O Globo

Bodø, Noruega — A vida de um homem á beira da morte na Noruega foi salva graças a um avião caça. A equipe médica de uma unidade de saúde na cidade de Bodø, região central do país, pensou rápido ao acionar um caça para trazer, de outro hospital, os equipamentos necessários para manter o paciente vivo. Ele precisava urgentemente de um procedimento especial feito no pulmão e no coração chamado oxigenação da membrana extracorpórea, mas o centro de saúde de Bodø não tinha os materiais adequados para realizá-lo.

No entanto, um hospital em Trondheim, a cerca de 280 milhas (450 quilômetros) ao sul, tinha uma máquina disponível. Assim, a equipe médica de Bodø entrou em contato com a força aérea para obter ajuda no transporte.

— Eles não fizeram nenhuma pergunta, exceto de que tamanho a máquina era — contou disse à agência “AFP” Anders Wetting Carlsen, médico-chefe do hospital Saint Olaf, de Trondheim.

E o pedido veio justo no momento em que dois caças F-16 estavam preparados para decolar de uma base aérea nas proximidades. Num outro golpe de sorte, um desses caças já era equipado com um porão externo, o que permitiu o adequado transporte dos equipamentos.

A aeronave voou para Bodø em alta velocidade.

— Geralmente, fazemos essa distância em 35 minutos — disse ao jornal norueguês “Verdens Gang” o chefe do esquadrão de ar, Borge Kleppe. — Mas, dada a natureza especial da carga, o piloto pisou fundo e chegou ao destino em menos de 25 minutos.

Compartilhe em suas redes sociais!