Apesar das restrições estabelecidas pela Seinfra e Polícia Rodoviária Estadual (PRE), carretas bi-trens carregando toras de eucalipto para a fábrica de celulose Veracel, em Eunápolis, voltaram a trafegar pelas rodovias estaduais da região de Itapetinga, a exemplo da BA-263.

Pelas normas estabelecidas pela Secretaria de Infraestrutura do Estado, não é permitido o tráfego de caminhões e carretas com cargas pesando mais de 40 toneladas, mas isto não vem sendo respeitado pelas empresas, que transportam até 60 toneladas ou mais em uma só carga.

A consequência disto é diminuição da vida útil das rodovias estaduais, como já acontece com a conhecida ‘Estada da Coréia’, no município de Potiraguá, recuperada há menos de um ano e que já está cheia de buracos e depressões causados pelo tráfego pesado de caminhões da Veracel e outros.

A BA-263, no trecho que liga Itapetinga a Itambé, está uma buraqueira só, o que tem causado frequentes acidentes com mortes nos últimos tempos.

No início da tarde desta quarta-feira (12), o Sudoeste Hoje flagrou duas carretas bi-trens carregadas de eucalipto no entroncamento próximo de Macarani, em Itapetinga (fotos).

Por Davi Ferraz

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