Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • anonimo: Melhor seria, o vereador fazer valer o que diz a lei, nas atribuições da Câmara de Vereadores: fazer leis,...
  • renato: parabens joao
  • Alzira dias: Claro eu tenho um comercio pequeno o que ganhei foi mais conta para pagar agora o resto tudo pode vai...
  • Marcelo: Tiquinho disse que devolveu o recebido e provou que devolveu ,quero ver se vc vai divulgar a devolução do...
  • AMBULÂNCIAS NOVAS DE BOLSONARO: O PRESIDENTE BOLSONARO ENTREGOU CENTENAS DE AMBULÂNCIAS AO GOVERNO DA BAHIA PARA USAR...
  • Anonimo: com esse almento de casos o prefeito acaba com as barreiras
  • KARLA: ATENÇÃO:A MAIORIA QUE ESTÃO FALECENDO SÃO HIPERTENSOS E DIABÉTICOS É MELHOR TRABALHAR COM ESSAS PESSOAS E SEUS...
  • anonimo: Concluindo sobre o deputado ”copa do mundo”, sobre o candidato a deputado estadual daqui de...
  • José: Toque de recolher, me faz lembrar do saudoso e ex-prefeito, por três vezes, José Vaz Espinheira, em que menor...
  • José: Quero ver se os Macaranienses ainda vão ter coragem de votar n’um desses dois!!! Duas figuras já...
  • José: Quero ver se os Macaranienses ainda vão ter coragem de votar n’um desses dois!!! Duas figuras já...
  • José: É só manchete: “articula”, mas… nada concretizado!!!
  • sandra borges gobira meira: Apenas pra fazer propaganda.Esse paciente estava tão grave e teve condição de subir esses...
  • Ana: E o número de morte so aumentando, quase igualando conquista, todo dia aumenta caso no boletim e vc fica ai...
  • anônimo: Deputado estadual Pedro Tavares. É o famoso deputado ”copa do mundo”, não faz mais do que a...
leitores online


ENFIM, UMA BOA NOTÍCIA: AZALÉIA GARANTE QUE NÃO SAI DE ITAPETINGA

 

ITAPETINGA: Os municípios que compõem a micro-região de Itapetinga, viveram nos últimos meses, um clima de apreensão e medo, devido às sucessivas demissões patrocinadas pela fábrica de calçados Azaléia e a notícia de que a indústria calçadista poderia ser transferida para a Índia, fechando a sua unidade fabril em Itapetinga e região. Agora, entretanto, surge uma luz no fim do túnel, com uma nova notícia publicada na Tribuna da Bahia, em que a direção da Vulcabrás/Azaléia nega a intenção de fechar a fábrica em Itapetinga e promete rever a sua política de demissões. Veja a matéria completa da Tribuna:

TRIBUNA DA BAHIA: No setor calçadista, a invasão de produtos chineses atingiu em cheio, na Bahia, logo o maior conglomerado da América Latina: a Vulcabras/Azaleia, instalada em uma série de plantas fabris em Itapetinga e mais 13 municípios do sudoeste. Desde o começo do ano, a empresa já demitiu 1,8 mil dos 18 mil empregados. Na última semana, circulou o boato de que o presidente da corporação, Milton Cardoso, teria declarado a um veículo de comunicação que poderia transferir os ativos para a Ásia – provavelmente Nova Dehli, capital da Índia. O risco de fechamento foi negado pela assessoria de comunicação da empresa, em contato telefônico, no qual a assessoria reconheceu a crise, acrescentando que “o presidente garantiu que fará de tudo para que não haja novas demissões”. Em 2009, o empreendimento respondia por 48% da contratação de mão de obra no setor calçadista baiano. Iniciado em 1996, o polo baiano conta hoje com mais de 90 fábricas, tendo como uma das características a diversificação geográfica. 

O diretor do Sindicato das Indústrias de Calçados e seus Componentes e Artefatos, Haroldo Ferreira, defende que a crise que afetou a Azaleia impacta, por ser a maior empresa brasileira deste ramo, mas não atinge todo o setor.
 
O problema maior, de acordo com ele, estaria no segmento de calçados esportivos, mas a área de sapatos femininos, por exemplo, é sempre mais protegida de concorrência externa.
 
“O calçado feminino é ligado à moda e a importação demora de dois a três meses. Quando chega, a moda já foi embora”, argumentou. 
 
Segundo Haroldo Ferreira, há uma legislação antidumping protegendo o calçado baiano do chinês, mas é necessário que ela seja ampliada para toda a Ásia. “Algumas empresas estão fazendo triangulação. Importam de outros países mais o sapato é de origem chinesa”, explica. Contudo, a desvalorização do dólar vai na direção contrária das barreiras antidumping, pois encarece as exportações e barateia as importações, cujo aumento é o maior entrave para o setor de calçados. Hoje, informa Ferreira, somente 5% da produção do setor calçadista se destina ao exterior. 
 
PROTEÇÃO – Em junho, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, anunciou a criação de um grupo de inteligência antidumping, com o objetivo de proteger  comercialmente o mercado doméstico contra importações suspeitas de preços fraudulentos e de adulteração de origem. A proposta envolveria a criação de um banco de dados com informações de um pool de órgãos federais, tais como Receita Federal, Anvisa, Ministério da Agricultura, e Inmetro. 
 
O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Reinaldo Sampaio, manifestou otimismo quanto ao desfecho do caso Azaleia. “Nós não temos, por parte da empresa, informações que confirmem essa notícia. Esperamos que eventuais dificuldades, se houverem, sejam superadas e que o empreendimento continue a cumprir o seu papel no desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.
Tomara que seja verdade…
Da Redação

8 respostas para “ENFIM, UMA BOA NOTÍCIA: AZALÉIA GARANTE QUE NÃO SAI DE ITAPETINGA”

  • O Vingador says:

    Na minha tentativa de mobilizar a população e os nossos vereadores (sei que dos 15 pelo menos 10 são pessoas integras) para que se abra uma CPI, não só para o contrato da Bernardo e Filho Advogados, mas de todos os contratos desta administração.
    Veja o que fala a nossa Constituição federal em seu artigo 37º:
    – A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
    Pois então:
    • Sobre a Bernardo e Filho – Os nossos vereadores pediram explicações ao executivo sobre esta contrato, como: Quanto esta empresa conseguiu até agora resgatar de INSS recolhido pela prefeitura? Pois para receber R$600.000,00 teria que ter resgatado o valor de R$ 3.000.000,00, já que o contrato reza honorários de 20% sob o valor resgatado.
    Então onde esta a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência?
    No nosso Código Penal em seu artigo 321º diz:
    – Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário:
    Pena – detenção, de 1 (um) a 3 (três) meses, ou multa.
    Parágrafo único – Se o interesse é ilegítimo:
    Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, além da multa.

    Agora vamos exemplificar alguns outros contratos:
    • Os caminhões de lixo – O senhor João Luiz adquiriu os caminhões antes de antes de o prefeito tomar posse. Ou ele tem uma bola de cristal das boas ou não sei por que razão o mesmo já sabia que iria ganhar a licitação. Porem um passarinho me contou que tinha um cláusula na licitação que os caminhões tinham que esta aqui em Itapetinga no dia da licitação para que os mesmo passassem por uma vistorias.
    • Os palcos e toldos para o São João – Esta já esta manjada. Pois todos sabem que a montagem dos mesmos começou bem antes de se fazer a licitação.
    • O contrato da I.M. Consultoria Ltda – Esta eu conheço bem, pois pertence nada mais nada menos que o famoso Israel Miranda.

    Estão patrocinando, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública ou não?

    Estão CPI deles.

  • Renato Andrade says:

    Davi, preste mais atenção no que vc escreve.Vc divulga que a azaléia não vai sair em uma matéria e ao lado vc diz que o prefeito é um alienado.Que ele é alienado todos nós sabemos, ms vc divulga duas opniões contrárias a Azaléia corre o risco ou não de sair? se defina….

  • Davi Ferraz says:

    Renato Andrade, o papel da imprensa é divulgar os acontecimentos. Foi o nosso site que chamou à atenção para o problema da Azaléia, forçando as autoridades a sairem do seu eterno comodismo. Agora, vem esta notícia publicada na Tribuna da Bahia, dizendo que a Azaléia recuou e não pretende mais sair de Itapetinga. Não posso garantir que a natícia é confiável, mas torcemos para que seja, para o bem de toda a nossa região.

  • Geraldo Habib says:

    A MELHOR NOTICIA DO SEMESTRE !

  • Conterrâneo says:

    Tomara que essa notícia não seja para arrefecer os animos. Continuo com a “pulga atrás da orelha”. Para eliminar qualquer dúvida seria necessário que um titular da Empresa expressasse diretamente e não por meio da imprensa.

    Pago pra ver.

  • Davi Ferraz says:

    Conterrâneo, estou com você. Nas estrevistas concedidas ao Correio e A Tarde, o presidente da Vulcabrás/Azaléia, Sr. Milton Cardoso, insinuou, nas entrelinhas, justamente o contrário. Com todo o respeito que temos à Tribuna, esta notícia dá na pinta de que foi ‘plantada’. Deputado malandro para fazer isto, é que não falta. Tomara que eu tenha quer morder a minha língua.

