Parte do prédio histórico que abrigou por mais de 100 anos o famoso restaurante Colon, no bairro do Comércio, em Salvador, desabou na manhã desta quinta-feira (25).

O local estava isolado desde a tarde desta quarta-feira (24) por risco de desabamento. Não há relatos de feridos. O prédio já estava condenado há três anos pela Defesa Civil de Salvador (Codesal).

O desabamento ocorreu por volta das 12h, no momento em que técnicos da Codesal ampliavam a área de isolamento do imóvel. Assim, o barulho e volume de poeira assustou as pessoas que circulavam no local.

Segundo o engenheiro da Codesal, que conduzia o trabalho no momento do desabamanto, o prédio faz parte de um contexto de proteção do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), porém é uma propriedade privada.

Em nota, O Iphan informou que realizava investigações desde 2022 para encontrar os donos do imóvel e responsáveis por sua manutenção.

Na quarta-feira (24), o prédio foi isolado pela Codesal devido ao risco e a Rua Holanda, na Praça Conde dos Arcos, também foi interditada.

O prédio é histórico e abrigou por mais de 100 anos o famoso restaurante Colon. Um dos mais tradicionais de Salvador, o restaurante fechou as portas em 2021, após mais de 100 anos de fundação.

Jorge Amado referenciou o estabelecimento em seu livro “O Sumiço da Santa”, já que faz parte da história da capital baiana.

Compartilhe em suas redes sociais!