Fotos Ascom Uesb

*Por Mellina Montanha/ASCOM UESB

Um mês dedicado à prevenção e a promoção da saúde do homem. Tem sido assim o intitulado Novembro Azul, campanha mundial que busca principalmente despertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas também para outras doenças físicas e/ou psicológicas. Em Itapetinga foi realizada nesta terça, 26, a mesa redonda “Homem que é homem sabe se cuidar”, evento promovido pelo Espaço de Partilhas e Aprimoramento Humano (Epah), em parceria com o Núcleo de Saúde e Bem-Estar (Nusbe) da Uesb e Fundação José Silveira, entidade filantrópica que administra o hospital da cidade.

uesb 2

Abordando as atividades físicas dentro do contexto da saúde do homem, o educador físico Pablo Amaral destacou a influência da tecnologia para a falta de exercício e, consequentemente, para o sedentarismo. “Na verdade, a gente não pode colocar a tecnologia somente como uma vilã, mas ela trouxe aspectos negativos, relacionados a não movimentação dos indivíduos, com as facilidades do elevador, controle remoto, automóveis. O homem foi feito para se movimentar e a tecnologia influencia negativamente neste sentido”, explica Amaral.

Na opinião de Marcelo Gomes, médico urologista, “é importante reunir profissionais diversos para a conscientização da população masculina da importância de realizar check-ups ao menos uma vez por ano, para controlar as doenças crônicas, que hoje em dia acometem mais a população do que as infectocontagiosas”. Ainda segundo o urologista, “hoje a expectativa de vida é maior, as pessoas vivem mais, mas também adoecem mais. A mídia e os processos de informação têm contribuído para diminuir a distância entre o homem e o consultório ou posto de saúde”.

Para desmistificar o preconceito com o toque retal para o diagnóstico e prevenção do câncer de próstata, na opinião do também médico urologista Arnaldo Teixeira, “não são necessárias novas investidas, mas sim intensificar eventos como este, realizados pela Universidade, no sentido de colaborar e ter contato com um público alvo grande”. Para o médico “a disseminação do que foi dito aqui hoje pelos participantes consequentemente irá repercutir em suas vidas, trazendo fatos positivos do ponto de vista da melhoria de saúde como um todo”.

Procurar por um médico independente de ter ou não sintomas, ficar atento ao histórico familiar e a adotar práticas de vida saudáveis foram algumas dicas dadas pelos membros da mesa redonda, que teve ainda a participação do psicólogo Ricardson Gusmão. Para o psicólogo institucional Cássio Montalvão, o Espaço de Partilhas atingiu seu objetivo: “nós alargamos o conhecimento, fizemos novas construções de saberes e partilhamos informações. Isto em última análise é promover saúde mental e saúde geral”.

Leonardo Matos, coordenador geral da Fundação José Silveira, avaliou positivamente a iniciativa. “Agradeço ao campus de Itapetinga por ter aberto para a Fundação mais um espaço para falar sobre a saúde do homem. Hoje foi um dia feliz de esclarecimento para toda a comunidade”. As discussões trouxeram também como benefício aos participantes a possibilidade de realização de exames e consultas com os urologistas da Fundação. Os interessados devem procurar o Nusbe para o agendamento.

Compartilhe em suas redes sociais!