A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas, pessoas em pé e área interna

A noite da última terça-feira, 04, foi de muito conhecimento na Câmara de Vereadores. O Workshop do Esporte, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, trouxe os doutores César Pimentel e Hector Munaro, professores de Educação Física da Uesb – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, para debaterem temas como fisiologia do esporte e o futebol.

Na abertura do evento, o secretário Darwin Renan falou sobre a alegria de voltar àquele plenário para mais uma vez discutir esporte e cultura em Itapetinga. Garantiu que, após as palestras, o público, formado por profissionais e interessados na área de toda a região, ganharia outra visão sobre as práticas esportivas.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e listras

O prefeito Rodrigo Hagge agradeceu aos professores e parabenizou a iniciativa. Ele explicou que, em todo o início desta gestão, o governo manteve como foco, a capacitação, a oferta de conhecimento. Para ele, a antiga política de transformar a prefeitura como principal empregadora não funciona e causa sérios prejuízos ao desenvolvimento do município. Por isso, vem buscando novas empresas e investindo na formação profissional, através de cursos e capacitações. “Esse workshop, em especial, tem, além da função de formar multiplicadores, transformar realidades, fazendo o resgate de crianças e jovens através do esporte. São ações como esta que poderão levar Itapetinga ao caminho do progresso”, falou o prefeito ao dar início ao evento.

As palestras foram iniciadas com grande participação do público. O professor doutor Hector Munaro falou sobre princípios do treinamento, esporte na formação do cidadão, na educação, como inclusão social e, principalmente, como promoção de saúde. O professor falou também sobre a detecção de talentos em determinadas modalidades e da necessidade de moldar o trabalho para o desenvolvimento seguro e duradouro do atleta.

Em seguida, o itapetinguense e também professor doutor, César Pimentel, esmiuçou o futebol e tudo que se passa antes dos 90 minutos do jogo. Treino tático, trabalho psicológico e o futebol como instrumento social e espaço educativo foram alguns dos temas debatidos por Pimentel, que falou também sobre a diferença entre inatismo e empirismo. Para o professor, talento está longe de ser sinônimo de dom divino e explicou a necessidade de se identificar a propensão que um atleta tem em se destacar em determinada modalidade e investir naquele treinamento específico. Para exemplificar, o professor falou sobre o caso de Leonel Messi, jogador do Barcelona, a quem ele qualificou como um verdadeiro “rato de laboratório”, criado pelo time para ser um grande talento em campo.

Apesar do pouco tempo, o workshop agradou aos participantes que parabenizaram a iniciativa. “Acredito que seria necessário um tempo maior para que o primeiro palestrante pudesse explanar, de forma mais clara, todo o conteúdo. De qualquer forma, parabenizo a Secretaria pela iniciativa. Eventos como este é o que nossa cidade necessita. É importante que, em uma cidade com duas faculdades de Educação Física, o poder público proporcione aos futuros profissionais momentos para que eles absorvam conhecimentos e experiência de outros”, falou Roberto Santana, professor de Educação Física. //Ascom

Compartilhe em suas redes sociais!