junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
leitores online


:: ‘Geral’

2ª VIA DO TÍTULO PODE SER SOLICITADA ATÉ 27 DE SETEMBRO

 

Desde o dia 9 de maio, quando houve o fechamento do Cadastro Eleitoral, os eleitores que comparecem aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral em todo o Brasil só podem solicitar três documentos: segunda via do título do eleitor, a certidão de quitação eleitoral e a certidão circunstanciada. O dia 27 de setembro (dez dias antes da eleição) é o prazo final para a solicitação da segunda via do título. A certidão de quitação eleitoral, que comprova que o eleitor está quite com a Justiça Eleitoral, continua a ser solicitada, tanto pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) como em qualquer posto da Justiça Eleitoral do Estado. O prazo consta no Calendário Eleitoral.

Para os que precisam regularizar a situação, seja porque tiveram o título cancelado ou não fizeram o alistamento (primeira via do título), há a certidão circunstanciada. O documento comprova que o eleitor compareceu ao Tribunal para a realização dos procedimentos necessários, mas não pôde completar o serviço devido ao fechamento do Cadastro. O documento pode ser solicitado em qualquer posto de atendimento do TRE.

SALÁRIOS DOS PROFESSORES GREVISTAS SERÃO PAGOS NO DIA 15

 

O pagamento dos salários dos professores da rede estadual que ainda estão fora de folha será efetuado no dia 15 deste mês, conforme informado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia nesta terça-feira (7). O pagamento é referente aos meses de abril, junho e julho, período da greve da categoria, e condicionado ao calendário de reposição de aulas. A secretaria orienta que as escolas providenciem a aprovação do calendário de reposição junto ao colegiado escolar e o envio às Diretorias Regionais de Educação (Direc) para que os professores que ainda estão fora da folha recebam seus salários no dia 15. Os diretores das escolas devem enviar o calendário de reposição de aulas até a próxima segunda-feira (13). Em nota, o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, ressalta que o cumprimento do ano letivo está assegurado em toda rede estadual. Leia mais no Correio.

MANCADA DE ROSEMBERG PINTO SEPULTA O PT DE ITAPETINGA

Rosemberg Pinto assinou o ‘Atestado de Óbito’ do PT de Itapetinga

 

ITAPETINGA: A intervenção do Deputado Rosemberg Pinto nos assuntos internos do PT de Itapetinga, foram catastróficas para a legenda e o resultado está sendo a desintegração total do partido, que em 2008 ganhou as eleições municipais e tinha tudo para crescer e se consolidar como maior partido local.

Com a manutenção forçada de  Zé Carlos como candidato a prefeito, figuras importantes do PT de Itapetinga continuam pedindo oficialmente desfiliação ao partido, desembarcando em outras legendas. O primeiro grupo que rompeu com o PT, era liderado por Jorge Pantera e Gilvan Fiscal, que formaram o PSB. Por último, abandonaram o barco petista o professor da UESB Ronan Batista, a ex-Secretária de Desenvolvimento Social, Cledilene Batista, e Juan Apolony, diretor do Sindialimentação, que concederem entrevista na Rádio Vida Nova FM, no último sábado, anunciando a saída do PT. Por telefone, o radialista Marcelo Lima também comunicou sua desfiliação.

Todos alegaram como motivo do rompimento a descaracterização do partido e os rumos tomados pela administração municipal de Itapetinga. A tendência é permanecer no PT somente os filiados que ocupam cargos no governo. O futuro da legenda é incerto. Nos bastidores é dada como certa a saída do prefeito do PT, ganhando ou perdendo a eleição. Resultado o PT poderá fechar as portas depois da eleição.

Um dos nomes mais respeitados do PT local, o empresário Miraldo Mota, definiu assim a situação atual da legenda: “Saí desgastado e desrespeitado do processo. A direção estadual passou rolo compressor sem mostrar pesquisa e o partido teve que unificar em torno do nome do prefeito. Não sei ainda que rumo vou tomar.” 

Davi Ferraz (com informações do Itapetinga Net)

E O SALÁRIO DOS PROFESSORES?

AULAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS VÃO ATÉ 4 DE MARÇO, DIZ SECRETÁRIO

Secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto

 

As escolas da rede estadual de ensino retomaram as aulas nesta segunda-feira (6). Todas as 1.411 unidades escolares funcionaram normalmente no estado, segundo a Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado (Secom). O secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, informou que cerca de 1.200 unidades escolares vão encerrar o letivo 2012 até janeiro, 200 no final de fevereiro de 2013 e algumas, no máximo, até o dia 4 de março.

As escolas devem aprovar os calendários de reposição com os colegiados escolares e encaminhar para validação da Diretoria Regional de Educação (Direc). Os alunos do terceiro ano do ensino médio são os que terão maior dificuldade para cumprir o calendário. Nos fins de semana, terão de se dividir entre aulas de reposição e os aulões preparatórios para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As aulas na maior parte das escolas ficaram suspensas durante a greve dos professores, encerrada na última sexta-feira (3) após 115 dias. (Correio)

MORRE RICARDO BENEVIDES ‘CACAU’

 

ITAPETINGA: Acabamos de receber a informação de que o nosso amigo Ricardo, conhecido como ‘Cacau, morador antigo da rua Macarani, em Itapetinga, faleceu hoje em um hospital na cidade de Vitória da Conquista. Ricardo já vinha doente e se tratava em Conquista. Segundo comentário postado no Facebook, por amigos dele a da sua família, houve complicações com a diabetes de que era acometido, o que o levou ao falecimento.

Ricardo era um grande amigo e tinha como hábito tomar um cafézinho no Rondelli, todos os dias, onde sempre nos encontrávamos para levar aquele bate-papo. Apesar dos graves problemas de saúde, estava sempre otimista e alegre. O Sudoeste Hoje manifesta as suas condolências à família enlutada.

DAVI FERRAZ – EDITOR

 

BATE-PAPO DE DR. ARNALDO VIRA COMÍCIO NA VILA RIACHÃO

 

ITAPETINGA: O sucesso do lançamento dos candidatos a vereador da coligação Novo Tempo para Itapetinga na Vila Riachão no último sábado à noite confirmou o favoritismo dos candidatos Arnaldo Texeira e Geraldo Trindade junto aos moradores das vilas.

De forma espontânea, uma multidão lotou a Praça Frank Aguiar, prestigiando os candidatos a vereador Linneu Aguiar, Givaldo Sena, Zilma, Dimas da Serraria, Cristina e Bilôra e aplaudindo entusiasticamente, mais uma vez o ex-prefeito José Otávio Curvelo, muito querido na Vila Riachão, assim como o Dr. Arnaldo Texeira, carinhosamente chamado de “médico amigo” pelos moradores do local, e o professor Geraldo Trindade.

Na oportunidade, a multidão mostrou-se muito animada com o crescimento da campanha do Dr. Arnaldo, que a cada dia recebe novas adesões de peso, como a da ex-secretária de Desenvolvimento Social, Cledilene Batista, que integra a ala do PT “histórico” de Itapetinga, a qual reconheceu o erro do seu partido ao lançar a candidatura do atual prefeito e afirmou que “a mudança verdadeira que Itapetinga precisa será com Arnaldo Texeira, por isso estou aqui manifestando a ele o meu apoio”.

Representando os moradores da Vila Riachão e Vila Aurora, as donas de casa Rosália de Campos e Marilene Souza Silva, respectivamente, reforçaram as críticas ao atual prefeito, “que abandonou o povo das vilas, esqueceu da gente, que está aqui há quase quatro anos comendo poeira e lama”.

CONFIRA MAIS FOTOS: Continue reading “BATE-PAPO DE DR. ARNALDO VIRA COMÍCIO NA VILA RIACHÃO” »

ITORORÓ: ENCONTRO COM MILTON MARINHO NA FEIRA LIVRE

 

Aconteceu neste sábado, dia 4 de agosto, no galpão da feira livre de Itororó, o primeiro encontro de Milton Marinho, candidato do PSOL a prefeito de Itororó. Sem nenhuma rejeição e considerado como alternativa nesta eleição, Milton Marinho faz com poucos recursos e muita criatividade, uma bela campanha na terra da Carne-de-Sol.

