Foi inaugurada nesta quarta-feira (4) no município de Itapé, na região sul da Bahia, a barragem do Rio Colônia. A obra, que custou mais de R$ 111 milhões, chegou a ficar parada por três anos e, agora, a expectativa é de que resolva o problema da constante falta de água em Itapé, Itabuna e municípios vizinhos.

Conforme o governo do estado, responsável pelas obras, a barragem, que tem 21,4 metros de altura e volume de água armazenado de 62,6 milhões de m³, deve beneficiar mais de 353 mil habitantes.

Não houve necesidade de instalar tubulações. A água acumulada na barragem chegará por gravidade até o local onde é feita a captação, na localidade de Nova Ferradas, em Itabuna, a cerca de 20 quilômetros da obra.

“A população contará com a regularidade do fluxo do rio. Ou seja, com a barragem, está superada aquela fase crítica de abastecimento na região. A barragem faz regularização do rio. Com isso, nós vamos reter a água e soltar na medida em que a água precise chegar à Itabuna”, disse, durante a inauguração, o governador Rui Costa.

Compartilhe em suas redes sociais!