Neste domingo, a 8ª CIPM, sediada em Itapetinga, divulgou boletin sobre a atuação da Polícia Militar no conflito ocorrido entre fazendeiros e índios da etnia Pataxó, durante a invasão de uma fazenda no município. Confira:

PMBA – CPRS
8ªCIPM – ITAPETINGA

➡️ Tipo: Invasão de propriedade rural por indígenas/confronto de invasores com pecuaristas

➡️ Descrição: Na madrugada de sábado (20/01), por volta das 04h30, cerca de 17 indígenas invadiram a Fazenda Inhuma, situada na zona rural de Itapetinga e próximo ao município de Potiraguá. Os invasores fizeram dois vaqueiros de reféns, que liberaram no decorrer da manhã. Segundo um dos vaqueiros que foi feito de refém, alguns indígenas estavam com o rosto coberto e eles estavam armados com rifles, revólveres, pistolas e espingardas calibre .12. No decorrer do dia foi montada uma Operação da PM para acompanhar a situação, com cerca de 6 viaturas, duas delas da CIPE Sudoeste e as outras da 8ªCIPM. Um indígena foi preso pela PM na manhã do sábado quando se dirigia para uma das fazendas. Ele estava com uma arma artesanal, que foi apreendida, e as demais pessoas que o acompanhavam fugiram ao ver a abordagem.
As guarnições da PM mantiveram contato com os indígenas na fazenda invadida e p restante do dia e na madrugada decorreu tudo na normalidade.
Na manhã do domingo (21/01), os pecuaristas da região, se reuniram na ponte do Rio Pardo para discutir a situação da fazenda invadida. Na reunião, os mesmos decidiram tentar retomar a posse da propriedade rural.
Diante disso, guarnições da Policia Militar fizeram um ponto de bloqueio em frente a fazenda invadida para evitar um conflito, quando foram surpreendidos por mais de 200 pessoas que se aproximaram e se identicaram como fazendeiros da região. Momento em que houve um disparo de arma de fogo por parte dos indigenas e, a partir disso, generalizou um confronto entre indígenas e fazendeiros, com disparos de arma, pedras e flechadas.
Três pessoas ficaram feridas, sendo duas delas por parte dos indígenas, e um fazendeiro também se feriu. Um dos indígenas, uma mulher, foi ferida com um tiro e uma guarnição da PM prestou imediato socorro. Ao chegar no hospital de Potiraguá ela ainda estava com vida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. O outro indígena ferido com um tiro no abdômen, o Cacique Nailton, está com a situação estável até então. O fazendeiro foi ferido por uma flechada no braço direito e também está estável.
Durante o confronto, os indígenas fugiram para o matagal e a PM conduziu duas pessoas por parte dos Pecuaristas, sendo um deles o autor do disparo que vitimou a indígena. As guarnições também apreenderam quatro armas.

➡️ PESSOAS CONDUZIDAS:
✅️ José Eugênio Fernandes Amorim, CPF 037.259.925-76
✅️ Antônio Carlos Santana Silva, CPF 136.272.015-15

➡️ VÍTIMAS:
✅️ Maria de Fátima Muniz (óbito)
✅️ Nailton Muniz Pataxó
✅️ Ivan de Almeida Santos Lírio, CPF 129.546.085-87

➡️ MATERIAL APREENDIDO:
✅️ Duas pistolas;
✅️ Dois Revólveres.

➡️ FONTE: ASCOM/8ªCIPM

Compartilhe em suas redes sociais!