casa Bahia e na real calçado quero soma pra vender se da 2000mil emprego
  • Fernando: Não é só por título, troféu, competição é pelo conjunto que fez a seleção de Itapetinga chegar a final , os...
leitores online


ITAPETINGA: OPOSIÇÃO VAI ABRIR CPI PARA APURAR FRAUDE EM CONTRATO DA PREFEITURA

Geraldo Trindade reforça corrente pela criação da CPI 

 

ITAPETINGA: O Programa “Na Boca do Povo”, apresentado por José Elias e Nivaldo Viana, através da Rádio Fascinação, realizou, na manhã de sábado (09), importante entrevista com o vereador Alfredo Cabral, sobre o as denúncias dando conta do pagamento de mais de meio milhão de reais, pela prefeitura de Itapetinga, para a empresa Bernardo Vidal, pelo serviço de recuperação de supostos créditos realizados pela prefeitura junto ao INSS.

Depois de várias informações prestadas pelo vereador Alfredo Cabral, que provou, com argumentos técnicos e jurídicos a ilegalidade do contrato, o presidente do DEM Geraldo Trindade, seguido pelo vereador Gilson de Jesus, também participaram do programa, por telefone, e de forma contundente afirmaram que já existem indícios suficientes para abertura de uma CPI, que teria muito mais poderes para aprofundar nas investigações e dar as respostas que a comunidade anseia.

A equipe do Sudoeste Hoje ouviu, em entrevista exclusiva,  o Presidente do Democratas, Geraldo Trindade:

Sudoeste Hoje: A oposição finalmente está tendo o comportamento esperado pela população?

Geraldo Trindade: Está melhorando. Alguns partidos de oposição e 1/3 dos vereadores (Naara, Alfredo, Gilson, Bahia, Chiquinho, João de Deus e em determinadas situações Romildo Teixeira) adotaram uma posição mais efetiva na fiscalização, denúncia e, a partir de agora, acredito também no ajuizamento de ações junto à e denúncias no Ministério Público, Receita Federal e até na polícia federal. Chega de conversas e denúncias verbais. Se existem indícios de desvios, roubos, fraudes, etc., é dever da oposição acionar os órgãos competentes, principalmente se o prefeito e seus assessores se negam a apresentar as justificativas solicitadas. Não basta também atribuir culpa ao Ministério Público se ele não é acionado.

Sudoeste Hoje: Quais os motivos que na sua opinião justificam a criação de uma CPI neste caso dos pagamentos à empresa Bernardo Vidal?

Geraldo Trindade: Ora, o prefeito se recusa a apresentar os documentos que esclareceriam de forma cabal se os pagamentos foram legais ou fraudulentos. Como bem disse o vereador Gilson, o prefeito ao invés de enviar os documentos à Câmara “convoca” os vereadores ao seu gabinete para tentar justificar-se verbalmente, numa inversão total de papéis e competências constitucionais. Parece brincadeira, mas é assim que o prefeito acredita que sairá dessa enrascada. Com os poderes legais da CPI o prefeito não poderá mais se negar a prestar os esclarecimentos devidos sob pena de abertura de processo de cassação. Além disso, a dispensa de processo licitatório e pagamento antecipado de meio milhão de reais sem a comprovação efetiva que os serviços contratados foram realizados são motivos mais que suficientes.

Sudoeste Hoje: A contratação do serviço sem licitação é um indício de fraude?

Geraldo Trindade: A dispensa de licitação conforme a lei só pode se dar em situações especialíssimas, em que não haja a possibilidade de concorrência entre as empresas com a mesma capacidade para a realização do trabalho, ou seja, quando o serviço a ser prestado é uma exclusividade de alguém ou de alguma empresa. Nesse caso, o prefeito, estranhamente, olvidou-se de parecer da própria Procuradoria Jurídica do Município que foi contrária à dispensa. Na tentativa de justificar-se junto à população o prefeito mandou buscar o representante da empresa Bernardo Vidal em Recife-PE e mandou que ele fosse entrevistado na Rádio Jornal na última quinta-feira. Piorou tudo, pois o preposto da empresa disse na entrevista já ter participado de licitação municipal com 19 concorrentes, transformando a estranheza do processo em prova contra o prefeito, pois como em outro município houve 19 empresas aptas a prestar o mesmo serviço e aqui em Itapetinga a licitação foi dispensada sob a justificativa de “não existirem outras empresas com qualificação e competência”?

Sudoeste Hoje: E a ausência de comprovação da realização do serviço?

Geraldo Trindade: É a principal justificativa para a criação do CPI. Pois para receber os quase 600 mil reais a empresa deveria, de forma definitiva e irrecorrível pelo INSS, ter recuperado para os cofres municipais o montante de três milhões de reais. Bastaria que o prefeito tivesse atendido ao requerimento do vereador Alfredo e apresentado as provas da entrada e destino desse valor que as dúvidas seriam sanadas.

Sudoeste Hoje: Apenas a CPI é suficiente?

Geraldo Trindade: Acreditamos que não. O DEM está dando entrada junto à Receita Federal até a próxima quarta-feira, solicitando abertura de investigação semelhante a que está em curso na Receita Federal da Paraíba, contra cinquenta e três prefeituras paraibanas que contrataram os mesmos “serviços” da mesma empresa Bernardo Vidal. Juntas, as 53 prefeituras empenharam em nome da Bernardo Vidal o montante de R$ 4.760.555,86. Assim que protocolarmos a representação enviaremos cópia ao Sudoeste Hoje para divulgação.

Da Redação

16 respostas para “ITAPETINGA: OPOSIÇÃO VAI ABRIR CPI PARA APURAR FRAUDE EM CONTRATO DA PREFEITURA”

  • honesto says:

    Serpa 2012 o homem serto para itapetinga nesse eu voto

  • Os recursos públicos, muitas das vezes, tomam destinos desconhecidos. Ora, não se tornam em obras, ações ou serviços públicos. Nesse caso, aonde o dinheiro público vai parar?
    Lamentavelmente pára na conta bancária, nos automóveis de luxo, nas fazendas repletas de gado dos agentes corruptos. O dinheiro público alimenta a ganância de falsos representantes do povo, os quais buscam a política tão-somente como meio de enriquecer ilicitamente. Essa história nós conhecemos bem, pois ela é propalada diariamente nos meios de comunicação.
    Se as obras e os serviços são precários, pelo menos as contas públicas devem estar prontamente quitadas. Como será que anda as contas de nossa cidade? Acredito que poucos têm informação sobre isso, mas esses dados devem ser divulgados. Consta na Constituição: as contas dos municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade.
    O prefeito de Itapetinga tem a obrigação de comprovar como está administrando e gastando os recursos públicos. Por outro lado, a Câmara de Vereadores tem o dever fiscalizá-los. E nós, cidadãos, não podemos ficar inertes. Sugiro que comecemos questionando: onde está e como está sendo gasto nosso dinheiro?

  • Sherlock says:

    Sherlock ouviu na rádio que o Vereador Chico do Ferro Velho deu uma casa do governo Minha Casa Minha Vida para a sua irmã,o vereador Romildo descobriu e foi a rádio e CASSETOU o Chico sonso ,foi um horror,investigarei mais.Romildo já está virando a casaca?

  • Geraldo Habib says:

    ESTE É O LEGADO QUE ESTE PARTIDOZINHO DA MARACUATAIA DEIXOU PARA NÓS. E Q

    CORREIO DA BAHIA DE HOJE.

    Violência: uma pessoa é assassinada a cada 4 horas em Salvador e RMS
    Eram 9h58, ontem, quando a polícia registrou a morte de Wesley Morais Oliveira, 23 anos. Ele é o milésimo nome a figurar na lista de homicídios
    11.07.2011 | Atualizado em 11.07.2011 – 06:53

    Joilson Viana Nascimento, Pedro Cruz Nogueira, Gilson Arlindo da Silva, Elinalva Martins dos Santos… A imensa lista, que parece de chamada, em vez de presença, contabiliza mortos. Assassinados. Na sua, na nossa cidade. Só este ano. Os nomes da triste relação vão passando e é como se, a cada linha, se ouvissem os tiros, as facadas, os gritos de pânico. Uma, duas, três… Mil vezes.

    Ao ser assassinado ontem, Wesley Morais Oliveira, 23 anos, passou a ocupar a milésima linha da relação de mortos por homicídio em 2011, em Salvador e Região Metropolitana (RMS), segundo boletim diário disponibilizado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) desde 17 de janeiro.

    O corpo de Wesley foi encontrado com perfurações de bala na cabeça, mão e axila esquerda, na 1ª Travessa Luciano Gomes do Jardim Cajazeiras, em Pau da Lima. O CORREIO coletou os dados da SSP, analisou-os dia a dia e produziu uma série que começa a ser publicada hoje.

    estatísticas No estudo, constata-se que, em média, uma pessoa é assassinada a cada 4 horas e 12 minutos em Salvador e RMS, que 90% dos mortos são homens, que a região recordista em assassinatos é o Subúrbio Ferroviário e que o dia da semana mais violento é o domingo.

