A Bahia já teve o seu primeiro São João cancelado por causa do coronavírus. Trata-se do município de Conceição do Almeida, no Recôncavo da Bahia, que achou mais prudente não realizar a festa. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (18) pela prefeitura local, que já havia suspendido as aulas por 15 dias, com previsão de prorrogação.

Em entrevista a uma rádio local, o prefeito Adailton Campos Sobral (PSD) disse que a gestão municipal optou pelo cancelamento porque “haverá queda de receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por parte do Governo Federal”.

“Se o país parou de produzir, automaticamente a receita cai. Nós vivemos de FPM e ele deve cair de 40% a 50%. Hoje já trabalhamos no limite. É uma decisão que não é fácil, de dois dias pra cá tenho sofrido muito por conta disso”, declarou o gestor, que “acha difícil alguma cidade da região conseguir fazer o São João com essa crise”. (Correio)

ITAPETINGA, IBICUÍ E ITORORÓ

Tradicionalmente, os municípios de Itapetinga, Ibicuí e Itororó realizam as maiores festas de São João do Médio Sudoeste, com destaque para Ibicuí, que além da festa patrocinada pela prefeitura, realiza dois dos maiores eventos juninos da Bahia, Brega Light e Tico Mia.

A preparação desses grandes eventos demanda tempo e as contratações das bandas e artistas e equipamentos precisam ser feitas com muita antecedência,

O momento é de cautela e tudo leva a crer que nenhum município vai correr o risco de contratar atrações neste momento, podendo incorrer em pesadas multas rescisórias, nos prováveis cancelamentos.

Prefeitos e promotores desses eventos na região ainda não se pronunciaram.

Redação SH

Compartilhe em suas redes sociais!