O desafio de reconstruir um país devastado na sua infra-estrutura e abalado psicológicamente com a morte de milhares de pessoas, tem mostrado ao mundo, como o poder publíco do Japão consegue atuar em benefício do publíco japonês.

O homem moderno consegue prever com antecedência a ação da natureza mais não consegue impedir que tragédias aconteçam. O poder publíco deve agir imediatamente quando solicitado “necessário” em favor da sua população. O público somos nós e o poder publíco, todos aqueles que por concurso, nomeação ou votos, recebem a incumbência de zelar pela “coisa” publíca.

No programa Na boca do povo, fiz uma brincadeira que merece reflexão. Vamos importar alguns japoneses para administrar nossa cidade. Não é ofensa e nem gozação. Um povo que consegue recuperar 100 Km de uma estrada devastada em duas semanas de trabalho é digno de admiração.

O nosso desafio é a recuperação de ruas esburacadas, bueiros entupidos, esgotos a céu aberto, bairros intransitáveis, “por causa de algumas chuvas” e o poder publíco não consegue resolver as demandas que afligem a população. Será possível japonesar os nossos administradores?

Por JOSÉ ELIAS RIBEIRO

Compartilhe em suas redes sociais!