Estiveram presentes na feira, o cantor Netinho do Forró, o ex-vereador Ró e a psicóloga e ex- diretora do Detran,  Lucene Ramos, além dos vereadores que compõe o partido do PSOL.

Ascom PSOL Itororó

ITAPETINGA: PROFESSORES CONTINUAM SEM RECEBER OS SALÁRIOS

 

Um grande mistério envolve a Secretaria Municipal de Educação. Mesmo tendo recebido os repasses do Fundeb em dia, como de costume, os salários de julho dos professores da rede municipal continuam sem serem pagos, até a data de hoje, de acordo com informações dos próprios professores.

Outros servidores municipais, notadamente os de alguns setores da Secretaria de Saúde, também continuam reclamando os sucessivos atrasos no recebimento dos salários, embora os repasses da saúde também estejam sendo feitos pontualmente pelo Governo Federal, como se pode verificar acessando o portal do Banco do Brasil.

Tanto o dinheiro do Fundeb, quanto o da saúde, são verbas carimbadas e não podem ser utilizadas para pagamento de despesas em outras áreas da administração. Se o dinheiro chegou e os salários ainda não foram pagos, pressupões-se que algum desvio possa ter ocorrido. Ou terá sido mera incompetência?

Com a palavra as digníssimas secretárias de educação e da saúde.

Por Davi Ferraz

AGENDA DOS CANDIDATOS

AGENDA SEMANAL

De 06 a 12  de agosto de 2012

 

KÁTIA ESPINHEIRA – PMDB 15

Segunda  06/08 – Corpo a corpo nas Vilas (Vila Isabel,Vila Suzana, Vila Rosa,Vila Aurora,Vila Sonia, Vila Riachão, Hilda Gama);

Terça 07/08 – Corpo a corpo nas Vilas

Quarta 08/08 – Corpo a corpo nas Vilas;

Quinta 09/08 – Corpo a corpo nas Vilas – Lançamento da candidatura do vereador João de Deus, às 19h, na Vila Riachão;

Sexta 10/08 – Corpo a corpo em Bandeira do Colônia – Lançamento da candidatura Prof. Renan da APLB , em Bandeira do Colônia, na rua 02 de Julho (atrás da Pousada  e Restaurante de D. Benta);

Sábado 11/08 – Café da manhã com pastores das Igrejas Evangélicas, na Casa da Amizade do Rotary Club, na Rua da Amizade, Centro;

Domingo 12/08 – Agenda a definir.

JOSÉ CARLOS MOURA – PT 13

Ascom do candidato não encaminhou agenda

DR. ARNALDO TEIXEIRA – PR 22

Ascom do candidato não encaminhou agenda

ITAPETINGA: JUÍZA ELEITORAL PROÍBE MÚSICA DOS “COME-FEIRA”

Foto exclusiva de uma autêntica “come-feira”

 

A pedido da coligação do candidato petista José Carlos Moura, a Justiça Eleitoral proibiu aos carros de som do PMDB a veiculação de um jingle de campanha que fazia alusão aos famosos “come-feira”, denominação usada pelos adversários do prefeito para caracterizar funcionários municipais contratados, supostamente sem nenhuma atribuição ou serventia ao serviço público.

Embora o jingle tivesse endereço certo, não fazia nenhuma alusão pejorativa ou depreciativa aos candidatos da coligação do prefeito, mas este acabou assumindo a carapuça e pediu na justiça  a retirada do jingle dos carros de som do PMDB. A juíza agiu dentro da lei, não há dúvida, mas o mais difícil será retirar o termo “come-feira” da boca do eleitorado, que já está acostumado a fazer as suas gozações, desde as eleições anteriores, e sempre utiliza o termo, quando se refere aos servidores ‘especialmente contratados’ para formar a ‘animada’ claque que acompanha e aplaude os políticos da situação, nos comícios e bate-papos.

Dizem até que quem não comparece leva falta e pode  ‘dançar’ do emprego.Vida dura a dos “come-feira”…

Por Davi Ferraz 

O QUE VOCÊ ACHA DISTO?

