Palanques e praças vazios retratam o desânimo do eleitorado

ITAPETINGA: O quadro político eleitoral em Itapetinga continua confuso e indefinido, às vesperas das eleições. O eleitorado ainda não ‘tomou gosto’ pela campanha e o que chama mesmo a atenção é a falta de entusiasmo da população em relação às dezenas de candidatos que se apresentam. Nos eventos e manifestações políticas,  quando não são as claques pagas e grupos de apoio para levantar as bandeiras, o que se observa é que o “eleitor normal” não está nem aí para os candidatos.

A campanha carece de emoção. Nada de novo – os mesmos personagens, os mesmos discursos, as mesmas acusações, as mesmas desculpas…Tudo como era há muito tempo atrás. Além de não ver os candidatos, a empolgação dos eleitores e novas mensagens, pode-se identificar outro problema: O facciosismo jornalístico das emissoras de radios, que chega a dar nojo.

Sem conseguir mobilizar os eleitores para eventos políticos, o programa predileto dos candidatos e seus ilustres representantes é visitar as feiras livres, onde a concentração de pessoas é garantida, nos finais de semana. As grandes ‘caminhadas’ e ‘domingueiras’, que arrastavam multidões, viraram coisa do passado e ninguém mais se arrisca em fazê-las, por falta de quorum.

A tão esperada ‘polarização’ entre os grupos dominantes da política local, não aconteceu, favorecendo aos candidatos “estrangeiros” ou “paraquedistas”, o que pode levar a uma disseminação ainda maior dos votos válidos nestas eleições. Prejuizo certo para os candidatos ‘locais’, que esperavam obter expressivas votações, acima dos 8 ou 10 mil votos. Isto também virou coisa do passado, ou talvez de um outro futuro…

Como a expectativa é de que a campanha ganhe um novo fôlego nos últimos 20 dias, vamos esperar, a partir de hoje,  para ver o que acontece. Sinceramente, não acredito em grandes mudanças.

Davi Ferraz – Editor

Compartilhe em suas redes sociais!