Captação flutuante no rio Catolé

Captação flutuante no rio Catolé já foi instalada pela Embasa

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) deu início, aos testes operacionais para o funcionamento da Adutora do Catolé, que vai suprir o déficit de água nas barragens de Água Fria I e II, responsáveis pelo abastecimento de Vitória da Conquista.

A expectativa é que, até o final deste mês, o novo equipamento já esteja em pleno funcionamento para dar segurança hídrica e encerrar definitivamente o racionamento na cidade.

Nesta fase dos testes operacionais, os técnicos da empresa estão verificando o funcionamento de todos os equipamentos do sistema de adução para corrigir eventuais falhas elétricas ou vazamentos.

Com investimento de R$ 33 milhões, a obra emergencial é composta de 15,3 quilômetros de tubulação, três estações elevatórias e um barramento no  rio Catolé Grande, com uma captação flutuante que terá capacidade para transportar 300 litros por segundo até a barragem de Água Fria II.

Atualmente, os rios que alimentam os reservatórios de Água Fria I e II ofertam uma vazão média de 350 litros por segundo, resultando numa retirada diária de aproximadamente 45 mil metros cúbicos para atender o sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) de Vitória da Conquista e Belo Campo.

Tribuna da Bahia

Compartilhe em suas redes sociais!