  • Carlos Saraiva says:

    Queira DEUS que a notícia seja verdadeira, contudo, tenho não uma, mas muitas pulgas atrás das orelhas!
    Fato: a Vulcabrás/Azaléia comprou fábrica na Índia, na cidade de Chennai (e não em Nova Dehli!!!).
    Tenho o mesmo medo do Sr. Davi: a notícia pode ter sido “plantada!
    Nem a cidade onde a fábrica já foi comprada o jornal A Tarde sabe!!!!!
    Verifiquem em: http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/vulcabras+nao+descarta+ter+tenis+indiano+para+disputar+com+chines/n1597040939757.html
    http://br.fashionmag.com/news-167346-Vulcabras-Azaleia-fabrica-na-India
    Mas, queira DEUS, a notícia realmente proceda!

  • OLHO VIVO says:

    E este prefeito indecente e mentiroso, fez campanhas inteiras dizendo e mentindo que se MICHEL ganhasse a eleição, a Azaléia iria embora de Itapetinga, pois aconteceu justamente o contrário, com MICHEL a Azaléia dobrou de tamanho em área de fábrica e empregos e justamente com este prefeito mau caráter, encolheu e corre o risco de fechar!
    Paralizou grandes e importantes obras e nunca teve tanta corrupção na prefeitura!
    Impeachman nele!!!!
    Chega de banditismo

Deixe seu comentário


  • 29 de julho de 2020 | 21:45


  • 29 de julho de 2020 | 21:40

  • NÃO DISCRIMINE QUEM TESTOU POSITIVO
    10 de julho de 2020 | 22:27

  • OPOSIÇÃO APOSTA NA PANDEMIA: “QUANTO PIOR, MELHOR”
    12 de junho de 2020 | 20:57

    Em Itapetinga, a oposição entrou em desespero e aposta todas as suas fichas no agravamento da pandemia, pra ver se consegue tirar proveito da situação. É a política do “quanto pior, melhor”. Mas as coisas não funcionam bem assim, como imaginam os nossos incansáveis ‘porras loucas’ do PT e agregados. Basta ver os altos índices de popularidade do prefeito de Salvador, ACM Neto, e do próprio Rui Costa, apesar dos números alarmantes da Covid-19 na capital e no estado, para entender que a atuação responsável do gestor é o que define, e não os números É bom ter cuidado com o efeito bumerangue, também conhecido lei do retorno. Vai que…

    RODRIGO SEM ADVERSÁRIO

    Mais que essa barulheira de baixo nível da oposição, propagada em programas fuleiros de rádio e blogs de baixo nível, o que se esperava das oposições de Itapetinga era emplacar um bom candidato, para disputar, em condições de igualdade, com o prefeito Rodrigo Hagge. Nem isso a oposição conseguiu e sonha em voltar à prefeitura, por milagre da Covid. Rodrigo segue absoluto e deve impor mais uma derrota vergonhosa a essa turma de malucos, com as mãos nas costas.

    RUSGAS ANTIGAS CONTINUAM NO PT

    As rusgas criadas na gestão petista entre os correligionários de Zé Carlos, continuam mais vivas do que nunca. Podem até se juntar os cacos, por questão de sobrevivência, mas não unem, nem somam. O fator de desunião ainda é o temperamento desagregador de Zé “Pandemia”, uma especie de marionete de Rosemberg Pinto, cuja ficha não caiu e ainda não percebeu que a fila andou. Vai passar vergonha de novo!

  • ESQUERDA DE ITAPETINGA NÃO EMPLACA CANDIDATO
    6 de junho de 2020 | 11:07

    Por mais que o PT e partidos que se dizem de ‘esquerda’ tentem emplacar um candidato para disputar a prefeitura de Itapetinga contra o franco favorito Rodrigo Hagge (MDB), a coisa só anda pra trás, feito caranguejo. No seu perfil no Instagram, o cacique da esquerda local, Rosemberg Pinto (PT), chegou a anunciar que o nome do ex-prefeito Zé Carlos Moura estaria definido, mas coube ao próprio Zé Carlos desmentir, categoricamente: “Eu não falei pra ninguém que vou ser candidato”. Pagou mal e deixou a esquerdinha local com as calças na mão.

    DR. SILVIO QUEIMOU O FILME

    Candidato de si próprio e de um partido insignificante em Itapetinga, o PP, Dr. Silvio Macedo cuidou de enterrar o seu nome, depois do lamentável episódio ocorrido na tarde de ontem no HCR, quando teria negado atendimento a uma paciente com suspeita de Covid-19, com direito a barraco e polícia no local. Silvio, que é coordenador do Pronto Socorro e provedor da Santa Casa, queimou o filme com o eleitorado e com a direção da Fundação José Silveira, que não aprovou a sua atitude. As redes sociais fizeram uma arraso e sepultaram o nome do pré-candidato.  Dizem que nem pra vice emplaca mais.

    DIREITA X ESQUERDA

    Pela direção que a política local tomou nos últimos tempos, as eleições em Itapetinga vão repetir o quadro nacional, com DIREITA X ESQUERDA. Com viés de direita, o prefeito Rodrigo Hagge vem embalado para a disputa, depois de uma gestão eficiente, moderna e equilibrada. À esquerda, a velha política fracassada do PT, sob o comando de um deputado ausente e perseguidor, que usa seus aliados locais apenas para garantir uma base, com vista à sua própria eleição de deputado, daqui a 2 anos. Seu favorito, Zé Carlos, é desagregador e não tem o consenso nem dentro de casa. Perde feio, pois o eleitorado local é conservador e já foi devidamente vacinado contra políticos de esquerda.

  • TARUGÃO PEDIU, O SAC ABRIU
    18 de maio de 2020 | 20:18

    A partir desta-segunda (18), o Ponto SAC de Itapetinga foi reaberto pela Secretaria de Administração da Bahia e funcionará mediante agendamento. O pedido para reabertura do órgão foi protocolado pelo atuante vereador Tarugão (MDB), nas barbas dos vereadores ligado ao governador, cuja estratégia torcer contra e cruzar os braços para atrapalhar a gestão municipal, mesmo sacrificando os interesses da população de Itapetinga. Tarugão capitalizou bem e os governistas perderam pontos importantes junto ao eleitorado. Hê turma ruim de serviço…

  • FOI MEXER LOGO COM OS ‘MANOS’…
    15 de maio de 2020 | 21:16

    Depois de instigar um pequeno grupo de moradores do 12 de dezembro para protestar contra a instalação de um hospital de retaguarda da Covid-19, blogueiro condenado do PT tá colhendo o que não esperava: a revolta dos ‘manos’ da redondeza. Vejam o que rolou nos grupos do zap hoje: “Eu tava conversando com uma moradora do Brogodó agora… Ela disse que os manos lá do bairro disseram que a polícia ficou lá um dia todo e que ninguém apareceu pra fazer tumulto sobre o hospital de campanha… Que só era o cabeludo que tava colocando pilha e que se a polícia ficasse lá de guarda atrapalhando a correria dos manos que o cabeludo que ia cair na ripa”. Bate não, manos…

  • ESTADO SEM GRANA PRA PAGAR SALÁRIOS
    13 de maio de 2020 | 17:43

    Os servidores públicos do estado continuam sob o risco de não serem pagos nos próximos meses. Após o governador falar sobre o assunto nas últimas semanas, agora foi o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, que sinalizou o risco, durante entrevista para o programa Isso é Bahia, da Rádio A Tarde FM, e para o Bahia Notícias, nesta quarta-feira (13). “O risco existe se a situação não continuar controlada como ela está no momento”, afirmou o secretário. Comprando respiradores por 180 mil e máscaras por 16 reais só pode estar descontrolado mesmo!

  • LOCUTOR DO PT PROPÕE “VIDA DE GADO” PARA PACIENTES DO COVID-19
    11 de maio de 2020 | 19:48

    A quantidade de cargas d’água vomitadas diariamente pelos locutores do programa dos ‘condenados‘ na Rádio Jornal, parece não ter fim. Hoje, um deles propôs que o prefeito colocasse os pacientes de Covid-19 no Parque de Exposições, para ajudar seu coleguinha que não quer os pacientes no PSF do 12 de dezembro, onde se esconde. O argumento simplório do locutor é preconceituoso e discriminatório, pois trata os pacientes de Coronavírus como verdadeiros leprosos, que devem ficar distantes da sociedade, em local estruturado para receber animais. Lembram da música do Zé Ramalho? “Ôôô vida de gado, gente marcada…”

  • RUI CONFESSA QUE QUEBROU A BAHIA
    11 de maio de 2020 | 19:21

    Rui Costa anda mandando recados pela imprensa adestrada dele, dizendo que as finanças do estado vão de mal a pior e que só garante pagar em dia os salários dos servidores nos próximos dois ou três meses. O alerta do petista soou como uma espécie de ‘confissão de culpa’ pelo fracasso do seu governo, na gestão das finanças públicas do estado, sem poder atribuir culpa a adversários, pois o PT já governa a Bahia há mais de 13 anos. Deu atestado de incompetência!

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia