Vila Santana: casas iguais com valores das prestações diferentes

 

ITAPETINGA: A maioria das pessoas que foram ‘contempladas’ com a aquisição das unidades habitacionais do Loteamento Vila Santana, do programa ‘Minha Casa Minha Vida’, foram suspreendidas ao receberem os carnês para pagamento das prestações, enviados pela Caixa, quando se constatou que os valores eram diferentes para cada mutuário, embora as casas fossem iguais.

O motivo disto, segundo informou o gerente da agência da Caixa em Itapetinga, foram as declarações de rendimentos feitas pelos próprios mutuários, quando da inscrição para aquisição dos imóveis. Segundo o gerente da Caixa, as inscrições desta primeira remessa do programa foram coordenadas pela prefeitura, que deixou de esclarecer aos inscritos que o valor da prestação seria equivalente a 10% da renda declarada, permitindo, assim, que pessoas pouco esclarecidas declarassem renda superior à que realmente possuem.

Com isto, as prestações variam entre R$ 54,50, para quem ganha um salário mínimo, e R$ 163,50 para quem declarou renda de três salários mínimo. Esta distorção vem causando uma grande revolta por parte dos mutuários prejudicados, que alegam não terem sido orientados corretamente pelos prepostos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, quando das inscrições, e que compraram ‘gato por lebre’, pois muitos não têm como pagar as pretações.

O que parecia ser um grande benefício, acabou virando um enorme sacrifício. Lembram da Ecosane?

Por DAVI FERRAZ

Compartilhe em suas redes sociais!