setembro 2018
D S T Q Q S S
« ago   out »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • Anonymous: Vai acontecer o mesmo que aconteceu em Milão
  • Eroaldo: Parabéns meu Prefeito Rodrigo Age Itapetinga não pode parar em meio a Tantas lutas
  • Jorge: Parabéns ao prefeito pela atitude, é um absurdo o fechamento de comércio e indústria, temos é que ter cuidado...
  • Davi Ferraz: Zé de Biu, com certeza tá sendo bem remunerado pra isso…
  • Zé de biu: Davi Roberto cabeludo e Olavo de Carvalho da gestão Rodrigo Hage? Porque ta sugerindo nomes para os cargos!
  • XEQUE-MATE DO MITO: *XEQUE-MATE* *BOLSONARO PROVOU QUE, PERANTE ELE, OS GOVERNADORES* *e PREFEITOS DO BRASIL e até um...
  • Armando filho: Boa esta sua sujestao.e a minha opinião também. Sr prefeito,o será está lotado, as demais...
  • Dioclecio: A solução que eu vejo,é,demitir aquelas pessoas que cada vereador colocou na prefeitura sem precisão...
  • Corona Fome: Quando serão divulgados os testes das pessoas com sintomas aqui em Itapetinga? Será que esses testes...
  • Anonymous: E quem não tem conta no Bradesco como faz? Os correspondentes bancários estão sempre lotados. O Saae...
  • Anonymous: Amém Jesus
  • Anonymous: Gente, os casos são suspeitos. Nada confirmado até agora, graças a Deus.
  • Anonimo: não entendo mais nada Dr. Davi fala que não tem nem um caso o prefeito é o secretário disse que tem que tá...
  • Davi Ferraz: Caro leitor anônimo, o caso a que você se refere é SUSPEITO, e não confirmado. Quando alguém apresente...
  • Correto: IGOR DULTRA, foi-se o tempo que as autoridades e imprensa escondiam fatos reais e dessa forma colocava...
leitores online


ITAPETINGA: QUEIMADAS VOLTAM A DEVASTAR FAZENDAS NA REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA

O longo período de estiagem que castiga as pastagens, está impondo severas perdas à pecuária na região agro-pastoril de Itapetinga. Queda de produtividade, dificuldades de manejo, redução dos índices de concepção, baixa taxa de aproveitamento da natalidade, aumento dos custos e risco de doenças no rebanho.

Esses são alguns problemas enfrentados pelos fazendeiros, como conseqüência direta da seca e das queimadas, impondo o emagrecimento do gado e atrasando o início do acasalamento dos animais. As perdas são irrecuperáveis e a estiagem prolongada deste ano traz outro ingrediente com alto poder de destruição das pastagens: as queimadas.

Prática antiga, as queimadas na região são responsáveis pelo empobrecimento do solo, poluição, destruição de cercas e acidentes rodoviários, sem falar da destruição do que ainda resta das reservas de mata nativa, sem falar da fauna, quase extinta na região.

Mesmo assim, fazendeiros inconsequentes, atrasados e desinformados continuam apelando para o velho e prejudicial recurso das queimadas, à espera das ‘chuvas das águas’, cada vez  mais raras. Queixam-se dos baixos índices de produtividade da pecuária regional, mas não abrem mão da caixa de fósforo.

As fotos impressionantes retratam uma enorme queimada ocorrida nesta quinta-feira (27), numa fazenda às margens da rodovia BA-263, entra Itapetinga e Itororó, mostrando o alcance dessa prática atrasada, que muitas vezes são tratadas como “acidentais”.

É por esta e outras que Itapetinga vem perdendo, há muito tempo, o título de ‘Capital da Pecuária Baiana’.

Por Davi Ferraz – Fotos Gazinho Drones

2 respostas para “ITAPETINGA: QUEIMADAS VOLTAM A DEVASTAR FAZENDAS NA REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA”

  • Marcos says:

    Secretaria municipal de meio ambiente cadê mesmo? , qual a função ? está esperando o que para agir?Cadê a universidade (UESB) que tem especialistas em ciências biológicas e ciências ambientais preparados para fazer algo ,será que preferem fingir que não estão sabendo , porque? Porque aqui em Itapetinga tudo é estranho !

  • Leonhard says:

    Veja Marcos “quantos” vagas a Prefeitura Municipal de Itapetinga (PMI) reserva para a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) para ela poder fiscalizar e atuar em campo. Veja a “quantidade” de viaturas que a PMI adquiriu para a SEMA. Veja a “quantidade” de celulares na SEMA para denunciar crimes ambientais. Veja a “quantidade” de corpos de bombeiros e brigadas municipais de incêndio que a atual e todas as outras administrações conseguiram colocar em Itapetinga. As prioridades, meu amigo, nesta cidade infelizmente são outras.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia