Geraldo Trindade é o novo presidente do Democratas

 

ITAPETINGA: Desde as últimas eleições municipais, quando concorreu a uma vaga na câmara de vereadores, o ex-secretário de educação do governo José Otavio, prof. Geraldo Trindade,  manteve-se distante dos embates políticos locais, por opção própria, para cuidar da sua carreira profissional e realizar doutorado. Na semana passada, entretanto, o jovem político aceitou o apelo dos seus partidários, assumindo o posto de presidente do Diretório Municipal do DEM, em substituição ao líder José Otávio Curvelo. Procurado pelo Sudoeste Hoje, Geraldo nos concedeu uma enriquecedora entrevista. Confira!  

Sudoeste Hoje: Qual o motivo da saída do Dr. José Otávio da presidência do DEM?

Geraldo Trindade: Com o término do mandato da comissão executiva municipal, o DEM precisava formar uma executiva provisória em atendimento à legislação. Entretanto, não existiria nenhum impedimento do próprio Dr. José Otávio re-assumir a presidência, como era da nossa vontade. Como Itapetinga vive um momento de necessária renovação política, partiu dele próprio a decisão de abrir mão da condução do DEM, iniciando um processo, que acredito deverá ser seguido por outros partidos, cuja etapa final, esperamos, será uma grande coalisão de forças em prol do desenvolvimento de Itapetinga.

Sudoeste Hoje: Ouvimos especulações durante a semana passada pelo fato de nenhum dos vice-presidentes terem assumido. Como o DEM chegou ao seu nome? Houve disputa?

Geraldo Trindade: Não. Foi uma escolha de consenso, sugestão dos próprios vice-presidentes, que continuam na comissão provisória. Desde 2007 sou o secretário do DEM e aceitei conduzir a sua reestruturação por entender que desde os tempos do PFL o partido tem sido importante no desenvolvimento do município e não poderia ficar à margem do necessário processo de mudança que toda a comunidade anseia. Todos lembramos que a grande guinada de Itapetinga rumo à diversificação econômica, trazendo a reboque inúmeras obras de infra-estrutura, ocorreu nos mandatos de José Otávio Curvelo, que naquele momento pertencia ao PL, e teve o imprescindível apoio do ex-governador Paulo Souto e do ex-senador Antônio Carlos Magalhães, ambos do PFL, hoje DEM.

Sudoeste Hoje: O DEM, então, está vivo?

Geraldo Trindade: Mais do que nunca. Nas próximas semanas daremos prosseguimento às discussões e decisões internas visando a reestruturação do partido. Deveremos em breve decidir pela escolha do nome do DEM que deverá ser levado às negociações com os outros partidos visando as eleições de 2012, com apoio e participação do Dr. José Otávio Curvelo.

Sudoeste Hoje: O nome do Dr. José Otávio está definitivamente descartado para as eleições municipais do ano que vem?

Geraldo Trindade: O Dr. José Otávio continua sendo o nosso nome preferencial por tudo que ele já demonstrou ser capaz de fazer. Aliás, nosso só não. Todas as pesquisas que temos conhecimento dão larga vantagem a José Otávio na preferência do itapetinguense para assumir a prefeitura em 2012. Entretanto nesses momentos é que podemos confirmar se o discurso da pessoa é conivente com a sua prática. José Otávio sempre disse que não é político profissional, que a sua vida tem na medicina o principal sentido e não na política. É dele, portanto, a decisão de participar ativamente do processo, mas não como candidato. A sua inquestionável liderança deverá ser utilizada na reestruturação do DEM e, em seguida, no processo que pretende promover a grande coalizão de forças para recolocar Itapetinga no rumo. Agora, apesar de ainda acalentamos a vontade de tê-lo como protagonista nas próximas eleições, também entendemos que precisamos estar preparados para oferecer outras alternativas de qualidade e competência.

Sudoeste Hoje: Então, na sua opinião, Itapetinga está sem rumo? CONFIRA TODA A ENTREVISTA…

Geraldo Trindade: Está desgovernada, sem comando e sem perspectivas de melhora. A administração José Carlos Moura é um misto de incompetência e inapetência. Nada funciona a contento. O prefeito loteou a administração para um pequeno grupo em detrimento da população. Apenas a limpeza pública dá sinais de melhora, mesmo assim não por iniciativa do prefeito. A educação não consegue mostrar resultados, a saúde vive de remendos esporádicos deixando as questões mais importantes sem solução. Veja o problema denunciado por este Blog de desvio de verbas da educação, ainda sem explicação convincente nem solução. Na semana passada os professores municipais realizaram ato em frente à prefeitura reivindicando melhores condições de trabalho, reajuste de 15% nos salários e rateio entre eles, de 60% do valor desviado do FUNDEB como manda a lei. Ora, a Secretaria de Educação precisa se pronunciar e abrir a caixa preta para mostrar onde estão sendo gastos os milhões de reais que recebe, pois, desde que deixamos a Secretaria em 2004, nunca mais nenhuma prestação de contas aos professores, pais e a comunidade foi realizada. O governo federal, por sua vez, está fazendo a parte dele pois neste ano o valor repassado pelo FUNDEB para as prefeituras teve reajuste de 21,71%. Com esse aumento a Secretaria Municipal de Educação receberá em 2011 dezenove milhões e meio de reais só do FUNDEB. Quando somamos os recursos que serão recebidos para a merenda, para o transporte escolar, quota do salário educação e recursos próprios, a Secretaria Municipal de Educação terá à disposição vinte e quatro milhões de reais. Ouvi dizer que o prefeito concedeu no dia de hoje 10% de reajuste e mais 5% em agosto para os professores. Ou seja, a secretaria recebeu reajuste de 21,71% desde janeiro e escalonou 15% até agosto. O interessante, e o prefeito ainda não explicou, é que mesmo com tantos recursos, poderiamos estar recebendo muito mais se o total de alunos da rede municipal não tivesse regredido na atual administração.

Veja a tabela:

Como vemos, sumiram  511 alunos das escolas municipais, sem nenhuma justificativa pois a população de Itapetinga não está reduzindo. O censo de 2011 ainda não foi divulgado mas hoje temos mais recursos para menos alunos. Se não bastasse a regressão na quantidade a população precisa saber que a qualidade também tem deixado a desejar, o último resultado do IDEB mostra na avaliação da 4ª série do ensino fundamental de 2007 para 2009, que Itapetinga teve avanço inferior a todas as cidades da região, tomando um banho de Macarani, Maiquinique e Itarantim. Só ganhou de Vitória da Conquista, outra cidade administrada pelo PT cuja educação está um desastre.

Veja gráfico.

O DEM não poderia ficar à margem desses problemas pois temos compromisso com a nossa população. Enquanto os milhões da educação desaparecem, questões como a reformulação do plano de carreira dos profissionais da educação, a democratização com eleição direta para gestores escolares, a adoção de política de bonus por desempenho e aumento da qualidade são engavetados.  Na semana passada também vimos outro exemplo do desgoverno no setor da saúde, quando a Prefeitura, que já havia acertado convênio de auxilio ao Hospital Cristo Redentor, deixou de repassar os recursos por vários meses, jogou a culpa sobre a classe médica e reassinou praticamente o mesmo convênio com grande estardalhaço. As ambulâncias do SAMU192 apresentadas em carreata e grande alvoroço também não disseram para o que vieram, ao passo que nem transporte para procedimentos pré-agendados em outras cidades está sendo feito com regularidade e eficiência. A UPA, também do governo federal está sendo alardeada como grande obra municipal, enquanto as queixas pela falta de atendimento nos postos de saúde se avolumam. Ao tentar pegar carona em projetos federais a administração municipal deixa de lado suas responsabilidades diretas também no setor de saúde. Precisamos de um prefeito que consiga colocar Itapetinga no seu devido lugar como principal centro urbano da região. Dos 26 Territórios de Identidade do Estado da Bahia, apenas três levam o nome da cidade pólo sendo o de Itapetinga um desses. Precisamos aproveitar esta projeção e esta liderança natural. O prefeito precisa pensar grande, ter competência para liderar não só o município mas a região, buscar a união das cidades vizinhas, para juntos e com mais força, poderem reivindicar para a cidade pólo a construção de hospital regional, unidade de hemodiálise, centro de tratamento do câncer, usina de asfalto dentre outras questões que poderiam ser resolvidas mais facilmente em conjunto. Na verdade a coisa tá feia. Enquanto a população sofre sem saúde e educação, espocam denúncias de roubo e desvios que precisam ser investigadas pela Câmara de Vereadores, Ministério Público e Tribunal de Contas, até para, se for o caso, inocentar a administração municipal. Não podemos portanto ficar à margem de tudo isso. Temos a obrigação de intervir.

Sudoeste Hoje: Qual a saída para o caos em que estamos mergulhados?

Geraldo Trindade: A médio prazo, a união das forças políticas contrárias à forma de gestão da atual administração e, se for da vontade da população, darmos a resposta nas eleições municipais de 2012. A curto prazo, a renúncia do prefeito, ou se comprovadas as denúncias, o seu afastamento, também seria uma boa saída.

Por DAVI FERRAZ

Compartilhe em suas redes sociais!