Mesmo com chuvas moderadas a área ficou totalmente alagada

 

ITAPETINGA: Depois de permitirem a construção de cerca de 680 apartamentos do programa governamental ‘Minha Casa Minha Vida’ em um loteamento irregular e sem qualquer infra-estrutura, localizado no meio do nada, a prefeitura de Itapetinga e a Caixa Econômica Federal, autorizaram a construção de mais 500 habitações do programa, no bairro Nova Itapetinga, em um terreno totalmente alagadiço e inundável pelo Rio Catolé.

A área, adquirida no ano passado em mãos de familiares do então secretário municipal de transportes, João Monte,  é reconhecidamente inapropriada para construção de moradias, visto que já foi inundada  por diversas vezes, durante as várias enchentes que ocorreram na cidade.

Apesar do nome ‘oficial’ o conjunto já está sendo chamado de “Piabão”

Na maior delas, ocorrida em fevereiro de 1981, toda a área foi alagada, incluindo as ‘casas populares’ e sítios vizinhos, que ficaram totalmente submersos até à altura dos telhados. Durante essa e outras enchentes, a retirada dos moradores foi feita através de canoas e bóias, incluindo aí as familias do próprio João Monte e do ex-delegado Didi Ribeiro, que foi resgatado em cima do telhado da sua casa.

Mesmo alertados através de reiteradas denúncias postadas neste site e tendo conhecimento do problema, a Caixa e a prefeitura deram sinal verde para a execução das obras, que mal começaram e já enfrentam problemas sérios de alagamentos, provocados pelas moderadas chuvas que caíram durante este final de semana. 

As chuvas alertaram e a Caixa deverá rever a autorização da obra

Mais da metade da área ficou totamente alagada e comprometida, como comprovam as fotos exclusivas tiradas pela nossa reportagem, demonstrando que o local é inadequado para a edificação das habitações do programa ‘Minha Casa Minha Vida’, que  não permite a contrução de moradias em áreas de risco.

Pelo visto, a administração do prefeito Zé Carlos aposta todas as suas fichas em São Pedro, se esquecendo de que o padroeiro da cidade é São José, o santo mais generoso em matéria de chuvas.

Por DAVI FERRAZ

Fotos: SUDOESTE HOJE

Compartilhe em suas redes sociais!