Quando estamos distantes da nossa cidade, densenvolvemos um “novo olhar”, pespectiva diferente da nossa habitual indiferença.

São Paulo, capital com 11 milhões de pessoas. 38% das 100 maiores empresas privadas de capital nacional; 63% dos grupos internacionais instalados no Brasil; 17 dos 20 maiores bancos; 8 das 10 maiores corretoras de valores; mostram claramente a pujança industrial e comercial dos paulistas.

O ritmo de instalação de novas empresas “muito em função dos incentivos fiscais que muitos estados adotam para atração de industrías”, vem perdendo força. A partir de 2004, São Paulo demonstra uma vocação para o turismo, que vem atraíndo 11,5 milhões de visitantes anuais. 160 teatros, 110 museus, 260 salas de cinema, 40 centros culturais, 64 parques e áreas verdes, 7 estádios de futebol, 2 iate clubes, 1 autódromo internacional, 12 clubes de golfe… é verdadeiramente um leque para o turista.

Olhando para a nossa cidade com um “novo olhar”, quero lista o parque da matinha, a igrejinha de pedra, a lagoa, a exposição, o Coroas e o ITC, o nosso pequeno aeroporto, o São João, a Vaca Lôca, o Primaverão, temos nossos atrativos.

Uma ultíma informação: 83% dos turistas visitam museus e 81% visitam parques e áreas naturais. Estamos iniciando a nossa industrialização e podemos perfeitamente pensar um pouco mais adiante.

Devemos discutir a possibilidade da indústria do turismo em Itapetinga.

Por JOSÉ ELIAS RIBEIRO

Compartilhe em suas redes sociais!