A educação municipal de Itapetinga está passando por profunda reestruturação e reordenamento, visando à ampliação das vagas nos vários níveis do ensino infantil e fundamental e, acima de tudo a melhoria da qualidade educacional.

Novas vagas foram oferecidas na maioria das escolas, destacando-se a Escola Primeiros Passos, a Creche Edmeia Neves, a Escola Otávio Camões e a surpreendente ampliação das matrículas no turno noturno do Colégio José Marcos Gusmão (antigo Noralice Gusmão) que saltou de 314 alunos em 2016 para 615 em março de 2017, correspondendo a um aumento de 96% no quantitativo de alunos atendidos.

A administração do prefeito Rodrigo Hagge recebeu a Secretaria de Educação com sérios problemas de gestão, estruturais e financeiros, mas também com índices de qualidade muito baixos que envergonham a nossa cidade que já ostentou um dos melhores índices de educação do Estado.

O nosso IDEB, principal índice que mede a qualidade da educação nacional está em declínio e abaixo da meta estipulada pelo MEC (veja gráficos) Várias ações já estão sendo planejadas e desenvolvidas pela equipe da Secretaria Municipal de Educação com o apoio e incentivo do Prefeito Rodrigo Hagge, visando o resgate da qualidade e em consequência dos resultados da educação municipal.

Nesse caminho, uma comitiva representando a educação de Itapetinga, composta pelo prefeito municipal, secretário de educação, equipe técnica da secretaria, três professores do Colégio José Marcos e representante do Conselho Municipal de Educação embarcou para Salvador com o objetivo de conhecer projetos educacionais exitosos em andamento nas escolas municipais da capital.

O Colégio José Marcos Gusmão cujas matrículas já deram salto de 96% será alvo de profundas mudanças nas estruturas física e pedagógica, transformando-se em breve em modelo de educação para todo o Estado da Bahia. //Ascom

Compartilhe em suas redes sociais!