Loteamento “Mangueirão”, no meio do mato e sem qualquer infra-estrutura

 

 

ITAPETINGA: O Conjunto Habitacional 12 de Dezembro, construido com recursos do programa federal ‘Minha Casa, Minha Vida’, pode se tranformar em uma verdadeiro drama para os mutuários contemplados pelo programa,  que adquiriram as suas unidades habitacionais, como ‘solução definitiva’ para as suas vidas.

Os erros começaram com a escolha equivocada do terreno, pela prefeitura de Itapetinga, em uma área isolada e sem nenhuma infra-estrutura, localizada no maio do nada, em um antigo ‘mangueiro’ na Fazenda Astrolina. A única via de acesso ao conjunto habitacional é uma estrada viscinal empoeirada, sem pavimentação ou iluminação, passando por um bairro isolado e desprovido de qualquer estrutura, o que pode trazer problemas de segurança para os futuros moradores do conjunto.

Outro problema grave, que não foi previsto pelas ‘mentes brilhantes’ da prefeitura, é a falta de escolas, creches, supermercados, farmácia, padaria, posto de saúde, e demais estruturas indispensáveis à vida urbana. Para se ter uma idéia da dimensão deste problema, a escola de ensino fudamental mais próxima é o Colégio Jandiroba, e o posto de saúde é o Guilherme Dias, que ficam a mais de 5 Km do Conjunto 12 de Dezembro. 

Isto tudo, sem contar que os mutuários receberão as ‘suas’ casas só no cimento bruto, pois não há piso cerâmico, nem tampouco luminárias. Do lado de fora, a iluminação é deficiente e não há previsão de linhas de ônibus para atender à população do conjunto, que deverá ser em tono de 3 mil pessoas. Há informações de que a rede de abastecimento de água não estaria dimensionada para atender a demanda do conjunto habitacional.

Com este e outros problemas que não dá para enumerar, os futuros moradores do 12 de Dezembro, já apelidado de “Mangueirão”, estarão, literalmente, “no meio do mato, com ou sem cachorro“.

Por DAVI FERRAZ

Compartilhe em suas redes sociais!