DSC_0733-001

Bi-campeão em contas rejeitas pelo TCM (2011 e 2012), e caminhando para o tri (2013), o prefeito Zé Carlos tenta passar, fora de Itapetinga, uma imagem de ‘bom moço’, dando uma versão totalmente oposta aos verdadeiros motivos que levaram o TCM a colocá-lo no rol dos maiores fichas-sujas do Estado, respondendo, inclusive, a duas ações criminais no Tribunal de Justiça da Bahia, a pedido do Ministério Público, que acatou recomendação do próprio TCM.

Confira a entrevista concedida recentemente por Zé Carlos ao Blog do Anderson, e tire as suas conclusões:

Para muitos a decisão de por rejeição das contas da Prefeitura Municipal de Itapetinga, do exercício 2012, pelo Tribunal de Contas dos Municípios é irreversível, mas para o prefeito José Carlos Moura tudo se trata de um ajuste contábil que já está sendo executado.

“Foram problemas técnicos, apenas problemas técnicos, não teve nada de improbidade. O problema técnico que nós estamos corrigindo com a contabilidade pedindo a reconsideração para quando for julgada já está tudo em ordem. Estou levando a documentação que o Tribunal está pedindo e depois da reconsideração, que eu acredito, às contas serão aprovadas. Pegamos Itapetinga com um grande índice de dengue, hoje é menos de 1%. Pegamos Itapetinga com uma qualidade de água que não dava nem para se lavar roupa, hoje com o SAAE tem melhor qualidade. Colocamos água em distrito que esperava por mais de sessenta anos. Nós preocupamos com os distritos e toda a Itapetinga. Então vamos continuar trabalhando”, avaliou.

De acordo com Zé Carlos, como é conhecido o itapetinguense, o governador Jaques Wagner não autorizou ainda a reconstrução do Departamento de Polícia Técnica e a construção do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), por conta da crise financeira que o Estado atravessou no ano passado. “Não é só a Bahia e sim todo o Brasil que está passando, mas eu acredito que neste primeiro semestre estaremos entregando à população ou começando às obras do IML e do SAC, inclusive vai desinchar Conquista e dar mais uma folga ao conquistense”, previu o gestor afirmando também estar em análise um presídio para o município. “Graças a Deus estou conseguindo pagar todos os salários, o décimo terceiro e vamos entrar o ano zerado em termo de salário. Temos algumas coisas, algumas arrumações para fornecedores, mas em termo de salários vamos entrar 2014 sem dever um centavo”, complementou.

As contas de 2011 e 2012 da prefeitura de Itapetinga foram rejeitadas pelo TCM,com fortes indícios de improbidade administrativa, superfaturamento em licitações, contratos de compras, obras e serviços sem os devidos processos licitatórios e muitas outras irregularidades que levaram o TCM a solicitar ao MP a abertura de processos criminais contra o prefeito, pelos vários ilícitos penais praticados.

O TCM também reprovou as contas do SAAE por motivos idênticos, sem contar que o órgão vem prestando um péssimo serviço ao município, poluindo o Rio Catolé com produtos altamente tóxicos, além dos cortes constantes no abastecimento de água, sem prévio aviso, dentre outras falhas graves.

Pelo que se pode deduzir da avaliação do prefeito, ele está sendo  levado no bico pela sua ‘esperta’ assessoria, ou é um tremendo cara-de-pau.

Por Davi Ferraz 

Compartilhe em suas redes sociais!