O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontece neste domingo (11), com meia hora a mais para os estudantes encararem as questões de matemática e ciências da natureza, que inclui química, física e biologia. Os portões fecham às 12h (horário local) e às 13h (horário de Brasília).

Ao todo são cinco horas para os estudantes responderem 90 questões, no primeiro ano em que há acréscimo de meia hora no tempo de prova. A mudança ocorre porque, na edição de 2017, o Ministério da Educação (MEC) mudou a divisão das disciplinas, concentrando as provas de humanas em um dia e, no outro, as de exatas. Os candidatos, no entanto, reclamaram que as 4 horas e 30 minutos de teste não foram suficientes para analisar as questões que envolviam muitos cálculos.

Os ausentes no primeiro dia podem fazer a segunda prova, mas a pontuação não será suficiente para concorrer a uma vaga em uma universidades.Ao todo, 24,9% dos participantes inscritos não compareceram no primeiro dia – são 1.374.430 faltantes entre os 5,5 milhões esperados.

O Enem é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior, passando até mesmo a ser aceito pela Universidade de São Paulo (USP) e em 27 instituições de Portugal.

Compartilhe em suas redes sociais!