MANIFESTO DE APOIO AO SUDOESTE HOJE, À LIBERDADE DE IMPRENSA E AO DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Por Arnaldo Texeira e Geraldo Trindade

 

Eleger a imprensa como seu grande inimigo é típico de regimes ditatoriais, incompetentes ou corruptos. Foi assim com o nazismo, com o stalinismo, com o castrismo, com o Brasil da ditadura militar, está sendo assim na Venezuela de Hugo Chaves e na Argentina de Cristina Kirchner. Todos eles sempre falam em nome da “preservação da verdade” e “defesa da honra”. Por trás das palavras está a censura e tentativa de amordaçar as vozes que, sem temer o poder instituído, colocam-se a disposição da informação e da democracia, revelando os esquemas que, no caso de Itapetinga, estão mais que comprovados têm causado enorme dano aos cofres públicos.

Alguns mal informados ou participantes dos esquemas denunciados podem dizer que os donos do poder apenas estão buscando a defesa dos seus direitos, e eles sim, é que estão sendo perseguidos. A questão definitivamente não é esta. O Brasil tem leis que regulamentam os direitos de todos, inclusive daqueles que se sintam ofendidos por eventuais excessos. Então, resta perguntar: Quantas vezes o Sudoeste Hoje prestou um serviço incomensurável à nossa população ao trazer à tona informações gravíssimas sobre irregularidades cometidas pelo atual prefeito e os seus asseclas? Ao inverter a pergunta fica evidente quem está com a razão: Quantas vezes o atual prefeito usou o constitucional direito de resposta para dar a sua versão sobre as denúncias, mesmo utilizando-se da parcela cooptada da mídia?

Então, que fique claro. O que está em questão não é parcialidade da informação postada, mas sim a total ausência de argumentos contrários por parte do prefeito, que ao perceber que seus atos são indefensáveis, busca a forma mais fácil de esconder seus erros e calar as vozes que não se submetem ao julgo do seu aparelho de poder.

Compartilhe em suas redes sociais!