ITAPETINGA: Um estranho pedido de registro de pesquisa eleitoral foi dado entrada na Justiça Eleitoral em Itapetinga, no último sábado, para ser realizada entre os dias 01 a 03 de outubro e divulgada no dia 04, em algum palanque eleitoral. A empresa contratada para realizar a pesquisa é a  SIST-Sistema Compasso de Consultoria e Pesquisa Ltda, com endereço na cidade de Itabuna, tendo como contratante uma empresa denominada Soluções Serviços e Editoração Ltda, de acordo com as informações contidas no Sistema de Registro de Pesquisa Eleitoral do TSE – PesqEle (link abaixo).

Tudo estaria dentro da mais absoluta normalidade, não fosse por um detalhe importantíssimo: o quadro de ‘Distribuição de Amostras’, contendo o número de eleitores que serão pesquisados em cada bairro e distritos, é vergonhosamente manipulado, de forma a proporcionar vantagem a determinado candidato, dando maior peso aos seus supostos redutos eleitorais, em detrimento dos bairros onde os demais candidatos teriam mais vantagem.

Essa manipulação fica mais evidente quando se observa no quadro de amostras que um bairro importante como a Vila Riachão foi excluído da pesquisa, enquanto Urbis, Ecosane e Bela Vista são incluídos como bairros, com peso eleitoral e populacional compatível com a Vila Isabel, Américo Nogueira, Clodoaldo Costa e Otávio Camões. Outro absurdo constante da pesquisa é o peso dado ao bairro Camacan, praticamente idêntico ao peso dado à Nova Itapetinga, cuja população e eleitorado são imensamente superiores, o que reforça a tese de manipulação.

Em contato com as coordenações dos candidatos Arnaldo Teixeira (PR) e Kátia Espinheira (PMDB), fomos informados que não houve qualquer pedido de registro de pesquisa por parte deles, nem de seus colaboradores. Prepostos ligados à candidatura do atual prefeito José Carlos Moura (PT) não quiseram se pronunciar, mas tudo leva a crer que a pesquisa seja do PT ou de algum dos seus colaboradores. Vale lembrar que em 2004, uma pesquisa com dados idênticos, encomendada pelo então candidato do PFL, José Carlos Moura, foi ridicularizada depois da sua divulgação.

Com tantas aberrações e distorções, duvidamos que a Justiça Eleitoral autorize a divulgação dessa verdadeira “marmelada eleitoral”.

CONFIRA NOS LINKS O PEDIDO DE REGISTRO:

PESQUISA

Visualizar Pesquisa Eleitoral – BA-00392 2012

Compartilhe em suas redes sociais!