A vocação para a criação de gado, fomentada desde antes dos anos 50 do século passado, foi responsável por intitular Itapetinga como a Capital da Pecuária, carregando o slogan “terra firme, gado forte”. Esse DNA se propagou por parte do Sudoeste baiano, responsável pelo maior rebanho de gado de corte e leite do estado – o agronegócio representa 25% da economia da Bahia. Os anos, porém, trouxeram novos aliados à cadeia produtiva local e, a partir da segunda metade dos anos 90, desenvolveu-se uma indústria calçadista e um setor de serviços, hoje responsável por mais de 56% da participação na economia da cidade. Um conjunto de atividades que contribuiu para o Santander Brasil decidir abrir sua primeira agência no município, na próxima terça-feira, dia 11, na Rua Praça Augusto de Carvalho, nº 02 Alameda, Centro.

“A cidade faz parte do plano de expansão do Santander, que, nos últimos seis meses, inaugurou 16 agências na Bahia e tem, contando Itapetinga, mais sete para abrir até o fim deste ano. O perfil do município atraiu o Banco a investir com sua presença física mais próxima da população e apostar que poderá ser um impulsionador ao já constatado desenvolvimento econômico dessa região do Sudoeste baiano”, enfatiza Thiago Mendonça, superintendente executivo da Rede BASE do Santander Brasil.

Os empreendedores da região, tão importantes por puxar a cadeia produtiva local, terão um olhar especial com vários produtos segmentados para atender as peculiaridades de cada negócio. Na agência serão ofertados serviços bancários desde os mais simples – como abertura de conta, pagamentos, saques e depósitos – até os mais estruturados – como operações de créditos e investimentos para pessoas físicas e jurídicas.

“Temos uma oportunidade para apresentar as soluções da Getnet de meios de pagamento, como maquininhas, o Link Getpay (link de pagamento, que pode ser compartilhado pelo celular, sem a necessidade de o lojista ter máquina de cartões), uma plataforma para construir loja virtual e serviços de gestão financeira que podem ajudar os microempreendedores e empresas de pequeno e médio porte da região. Temos ainda o microcrédito do Prospera, com oferta de valor que contempla seguro, conta corrente e a própria máquina da Getnet”, reforça Mendonça.

A agência adotará todos os protocolos sanitários necessários para preservar a saúde de seus clientes e funcionários nesse momento de pandemia da Covid-19. Das 9h às 10h, atenderá de forma exclusiva idosos, gestantes, beneficiários do INSS e portadores de deficiência e, das 10h às 14h, os demais públicos. Também haverá o escalonamento de acesso de clientes, conforme o tamanho da unidade. Isso para garantir uma distância mínima de um metro entre todos. Além disso, será obrigatório o uso de máscara e álcool gel nas dependências da agência.