ARATACA: CANDIDATO A PREFEITO DO PT PODE TER SIDO ENVENENADO

 

A polícia técnica deverá se pronunciar em 30 dias sobre as suspeitas de morte por envenenamento do vice-prefeito e candidato a prefeito de Arataca, Rozano de Sá. O político morreu no início da tarde deste sábado, 4, momentos depois de participar de ato político em Arataca e ser encaminhado para a Fundação Hospitalar de Camacan. Rozano não suportou as dores e faleceu na cidade sul-baiana.

As suspeitas de envenenamento surgiram devido ao quadro de saúde de Rozano. Familiares afirmaram que o político não apresentava problemas que pudessem provocar morte por infarto fulminante. A polícia técnica em Itabuna recolheu partes de órgãos do político para exames na capital baiana. Serão estes exames que vão indicar a causa-morte de Rozano.

De acordo com o site O Tempo, o enterro de Rozano está previsto para as 16h deste domingo, 5, em Arataca. O corpo do político é velado na igreja católica local.

GERALDO TRINDADE COBRA NO MP RATEIO PARA OS PROFESSORES

Professor Geraldo Trindade, candidato a vice-prefeito na coligação DEM/PR

 

ITAPETINGA: A Lei 12.527/2011 Lei de Acesso à Informação, já está rendendo bons frutos para Itapetinga. Sendo o primeiro no Estado da Bahia a utilizar desse amparo legal, o professor Geraldo Trindade protocolou na Prefeitura de Itapetinga, no mês de maio, requerimento com uma série de vinte e três solicitações de documentos, esclarecimentos e acessos a informações ao prefeito José Carlos Moura.

Após avaliar a documentação várias ilegalidades já foram identificadas. Dentre elas que o prefeito municipal e o seu secretário municipal de educação autorizaram o desvio de finalidade na aplicação de pelo menos R$ 1.673.556,48, dos recursos constitucionalmente destinados à educação municipal, no período compreendido entre janeiro de 2009 e junho de 2012. O inteligente e bem intencionado prefeito, ouviu o assessor de Jequié e extinguiu a Secretaria Municipal de Cultura, transformando-a em Departamento de Cultura vinculada a Secretaria Municipal de Educação. Continue reading “GERALDO TRINDADE COBRA NO MP RATEIO PARA OS PROFESSORES” »

AUMENTA A DISSIDÊNCIA DE PETISTAS HISTÓRICOS EM ITAPETINGA

 

ITAPETINGA: O Programa “De olho na semana”, da Rádio Vida Nova FM, contou com presenças inusitadas na manhã deste sábado (04). Petistas históricos dissidentes foram ao ar para divulgar e explicar à comunidade de Itapetinga o desligamento deles do Partido dos Trabalhadores. Dentre eles, Ronan Batista, professor da UESB recentemente selecionado no “Grandes Mentes do Século XXI” pelo Instituto Americano de Biografia; Cledilene Batista, ex-secretária de Desenvolvimento Social e professora da rede estadual; e Juan Apolony, diretor do Sind-Alimentação de Itapetinga. A atitude desses petistas caracteriza, segundo eles próprios, uma série de desfiliações que vem acontecendo no PT municipal graças à insatisfação crescente da maioria dos filiados com a administração municipal da Prefeitura de Itapetinga.

O Prof. Ronan Batista justificou sua decisão de desfiliação alegando que o PT de Itapetinga não corresponde mais aos valores e princípios éticos petistas que nortearam o início do partido em sua fundação, na década de 80, e citou o exemplo de que o orçamento participativo, uma ação de sucesso em diversas cidades governadas por petistas históricos, nunca foi aceita nem efetivada pela prefeitura de Itapetinga. Continue reading “AUMENTA A DISSIDÊNCIA DE PETISTAS HISTÓRICOS EM ITAPETINGA” »


  • 1 de junho de 2026 | 12:32


  • 7 de maio de 2026 | 10:23


  • 11 de março de 2026 | 09:00


  • 11 de março de 2026 | 06:44


  • 18 de setembro de 2025 | 05:31


  • 17 de setembro de 2025 | 22:11


  • 16 de setembro de 2025 | 08:03


  • 7 de maio de 2025 | 10:51


  • 29 de janeiro de 2025 | 08:00


  • 10 de abril de 2024 | 22:24

  • RSSArchive for Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia