Pesquisa Eleitoral - BA-00392/2012

Dados da Pesquisa
BA-00392/2012

29/09/2012

04/10/2012

SIST-Sistema Compasso de Consultoria e Pesquisa LTDA.

Eleições Municipais 2012



ITAPETINGA/BA

Soluções Serviços e Editoração LTDA

Recurso Próprio

Soluções Serviços e Editoração LTDA

5.000,00

Larissa Bitencourt Brandão

9463



01/10/12 03/10/12 632


METODOLOGIA UTILIZADA Universo da pesquisa O universo da pesquisa define os indivíduos que poderão fazer parte da mesma. Uma perfeita definição deste item é fundamental para que os resultados da pesquisa sejam representativos da realidade. O universo desta pesquisa compõe-se de todos os moradores do município de Itapetinga, com idade igual ou superior a 16 anos. Tamanho da amostra Define-se o tamanho da amostra, considerando-se o erro amostral e o intervalo de confiança estipulados para o universo considerado. O tamanho da amostra definido para esta pesquisa foi de aproximadamente 632 entrevistados. Alocação da amostra A alocação da amostra foi proporcional ao tamanho de cada bairro da cidade, em relação ao universo pesquisado. Os bairros/distritos menos populosos foram pesquisados aleatoriamente e os mais populosos fizeram parte, obrigatoriamente, da amostra. A cota relativa aos moradores da zona rural foram distribuídas proporcionalmente entre os moradores da sede e do distrito. Composição da amostra Fizeram parte da amostra, indivíduos de todas as classes sociais, de todas as faixas etárias, sexos, níveis de instrução, com uma distribuição compatível com o universo pesquisado. Mais ou menos 100 Os resultados das pesquisas também podem não totalizar 100% das respostas. Isso ocorre devido a arredondamentos e não a erros. É muito comum em pesquisas eleitorais encontrar tabelas que totalizam de 97% a 104%, principalmente quando a quantidade de alternativas de resposta é grande. Isto porque as percentagens que variam de 0,0% a 0,4% são arredondadas para 0% nas tabelas e as que vão de 0,5% a 0,9% são arredondadas para 1%. Por exemplo, caso existam vários candidatos com 0,5% de intenções de voto, todos eles sairão com 1% nas tabelas, fazendo com que a soma das percentagens seja superior a 100%.


Erro amostral Uma amostra deve representar de forma fiel o universo pesquisado. O erro amostral é uma medida expressa em percentual que define a amplitude da faixa de valores para um determinado resultado. O valor mínimo desta faixa é igual ao resultado encontrado menos o erro amostral e o seu valor máximo é igual ao resultado encontrado mais o erro amostral. Por exemplo, se foi encontrado um resultado igual a 30%, numa pesquisa com erro amostral igual a 4%, a faixa de valores definido para este resultado vai de 26% a 34%. Quanto mais indefinido o quadro que se pretende pesquisar, ou seja, quanto menores forem as diferenças esperadas entre os ítens pesquisados, menor deve ser o erro amostral, para que se tenha uma faixa de valores menor para cada resultado. Para esta pesquisa, admitiu-se um erro amostral máximo de 4,1%. Intervalo de confiança O intervalo de confiança define o número de pesquisas, dentre um total igual a 100 (cem) que, utilizando a mesma metodologia, deverão apresentar resultados semelhantes, respeitada a faixa de valores definida pelo erro amostral. Por exemplo, em um intervalo de confiança de 92%, espera-se que dentre 100 pesquisas que utilizem a mesma metodologia, 92 apresentem o mesmo resultado, respeitada a faixa de valores definida pelo erro amostral. O valor definido para esta pesquisa é 95%. As variáveis sexo, idade, grau de instrução e nível ecônomico dos entrevistados é com base no ultimo censo demográfico de 2010.


PROCESSAMENTO DOS DADOS Para cálculo dos percentuais utilizou-se processamento eletrônico dos dados com as seguintes etapas: •Codificação das respostas, com grupamento das questões abertas. •Digitação dos dados codificados. •Conferência eletrônica dos dados, com verificação de ocorrência entre os limites inferior e superior. •Conferência visual dos dados digitados. •Controle de qualidade dos trabalhos de campo, através de cruzamentos de resultados de cada entrevistador, com relação aos outros entrevistadores, e em relação ao resultado geral da pesquisa, para quaisquer dos itens pesquisados ou combinação dos mesmos. •Geração das tabelas de frequência simples de todos os itens pesquisados. •Grupamento de alternativas de quaisquer itens pesquisados, se necessário, para possibilitar uma análise mais consistente das tabelas cruzadas. •Geração de tabelas cruzadas, entre quaisquer dos itens pesquisados. •Geração de perfil dos itens pesquisados, com relação às variáveis básicas.




Questionario Itapetinga REGISTRO.pdf

Bairros Itapetinga REGISTRO.pdf