março 2017
D S T Q Q S S
« fev    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • Atento: Na verdade, a operação contribui para gerar descredito na instituição “Policia Federal”...
  • Anônimo: todo tipo de mazela vem se arrastando a oito anos Desgovernou a prefeitura de tal forma que Zé Carlos se...
  • Duduydabahia: Eu concordo com o internauta “Também tô oiando”, parece que prender o 9D3D05 antes de 2018...
  • Curiosidade: Esse sinal de internet na lagoa vai ser definitivo,todos os dias?ou so qdo tiver eventos?se for a...
  • Também tô oiando.: Eles acharam que iam achar o dedo perdido de Lula no meio da carne moída com papelão. Lascaram com...
  • Pedro Raphe: Mais um ajudado pelos coleguinhas! Esse é o cenário político de nosso Brasil.
  • Boca de Fogo: vereador de um so mandato mentiroso promete e nao cumpre so presta para pedir fraco todo e realmente...
  • Ane: Concordo com Barradão. Só pode ser coisa da CIA. Não tem cabimento fazer gol contra. Claro que tem empresa que...
  • Barradão: Vai ver a CIA e o FBI estão por trás disso tudo. Esculhambar a carne brasileira para os americanos se dar...
  • José: A biblioteca tb precisa de W-fi. E na pça Dairy Valley, tb.
  • José: O negócio é saber separar o joio do trigo. Uma laranja podre no balaio, acaba contaminando as outras que muitas...
  • valter marcos: sinal que é bom passar longe vai querer compra o povo la China agora que vai ser um ninho de ladrão...
  • JORJE: VAMOS VER SE ELE CONSEGUE PELO MENOS UM RESIDENCIAL….O ZÉ CONSEGUIU A UPA….O SAMU……06...
  • Rõmulo: Reconhece que vc foi um dos primeiros a recomendar cautela frente ao estardalhaço que a Policia Federal fez...
  • Leitor: Isso é papel de vereador? Acho que ele vive naa Suíça.
leitores online


73º ANIVERSÁRIO DE MACARANI - BAHIA

73º ANIVERSÁRIO DE MACARANI – BAHIA

ITAPETINGA - BAHIA

ITAPETINGA – BAHIA

FRIGORÍFICO SUDOESTE - ITAPETINGA-BA

FRIGORÍFICO SUDOESTE – ITAPETINGA-BA

SALVADOR REGISTRA 4 MORTES DE MACACOS INFECTADOS POR FEBRE AMARELA

febre_amarela

Subiu para quatro o número de mortes de macacos infectados pelo vírus da febre amarela em Salvador, este ano. O dado foi divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na tarde desta quarta-feira (29). Na manhã desta quarta, o órgão já havia confirmado o primeiro caso da doença em macaco na capital baiana.

As quatro mortes dos animais, conforme a Sesab, foram registradas nos bairros da Vila Laura, região de Brotas, Itaigara, Itacaranha e São Tomé de Paripe, no subúrbio. O secretário da Saúde do município, José Antônio Rodrigues, explicou, em coletiva realizada na tarde desta quarta, que um dos quatro macacos achados em Salvador, um ainda não é considerado, pelo município, como um caso registrado na capital, pois o animal veio de uma cidade do interior para Salvador.

Devido à confirmação dos casos, 400 mil doses extras da vacina contra a doença foram liberadas para a capital baiana nesta quarta-feira, com o objetivo de imunizar os cidadãos que não possuem duas doses registradas no cartão de vacinação.

O reforço na imunização da população começa na quinta-feira (30). Rodrigues ainda explicou que a expectativa é que a Bahia receba 2,5 milhões de doses, mas não detalhou quantas serão direcionadas para Salvador. “Não sei quantas ficarão na capital, mas isso será decidido em breve. Vamos para uma reunião em Brasília na quinta-feira para acertamos os detalhes”, explicou.

Sobre os macacos, o secretário detalhou que 26 deles foram analisados. Do total, quatro confirmados. Os animais foram achados em área próximas de mata. Rodrigues destacou que o animal não é transmissor da doença para humanos.

“Identificamos 26 macacos que foram achados de janeiro para cá. Alguns deles, claramente, morreram por espancamento. Não é o macaco que passa a doença para a população, quem passa é o mosquito. O macaco é um sentinela porque através dele ficamos sabendo que tem algo que precisamos ficar atentos na região”, disse. //G1

BAHIA: CONTA DE LUZ TERÁ REDUÇÃO MÉDIA DE 15,46% NO MÊS DE ABRIL

CONTA DE LUZ

A conta de luz será reduzida, em média 15,46% na Bahia no mês de abril para consumidores residenciais, de acordo com comunicado da Companhia de Energia Elétrica da Bahia (Coelba). A redução tarifária, sem considerar os tributos, será de R$ 6,65 a cada 100 kWh consumidos.

A medida de redução na tarifa de energia foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na terça-feira (28), para compensar os consumidores pela cobrança indevida de um encargo voltado a remunerar a usina de Angra 3, no Rio de Janeiro.

Conforme a Coelba, a percepção da redução tarifária nas faturas dos consumidores se dará de acordo com os ciclos de leitura e faturamento de cada um, sendo que, em geral, será completada em dois meses.

Por exemplo, se um cliente que teve o consumo aferido entre os dias 21 de março e 20 de abril, terá 10 dias com a tarifa vigente em março e 20 dias com a nova tarifa reduzida. Na conta do mês seguinte, o consumidor perceberá uma redução proporcional no valor referente aos demais 10 dias de abril com tarifa ajustada.

APAE DE ITAPETINGA INICIARÁ “TESTE DO OLHINHO” PELO SUS A PARTIR DE ABRIL

 

teste-do-olhinho

O Teste do Olhinho previne e diagnóstica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estáticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo mundo.

Não deixe para depois- Pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis se fossem detectadas precocemente, antes e se agravarem. Daí a importância do Teste do Olhinho.

17554466_625264747675986_1462833097106616777_n

A APAE -Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itapetinga-Ba, a partir do dia 04 de Abril de 2017, iniciará o TESTE DO OLHINHO pelo SUS. Agende se horário.

Contato: (77) 326120-40 / 77-32611819

A Direção.

 

ITAPETINGA: PEDRO TAVARES, RODRIGO HAGGE E COMISSÃO SE REÚNEM COM SECRETÁRIO DA AGRICULTURA VITOR BOMFIM

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé e área interna
O deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) e o secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim, se reuniram nesta terça-feira, 27, com o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, e com integrantes da comissão responsável por enviar relatórios e fazer amplas negociações em relação a seca que assola no município. O grupo é formado pelo representante dos produtores rurais, Caio Aguiar; Márcio Pedreira, representante da Uesb; Marcelo Ferraz, representante do Sindicato Rural e Murilo Cardoso, representante das cooperativas. 
 
No encontro, as lideranças discutiram os prejuízos causados pela estiagem e ações a serem realizadas no intuito de minimizar os efeitos da seca. Além disso, trataram também sobre a renegociação das dívidas dos produtores. Com base nisso, foi agendada para próxima quinta-feira, dia 30, uma reunião do titular da Seagri com a Superintendência Regional do Banco do Brasil. O secretário Vitor Bonfim estará acompanhado do prefeito Rodrigo Hagge para discutir a questão da prorrogação das dívidas. //Ascom

ITAPETINGA: MULHER É AMARRADA E TEM SEU VEÍCULO ROUBADO NA VILA ISABEL

carro

No início da noite desta segunda-feira (27), uma moradora do bairro Vila Isabel teve o seu carro tomado à força por assaltantes, quando se preparava para sair de casa com o seu veículo, um Volkswagen Fox, cor prata, de placa policial NTO- 2005.

Segundo informações da vítima, os assaltantes fizeram várias ameaças e a levaram amarrada até às imediações do Motel Mirage, deixando-a numa estrada vicinal conhecida como ‘Estrada de Dona Naná’. em Itapetinga. A vítima conseguiu se soltar, pediu ajuda e foi à delegacia registrar boletim de ocorrência.

O carro foi visto pela última vez sendo abastecido no Posto Águia, no trevo que liga Itapetinga a Macarani.

Qualquer informação sobre o paradeiro do veículo, favor entrar em contato pelos fones: 77 98162 4903 / 3221 7582  98128 5537.

COMARCA DE ITAPETINGA ESTÁ SEM JUIZ TITULAR HÁ QUASE UM ANO, RECLAMA OAB

forum_itapetinga

Cerca de 40 mil processos estão praticamente parados na Justiça de Itapetinga, região sudoeste da Bahia, porque a cidade está sem juiz titular desde julho de 2016. A situação é parecida na cidade de Itambé, cidade localizada também no sudoeste do estado, que está sem juiz titular há cerca de dois anos. O problema preocupa moradores e advogados das duas cidades.

O assessor da presidência do Tribunal de Justiça explicou que foi aberto um edital, com prazo para maio, a fim de promover de cerca de 70 juízes para comarcas de todo o estado, entre elas de Itapetinga. Ainda não há previsão de chegada de juízes titulares em Itambé, porque depende da realização de outro edital. Não foi informado o número de processos parados em Itambé.

Para a população não ficar ainda mais prejudicada, juízes de cidades como Jequié, Ibicuí, Itarantim e até mesmo Salvador precisam ir a Iitapetinga durante alguns dias da semana, mas ainda assim, muitos processos ficam parados.

A dona de casa Edilene Ferreira está há 13 anos com um processo parado na Justiça de Itapetinga. Ela moveu uma ação contra o município depois de um acidente com a filha dentro de uma escola, mas a causa não foi julgada. “Há 13 anos, aguardo o resultado desse processo da minha filha que perdeu a visão na escola e, até o momento, nada foi feito”, reclama.

A situação é acompanhada pela Ordem dos Advogados no município. Um grupo de advogados tem se reunido frequentemente para discutir o problema. “Estávamos com quatro juízes até julho do ano passado, perdemos todos os magistrados por promoção e ficamos com todo o acervo parado”, diz o presidente da OAB na cidade, Fabricio Moreira. Informações do G1.

MACARANI: CÂMARA APROVA CONTAS DO EX-PREFEITO CARLINHOS, REJEITADAS PELO TCM

carlinhos 1

Numa votação histórica, a Câmara de Vereadores de Macarani derrubou pareceres do TCM e aprovou as contas do ex-prefeito Antônio Carlos Macedo (PMDB), o popular ‘Carlinhos’, referentes aos exercícios de 2012 e 2013, que já haviam sido reprovadas pela própria câmara do município, em dezembro de 2015.

Com a nova decisão da Câmara Municipal, Carlinhos fica desimpedido de concorrer a cargos eletivos, já que a decisão do TSE que cassou o seu mandato de prefeito, por distribuição de camisetas na campanha de 2012, não o tornou inelegível, deixando as portas abertas para futuras candidaturas.

Segundo o entendimento constitucional, os pareceres dos tribunais de contas são peças técnicas meramente opinativas, podendo ser aceitos ou recusados pelas câmaras de vereadores, a quem cabe o seu julgamento definitivo.

A conversa corrente em Macarani e municípios da região é de que o ex-prefeito Carlinhos deverá disputar uma vaga na Assembléia Legislativa da Bahia, nas próximas eleições.

Por Davi Ferraz

IGUAÍ: EX-PREFEITO MURILO ENTRA COM AÇÃO NO TSE PARA CASSAR PREFEITO RONY

Murilo-Rony

O prefeito de Iguaí, Rony Moitinho (PSD) foi denunciado no Tribunal superior eleitoral (TSE) pela coligação “ Juntos para novas realizações”, do ex-prefeito Murilo Veiga (DEM), pela acusação de ter tidos suas contas rejeitadas pela câmara municipal.

Rony Moitinho teve seu registro de candidatura indeferido pela justiça eleitoral local, mas conseguiu o deferimento no Tribunal Regional eleitoral (TRE). O relator do processo é o Ministro Napoleão Nunes Maia Filho.

Se o TSE indeferir o registro de candidatura de Rony Moitinho, ele perderá o mandato o presidente da câmara assumirá até a realização de uma nova eleição. //Políticos do Sul

PEDRO TAVARES COMEMORA ENTREGA DE NOVA AMBULÂNCIA DO SAMU PARA ITAPETINGA

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, carro e atividades ao ar livre

A cidade de Itapetinga recebeu nesta segunda-feira, 27, uma nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), do governo federal.

Junto ao prefeito do município, Rodrigo Hagge, o deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) comemorou a nova aquisição e destacou a articulação do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), que foi fundamental para entrega da ambulância.

Segundo Tavares, o novo equipamento vai contribuir de forma significativa no atendimento de saúde à população. “A administração municipal tem feito sua parte, mesmo recebendo a cidade com sérias dificuldades. Em apenas dois meses e meio, a Prefeitura tem colocado a casa em ordem. Tenho certeza que o excelente trabalho que vem sendo exercido renderá bons frutos aos moradores de Itapetinga”, declarou o parlamentar. //Ascom

ZÉ ELIAS: “OPERAÇÃO CARNE FRACA PUNIU MAIS AS EMPRESAS IDÔNEAS QUE AS ILÍCITAS”

jose-elias-2

A Policia Federal é um órgão de Estado com grandes serviços prestados ao povo brasileiro. Nos últimos tempos, tem se notabilizado em investigar casos de corrupção envolvendo agentes públicos e grandes empresários.

Na sua última grande investigação de apelo midiático, a Policia Federal cometeu um erro terrível ao divulgar que a qualidade da carne que os brasileiros consomem e os excedes para exportação, estariam comprometidos por ação de inescrupulosos empresários e funcionários públicos corruptos. Misturando alhos com bugalhos e sinalizando que toda a cadeia produtiva e de processamento de carnes, estariam todos no mesmo barco.

No Brasil existem mais de 4.500 indústrias que trabalham com carnes e as investigações da Policia Federal alcançaram irregularidades em 21 delas, como então colocar em suspeita todo um setor do agronegócio brasileiro?

Em Itapetinga temos uma planta do JBS e outra do Frigorífico Sudoeste, que trabalham dentro dos parâmetros legais e que com muito esforço e dedicação conseguiram autorização para exportar parte de sua produção. Como colocar estas duas empresas no mesmo “balaio” daquelas envolvidas nas investigações?

A Policia Federal deve continuar fazendo o seu papel institucional e receberá sempre o apoio da população ao revelar negociatas envolvendo os figurões do país, mas no afã de investigar precisa ter cuidado para não misturar empresas similares que trabalham com zelo e correção e empresas que praticam falcatruas e ludibriam os consumidores.

A operação Carne Fraca até agora, serviu para punir muito mais empresas que não praticam ilicitudes, portanto inocentes, que tiveram seus produtos embargados por diversos países e comprometimento de seu funcionamento normal com a interrupção das compras e continuidade do abate.

Ironia do destino: EUA e Austrália que são adversários ferrenhos do Brasil na exportação de carnes, estão muito satisfeitos com a operação Carne Fraca.

Por José Elias Ribeiro

TREMOR DE TERRA ASSUSTA MORADORES DE SALVADOR E ITAPARICA NESTE DOMINGO

Salvador

Um tremor de terra assustou moradores de Salvador na manhã deste domingo (26), fazendo portas e janelas trepidarem, paredes balançarem etc. No Facebook, a jornalista Louise Calegari postou sua tensão com o ocorrido: “Barulho de explosão, com portas trepidando. Foi ouvido em Brotas, Politeama, Paralela, Federação, Imbuí, Liberdade, Barra, na Ilha.. ALGUÉM sabe do que se trata? Estou preocupada”.

Em resposta à postagem dela, novos locais apareceram como atingidos pelo tremor, embora nem todo mundo tenha ouvido a explosão. “Aqui na Paralela também!”, escreveu o jornalista Cesar Marques. “Eu também ouvi, estou na Graça”, comentou uma internauta. O tremor atingiu ainda o Santo Antônio Além do Carmo. “Fiquei com medo, sem entender o que estava acontecendo. Até porque essa região é antiga, sei lá, vai  que cai tudo”, disse a moradora Maria Marta Ogando.

Algumas pessoas consideram a possibilidade de abalo sísmico. A Defesa Civil de Salvador disse que ainda não tinha nenhuma informação sobre o ocorrido.

Salinas – Alguns moradores da cidade de Salinas da Margarida, no Recôncavo baiano, afirmaram ter ouvido uma explosão forte na região. O Corpo de Bombeiros disse que não havia nenhuma chamada no município e nem nas proximidades.

O ex-prefeito Jorginho (PSB) afirmou que está na cidade, mas não ouviu nada.  “Há realmente muita conversa em relação a alguma explosão, abalo sísmico, bomba de peixe, mas até agora nada de concreto, estou em Salinas, eu, particularmente, não ouvi nem senti nada. Logicamente no WhatsApp já estão falando de várias possibilidades, mas nada de concreto”, disse, à reportagem. Leitores do bahia.ba também flagraram “bolas laranjas” no céu de Ipitanga.

VEREADOR ANDERSON DA NOVA COMEMORA WIFI LIVRE NO PARQUE DA LAGOA

ANDERSON

Quem comemorou com entusiasmo o WiFi livre no Parque Poliesportivo da Lagoa foi o atuante vereador Anderson da Nova (DEM), que havia feito uma Indicação na Câmara Municipal, sugerindo ao prefeito Rodrigo Hagge a instalação do sinal aberto de internet no local, além de um Posto Policial, para dar segurança aos frequentadores do Parque.

Anderson, que é da base do governo municipal, também apresentou Indicação pedindo a requalificação da praça em frente ao Posto de Saúde José Luna, na Nova Itapetinga, com a construção de uma academia com pista de Cooper ao ar livre, naquela praça, para uso dos moradores do importante bairro.

Em contato com o Sudoeste Hoje, Anderson aplaudiu a iniciativa do prefeito: “Fiz a indicação cumprindo o meu dever como vereador e o prefeito Rodrigo Hagge com visão do futuro colocou o WiFi livre, mesmo em caráter experimental, e a cidade é quem ganha. Assim, em tempo real, vamos poder mostrar para todo o mundo a beleza do nosso principal cartão postal”, concluiu. CONFIRA A INDICAÇÃO DO VEREADOR:

indicação do vereador anderson

ITAPETINGA: RAPAZ É MORTO A TIROS EM EVENTO EVANGÉLICO NO PARQUE DA LAGOA

ASSASSINATO ACONTECEU EM MEIO A UMA MULTIDÃO DE FIÉIS QUE PARTICIPAVAM DO EVENTO NO PARQUE POLIESPORTIVO DA LAGOA

ASSASSINATO ACONTECEU EM MEIO A UMA MULTIDÃO DE FIÉIS QUE PARTICIPAVAM DO EVENTO NO PARQUE POLIESPORTIVO DA LAGOA

Na noite desta sexta-feira (24), a comunidade evangélica de Itapetinga foi abalada com o assassinato a tiros de um jovem de 25 anos, durante a realização do tradicional evento cristão, ‘Jesus Vida Verão’, promovido por várias igrejas.morto na lagoa

De acordo com informações da polícia civil, Mateus de Oliveira Santana, conhecido como o “Teteu”, participava do evento religioso quando foi alvejado com 5 tiros por um elemento ainda não identificado, que evadiu do local do crime em uma moto.

Mateus chegou a ser socorrido e levado pelo Samu 192 para o Hospital Cristo Redentor, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morreendo.

A Polícia Civil, que investiga o caso, informou que o jovem já tinha passagens pela delegacia, inclusive por envolvimento com o tráfico de drogas.

Por Davi Ferraz – Fotos: Redes Sociais

ITAPETINGA: PREFEITURA PROMOVE 1º WORKSHOP DO ESPORTE NO DIA 4 DE ABRIL

Nenhum texto alternativo automático disponível.

A Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer estará promovendo, no próximo dia 4 de abril, na Câmara Municipal de Itapetinga, o I Workshop do Esporte de Itapetinga com o tema: O esporte como espaço educativo, formando cidadãos.

Serão duas palestras com Doutores em educação física dá UESB Jequié, Prof. Dr. Hector Munaro, abordando sobre Fisiologia do Esporte e Prof. Dr. César Pimentel, na temática, Futebol como instrumento social.

Cada participante receberá certificado emitido pela Secretaria com carga horária de 3 horas. O primeiro workshop do Esporte, traz até os profissionais de educação física e desportistas em geral dá nossa cidade, a oportunidade de ter aqui a chance de capacitação, válida para todas as modalidades esportivas.

A Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer espera lotar a Câmara, já que profissionais e estudantes de municípios vizinhos devem também prestigiar esse momento de aprendizado, colocando em prática o pedido do Prefeito Rodrigo Hagge, governo Eficiente, Inovador e Diferente.

Não haverá nenhuma taxa de inscrição para participar. //Ascom

BOA NOTÍCIA! PREFEITURA DISPONIBILIZA INTERNET GRÁTIS NO PARQUE DA LAGOA

lagoa wifi

Numa iniciativa pioneira em Itapetinga, a prefeitura disponibilizou, a partir desta sexta-feira, sinal aberto de internet no Parque Poliesportivo da Lagoa, o cartão postal da cidade.

Segundo a assessoria de gabinete do prefeito Rodrigo Hagge, o sinal via WI Fi foi instalado em caráter experimental e ainda necessita de alguns ajustes, mas que será permanente.

Em contato com o Sudoeste Hoje, o assessor Clóves informou que a instalação do Wi Fi na Lagoa é uma prévia do São João, que deverá ser a maior festa junina já realizada em Itapetinga.

Por Davi Ferraz


  • 12 de março de 2017 | 23:22

    A imagem pode conter: texto


  • 20 de janeiro de 2017 | 00:16

    Nenhum texto alternativo automático disponível.


  • 17 de janeiro de 2017 | 21:47

    A imagem pode conter: 2 pessoas


  • 12 de dezembro de 2016 | 21:21

    A imagem pode conter: atividades ao ar livre e texto


  • 12 de dezembro de 2016 | 21:17

    A imagem pode conter: telefone e tela


  • 12 de dezembro de 2016 | 21:00

    ramos-pneus

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia