Motoristas e sindicalistas protestaram em frente à prefeitura

 

ITAPETINGA: Na manhã desta segunda-feira (23), os motoristas das ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde voltaram a se reunir em frente à CDM, com cartazes de protestos, pelo não recebimento das diárias a que têm direito, atrasadas desde novembro de 2010.

Em seguida, acompanhados de um carro de som e dos dirigentes do SINDITATIBA (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), os motoristas se concentraram em frente à prefeitura, pedindo providências e protestando contra a falta de sensibilidade do prefeito José Carlos, da secretária de saúde Kally Cristina do do secretário de fazenda Zenóbio Cirqueira, que prometeu efetuar o pagamento das diárias, desde dezembro de 2010, mas que acabou jogando no rol do esquecimento.

Na última quinta-feira (19), depois de uma paralização de 24 horas, os motoristas chegaram a se animar com a promessa do chefe de gabinete do prefeito, Julimar Limoeiro, que garantiu o pagamento de 50% das diárias atrasadas, até sexta-feira (20), o que acabou não acontecendo. Pelo visto, a promessa do ‘Aspone’ não passou de mais um engodo da administração municipal, na tentativa de desarticular o movimento dos motoristas e outros servidores da saúde.

Com isto, a crise na saúde pública municipal mergulha em um poço sem fundo, cujos reflexos acabam atigindo a população mais carente, maior usuária dos serviços da secretaria. Quando se imagina que os problemas estão sendo resolvidos, surge outra crise ainda pior, o que demonstra a total incapacidade da atual secretária, em gerir a secretaria de saúde e a insensibilidade do prefeito.

Sem esperança de uma solução amigável, o sindicato da categoria encaminhou denúncia ao Ministério Público do Trabalho, em Vitória da Conquista, cujo teor é o seguinte (íntegra):

“Ao Ministério Público do Trabalho – Vitória da Conquista – Bahia. Exmos. (as) Srs. (as). Em assembléia com os trabalhadores de vários setores da Prefeitura Municipal de Itapetinga e posterior constatação por este Sindicato, observamos fatos gravíssimos em desrespeito à legislação trabalhista e em relação à condução administrativa municipal de Itapetinga. Situação que está expondo o trabalhador e a comunidade aos riscos oriundos de má gestão, gestão com indícios de fraude, nepotismo, desviu no FUNDEB, na saúde, acumulação de cargos, dentre outros. Para melhor efetivar as devidas cobranças e instruções processuais, elencamos às denúncias, por setores específicos. Seguem, abaixo, algumas destas gravíssimas denúncias:

Secretaria de Saúde:

* Viagens não precedidas de diárias. Vários motoristas têm acumulado dezenas de diérias, não computando o percurso urbano em cidades como Salvador e não libera dinheiro para eventual manutenção: pneu, problema mecânici. Com isto, força o trabalhador a custear quase toda a despesa de viagem;

* Plantão de motoristas muitas vezes de 24/24 horas, expondo a sérios riscos motoristas e passageiros;

* Carros sem manutenção e revisões obrigatórias ocasionando a perda de seguros dos veículos novos e prejuízo para o município, além do risco de acidentes com os trabalhadores;

* Excesso de pacientes nas ambulâncias: muitas vezes esses veículos viajam com 8 (oito) pessoas em seus cubículos, sobrecarregando os trabalhadores (motorista e enfermeiro);

* O último sinistro ocorreu com um veículo 2010, a secretaria demorou muito para recolher o trabalhador e paciente sinistrado em alta e quase 48 horas para recolher o automóvel, que foi todo depenado, só restando a carcaça;

* Multa descontada do contra-cheque do trabalhador motorista, sem ser avisado, comprometendo seu orçamento familiar, sem ter feito a contestação junto ao Detran sobre a possível emergência que ocasionou a multa;

* Motorista do município sem nenhuma identificação;

*Pagamento incorreto de horas extras e adicionais noturnos;

*Veículos com documentação vencida, sem documento e em péssima condição de uso pondo em risco a vida dos servidores e pacientes.

Diante desta situação calamitosa já alertada ao município em ofício e verbalmente, pouco foi resolvido. Pelo exposto e visando exercer nossa atribuição, assim como fiscalizar o bom uso do erário público e proteger a condição de trabalho de nosso servidor. Atenciosamente. Ivanildo Almeida Pires – Presidente do SINDITATIBA – BA.”

VEJA GALERIA DE FOTOS:

 

Motoristas concentrados em frente à CDM

 

Ambulância sucateada: banco do acompanhante é um buraco

 

Com cartazes, motoristas pedem socorro: Ninguém atendeu…

 

Fechadura da porta traseira da ambulância está enferrujada

 

Suporte para tubo de oxigênio foi ‘armengado’ com arame

 

Compartilhe em suas redes sociais!