Nenhum texto alternativo automático disponível.

Na próxima terça-feira (25), a Câmara Municipal de Itapetinga realizará uma audiência pública, com a participação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), sobre a construção da Barragem do Rio Catolé. O evento acontecerá a partir das 16 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

A audiência é de iniciativa da Mesa Diretora da Casa, que é composta pelos vereadores Eliomar Barreira/Tarugão (PMDB), Márcio Piu (PSC), Fabiano Bahia (DEM), Nailton Negreiro (PRB) e Gilmar Piritiba (PSD). Segundo o presidente Eliomar Barreira, o objetivo do evento é esclarecer as dúvidas da população dos municípios do médio sudoeste baiano que fazem parte da Bacia do Catolé sobre os possíveis impactos ambientais da obra. “Nossa ideia é que os cidadãos possam realmente participar dessa audiência sobre um assunto que é de grande importância para o nosso município”, afirmou.

Com uma população estimada em mais de 76 mil habitantes, segundo dados do IBGE, Itapetinga é referência urbana do Território de Identidade Médio Sudoeste da Bahia, composto por 13 municípios. O chefe do legislativo itapetinguense explicou ainda que, ao solicitar a audiência para o presidente da Embasa, a Mesa Diretora argumentou que os municípios de Itapetinga, Itambé, Nova Canaã e Caatiba também dependem do Rio Catolé para seu abastecimento e não foram contemplados nas audiências realizadas pela empresa no início do ano em Barra do Choça e Vitória da Conquista.

Nesse sentido, uma equipe de técnicos da Embasa virá a Itapetinga para apresentar o plano de engenharia da construção da barragem, os estudos de impacto ambiental e as ações socioambientais inclusas no projeto. Por enquanto, a licitação das obras da Barragem do Catolé está suspensa. Ao todo, R$204 milhões serão investidos no empreendimento que ficará localizado no município de Barra do Choça e garantirá o abastecimento de uma população de aproximadamente 370 mil habitantes, atendida pelo Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Vitória da Conquista/Belo Campo. //Ascom Câmara

Compartilhe em suas redes sociais!