A troca do comando no batalhão da polícia militar em nossa cidade, foi importante para oxigenar e motivar a tropa. O Major Serpa imprimiu um ritmo de atuação há muito reclamada pela comunidade. Ao colocar os policiais nas ruas para abordarem as pessoas, pratica-se a melhor estratégia para a prevenção de práticas criminosas. Ao começar jogando “duro”, o novo comando conquistou o apoio da população e amedrontou a bandidagem.

A polícia militar é o lado mais visível e mais cobrado do aparato da segurança publíca. O policial fardado, presente nas ruas, significa a presença do Estado confrontando os indivíduos que vivem da prática do ilícito, da criminalidade. A criminalidade estava avançando em solo fértil. Os criminosos cada dia mais ousados e abusados. De repente, como um toque de mágico, a mesma tropa, que estava desmotivada e sem produtividade, parte para a reação e mostra quem manda no “pedaço”.

Os mais céticos dizem que a atual forma de atuação da polícia militar é praxe em toda troca de comando, e que logo após, vem o período da acomodação e da rotina. Conversei pessoalmente com o Major Serpa e estou otimista com a perfomace do batalhão. Quatro novas viaturas para a polícia militar, continuidade das abordagens, intolerância com comportamentos inadequados de integrandes da tropa, melhor serviço de inteligência, são providências que podem fazer a diferença.

Nestas duas semanas sob comando novo a polícia militar fez a criminalidade arrefecer e tivemos a sensação de que vivemos em uma cidade tranquila, pacificada. Seria muito bom a continuidade desta paz.

Por JOSÉ ELIAS RIBEIRO

Compartilhe em suas redes sociais!