    Entre os cinco dias com mais mortes no ano, quatro são de fim de semana. O mês com mais mortes é maio, mas fevereiro tem média diária mais alta – 6,54 assassinatos/dia. As vítimas têm aproximadamente 28 anos, em média, e a lista de mortos inclui ainda 67 menores de idade e 10 idosos.

    CLIQUE AQUI E VEJA DADOS ESTATÍSTICOS CALCULADOS PELO CORREIO

    A relação nominal dos primeiros 16 dias do ano foi solicitada à SSP, mas o pedido não foi atendido. Em balanço mensal, a Secretaria informa que em janeiro morreram 179 pessoas. Descontando desse número as 87 mortes da lista nominal divulgada desde 17 de janeiro no site da SSP (www.ssp.ba.gov.br), somam-se, então, mais 92 pessoas mortas.

    Comparação
    As estatísticas colocam a capital baiana (isolada da RMS) à frente da maior cidade do país – em números absolutos. Mesmo com uma população de 11,2 milhões de pessoas (contra 2,6 milhões em Salvador), São Paulo registrou, de janeiro a maio deste ano, 414 vítimas em homicídios. Em Salvador, no mesmo período, foram 642 mortos – 55% a mais.

    Estudo realizado em 2008 pelo Instituto Sangari, vinculado ao Ministério da Justiça, mostrou que, naquele ano, Salvador, com taxa de 60,1 homicídios por 100 mil habitantes, era a quarta capital mais violenta do país, atrás somente de Vitória (73,9), Recife (85,2) e Maceió (107,1).

    O cálculo realizado pelo CORREIO com base nos dados do IBGE e em relatórios de homicídios da SSP de 2010 mostra que no ano passado essa taxa aumentou para 61,26 homicídios/100 mil habitantes.

    Este ano, porém, a tendência é de uma pequena queda. Considerando os números de 17 de janeiro até ontem, Salvador encerraria o ano com 57,37 homicídios/100 mil habitantes. Na RMS, a taxa é maior – 65,82.

    Extremos
    Dia 23 de junho. Naquela quinta-feira, a promessa de os fogos pipocarem no interior acalmou os ânimos na capital, e a véspera de São João, também feriado de Corpus Christi, ostenta hoje o título de único dia do ano sem nenhum homicídio.

    Na outra ponta da tabela está o ensolarado domingo de 1º de maio, Dia do Trabalho. Rubro-negros e tricolores acordaram no clima do sarro – e da tensão: era dia do Ba-Vi que definiria vaga na final do Baianão. Em Roma, João Paulo II era beatificado e, em algum lugar no fundo do Atlântico, os destroços e os cadáveres do Air France 447 eram revirados em busca da caixa preta, que seria encontrada naquela tarde.

    Alheia – ou não – a isso tudo, Margareth Menezes cantava na Praça Municipal e a banda LevaNóiz fugia fugia com milhares de pessoas em show na Castro Alves. Mas não teve Super-Homem nem Mulher Maravilha certos para salvar os 15 mortos do dia com mais homicídios (13 homens e duas mulheres). A multidão em festa na pirambeira musical ou na classificação do Vitória abafou as famílias que, elas sim, alheias a tudo, choravam.

    contando… Até as 22h de ontem, mais uma morte havia sido registrada, somando cinco em todo o domingo, 1.001 mortos na lista nominal e 1.093 no total.

    E assim, entre números e mais números, se foram este ano 16 Antônios, uma Antônia, 15 Josés, 15 Carlos, 12 Paulos, 10 Andersons, 3 Marias, 9 Jefersons (um deles com dois “f”)…

    E AINDA TEM GENTE QUE DEFENDE ESTE LOTE DE DESPREPARADOS.

  • Zé da Hora says:

    Agora vai…. Ah, vai.

  • PENSADOR says:

    DAVISÃO E AQUELA DENUNCIA DE CALAMIDADE PUBLICA. DEVIDO AS FOTES CHUVAS QUE, SUPOSTAMENTE, ARRASOU COM A CIDADE A ALGUNS TEMPOS ATRAZ. O MINISTERIO PUBLICO APUROU OQUE AFINAL OU ESTA ENGESSADO? INERTE? OS VERIADORES DEVERIAM INVESTIGAR ISSO TAMBEM. HAJA VISTA QUE NAQUELA EPOCANÃO HOUVE NENHUMA ENCHENTE EM ITAPETINGA>

  • Denuncia II says:

    Logo após o sorteio de localização das quinhetas casas do Residencial 12 de Dezembro vêm circulando pela a cidade a informação de que a Secretaria de Desenvolvimento Social teria usado de fraude no progama minha casa minha vida .

    Em progama de rádio vinculado nesta segunda feira(11) o vereador Romildo Texeira confirmou o que se dizia, denunciando que eleitores de vereadores e parentes de vereadora teriam sidos beneficiados no progama, Cledilene Batista se defendeu dizendo que tais acusações acabam manchando a transparência e a sinceridade do progama e confirmou ter sim, parente de vereador contemplados no progama ” pode ser parentes de vereadores, mais estando dentro dos atributos não há porque não receber a casa” disse, a secretária explicou que a irmã de Chico Ferro Velho foi comtemplada por está dentro dos atributos, assim como a irmã da vereadora Zenaide Novais que recebera sua casa por está dentro dos parâmetros do “Programa Minha Casa Minha Vida”.
    Cledilene Batista disponibilizou a Secretaria de Desenvolvimento Social para qualquer esclarecimento, e mesmo diante disso, os boatos de fraude continua circulando pela cidade.
    Aguarde outras informações.

  • Tão fazendo a maior pressão esses puxa sacos do delegado e do major querendo eles pra prefeito…
    Temos que agradecer mesmo davi, itapetinga está batendo recordes de assaltos, todas as noites tem assalto para todos os lugares, e ainda vem dizer qeu esse roberto junior e esse major serpa concertou a cidade?
    Para de mentirada por que estamos morrendo de medo até de tomar um cafézinho na esquina, a polícia de itapetinga não tá é fazendo nada.
    Delegado deixa de fazer pôse e bota esses ladrões na cadeia, aí sim você vai conquistar alguma coisa.

  • Tão fazendo a maior pressão esses puxa sacos do delegado e do major querendo eles pra prefeito…
    Temos que agradecer mesmo davi, itapetinga está batendo recordes de assaltos, todas as noites tem assalto para todos os lugares, e ainda vem dizer qeu esse roberto junior e esse major serpa concertou a cidade?
    Para de mentirada por que estamos morrendo de medo até de tomar um cafézinho na esquina, a polícia de itapetinga não tá é fazendo nada.
    Delegado deixa de fazer pôse e bota esses ladrões na cadeia, aí sim você vai conquistar alguma coisa.

  • Eleitor indignado pela perca do seu voto no PT says:

    Agora sim….Risos
    Acredito que a coisa vai funcionar de maneira correta,só assim desmacara um monte de puxa sacos. Uns que até têm o poder de iniciar algo assim e não o fazem porque está a mercê de cargos desta desmoronada prefeitura.
    Parabéns Trindade péla sua força, pelo seu interesse e desempenho
    Estarei daqui torcendo pra que tudo seja exclarecido.

  • Só rindo says:

    E agora Zé nobão???
    Faça logo textos pra Amoral partir pra decoreba
    O círculo tá se fechando, ainda resta um bocadinho de tempo.
    C O R R A!!!
    Já estou ocupando minha vaga do camarote….
    Sabe porque??
    Porque vale à pena assitir a tudo sentadinho….risos

  • Só rindo says:

    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!
    Queria deixar aqui registrado os meus parabéns a Geraldo Trindade
    Até que enfim apareceu alguém com atitude pra desmascarar este governo fraudulento.

  • Geraldo Habib says:

    COMO POLITICA VIROU CASO DE POLICIA. NADA MAIS JUSTO.

  • Anônimo says:

    Gostaria de saber o porque de dar parabéns ao Geraldo Trindade. Como era, verdadeiramente, a Educação no período que ele foi secretário? Não estou falando como foi no papel, na propaganda e sim, a realidade.A Assessora dele era a mesma do atual secretá-rio! Agora fica a família do mesmo colocando elogios para dizer que é a população. Que ridículo!!!Vexame!!!

  • PESSOAL FIQUEI SABENDO QUE OS CONTRATADOS DA COMUTRETA AINDA NÃO RECEBERAO O SALÁRIO!!! SERA PORQUE???? HUMMMMMMMMM INVESTIGA AI DAVIZAO…

  • OLHO VIVO says:

    Isto é só a ponta do iceberg, trem corrupçãp para todo lado !
    Tem que pedir o impeachman deste prefeito!

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia