Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • Leitor: Direto aqui em itapetinga está tendo incêndios em terrenos baldios e ninguém fiscaliza,e muito menos há...
  • Anonymous: Meu Deus! que tragédia
  • Rose: So pode ser piada, chega na ser ridícula. Fora Lula.
  • O Indagador: Pesquisa DataFolha de hoje: 23/06/2022 Lula 47% Bolsonaro 28% Ciro Gomes 8% Janones 2%
  • Servidor público: Então na próxima quinta-feira, 23,não terá ponto facultativo.
  • Davi Ferraz: As informações sobre os espaços na festa de São João da Lagoa são da responsabilidade da Secretaria de...
  • anônimo: Rivadávia Ferraz, quais os valores de espaços (ambulantes), para comercializar na festa de São João na lagoa?
  • Servidor público: Será que no dia 23 teremos ponto facultativo?
  • Retado: Estão preocupados com os cargos para os apadrinhados.
  • Servidor público: Será que teve a sessão e foi aprovado os reajustes?
  • Servidor público: Mas será que ja vai valer para o salário de junho?
  • Leitor: E os bancos vão abrir amanhã amanhã, 16?
  • Servidor público: So podia ser do PT mesmo, ptralhas contra os direitos dos servidores municipais
  • João: Toda semana sai pesquisa de intenção de votos para presidente. O site q é do interior da Bahia, não publica os...
  • Anonymous: Mais um cabide de empregos, é de lascar ,
leitores online


ITAPETINGA: MST OCUPA ÁREA DE PASTAGEM NO CAMPUS DA UESB

 

Um grupo de trabalhadores do MST, que havia sido removido de uma das fazendas de herdeiros do latifundiário Pedro Canguçú, localizada no município de Macarani, acaba de ocupar uma área de pastagem pertencente à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, às margens da rodovia BA-263, em Itapetinga.

Segundo os coordenadores do movimento, a remoção em Macarani foi cruel, forçando as famílias que lá se encontravam há meses a se retirarem no prazo de 24 horas, deixando para trás os seus pertences e as plantações de milho, feijão e mandioca que haviam feito.

De início os trabalhadores do MST haviam se instalado às margens da rodovia de acesso ao Parque de Exposições, mas decidiram ocupar o campus da UESB, por se tratar de propriedade do Estado. A esperança dos trabalhadores é de que o governo encontre e desaproprie uma área de terras na região, para assentamento das famílias que compõem o grupo, na sua maioria originários de Itapetinga e cidades da região.

Por DAVI FERRAZ

17 respostas para “ITAPETINGA: MST OCUPA ÁREA DE PASTAGEM NO CAMPUS DA UESB”

  • CONHECEDOR says:

    A POLÍCIA NÃO DEVE PERMITIR POIS ESTES LÍDERES QUE ESTÃO NA FOTO, TODOS TEM MORADÍA E TRABALHO FIXO EM ITAPETINGA.
    O DE BONÉ VERMELHO É FUNCIONÁRIO DA VALEDOURADO, OUTEO É DONO DE LOJA NA NOVA ITAPETINGA.
    ESSA VAG… TA VIRANDO BRINCADEIRA.

  • Denúncia says:

    Davi,gostaria de fazer uma denúncia e ao mesmo tempo um apelo.
    Um veículo da empresa de segurança DETECTA,hoje,por volta das 17 horas,subiu a rua Dom Pedro II pela contra-mão.Se eu não vinhesse devagar ou vinhesse um ônibus,teria acontecido um acidente de proporções inimagináveis.Essa empresa possui um outro veículo,um Corsa Classic,e é muito comum vermos esses dois veículos em alta velocidade em nossa cidade,não respeitam a preferencial e agora isso.É preciso que o senhor Jonas (proprietário) tome ciência dessas coisas que acontecem com os automóveis de sua empresa,pois já está passando da hora de ocorrer um sério acidente,por conta da irresponsabilidade dos seus funcionários,e depois ele ter que vir a arcar com as consequências.

  • Ana says:

    MANDA esse povo procurar o DEM!

  • Julia says:

    A semana toda na secretária de educação foi cursos para os prof de todos os nivel é brincadeira!

  • Resposta para Ana says:

    Ana, deixe de ser “lesa”, ou você ainda não sabe que o MST é um movimento financiado e incentivado pelo PT ?????

    Em Brasília os Democratas defendem a aceleração da reforma agrária de forma legal para assentar verdadeiros trabalhadores rurais sem terra, de forma pacífica, em terras desapropriadas (ou adquiridas mediante indenização) pelo governo federal.

    O é que PT incentiva a invasão, a desordem, o quebra-quebra, a violência. Para sua turma do baixo clero usurpar terras na marra.

    Qualquer pessoa de inteligência mediana sabe disso. Informe-se melhor.

  • Resposta para Ana says:

    Ana, deixe de ser “lesa”, ou você ainda não sabe que o MST é um movimento financiado e incentivado pelo PT ?????

    Em Brasília os Democratas defendem a aceleração da reforma agrária de forma legal para assentar verdadeiros trabalhadores rurais sem terra, de forma pacífica, em terras desapropriadas (ou adquiridas mediante indenização) pelo governo federal.

    O PT é que incentiva a invasão, a desordem, o quebra-quebra, a violência para sua turma do baixo clero usurpar terras na marra.

    Qualquer pessoa de inteligência mediana sabe disso. Informe-se melhor.

  • Fala sério... says:

    Que vergonha esses indivíduos se prestarem a esse papel. TODOS dessa foto têm casa, trabalho e dinheiro. Na verdade eles querem usurpar um “bocado”de terra se aproveitando de um movimento social difamatório e deliqunte como esse MST.
    Deveriam ser punidos, processados e presos por agirem com tanat cara de pau assim. VERGONHA!

    Fala sério…

  • anonimo says:

    o que esse funcionario da valedourado está fazendo no meio deste povo procurando o que? eo mesmo é candidato a vereador pelo lado de jose carlos moura deixa para quem realmente gosta de trabalhar com a terra não querendo se aparecer

  • Humorista!!!!! says:

    A título de sugestão ao MST eles deveriam atravessar a pista e cair pra dentro da Casa do Prefeito…o prefeito é muito hospitaleiro, iriam receber eles muito bem..

  • João says:

    Realmente é brincadeira o que se tornou esse movimento do MST.Pessoas com propriedades na zona urbana invadindo um movimento para se apropriarem indevidamente de terras. Isso comprova a falta de critérios de movimento e a falta de escrúpulos dessas sem o que fazer.

  • valdir mendes aguiar says:

    ESTAS PESSOAS QUE CRITICA OU SÃO CONTRA O MST, FAÇA UMA VIZITA AO ACAMPAMENTO PARA VC VER E OUVIR A REALIDADE DAS FAMILIAS, QUE ESTÃO EM BUSCA DE UMA VIDA DIGNA DE IGUALDADE SOCIAL E QUE NA VERDADE ESTE DIREITO É CONSTITUCIONAL, E NÃO FIQUEM AI COM ÉSTA CARA DE IPOCRITA, VC QUE CRITICA NÃO TEM AMOR AO SEU PROXIMO QUE VER TODOS OS DIAS,SERÁ QUE VC TEM AMOR A DEUS QUE NUNCA O VIU, PENSE NISSO E TOMA VERGONHA NA CARA.

  • Anonimo says:

    Tem que pegar esse monte de “sem o que fazer” e tirar de lá! Pq não procuram algo de útil para fazer, em vez de ficar invadindo terra alheia. Mesmo sendo do estado eles não tem esse direito.

  • Marcio Rocha says:

    E AI VALDIR MENDES AGUIAR, OU QUERO DIZER DIU DE DONA IAIA DO VILA RIACHÃO. VC É MUITO CARA LIMPA PRA VIR AQUI E DIZER ESSAS BESTEIRAS, VC TEM TRABALHO, CASA PRÓPRIA, O QUE FAZ NESSE MOVIMENTO, ESTÁ QUERENDO SE APARECER PARA GANHAR UNS VOTINHOS NÉ, NÓS TODOS SABEMOS QUE NO MST REALMENTE TEM MUITAS PESSOAS QUE NECESSITAM DE UMA TERRINHA PARA TIRAR O SEU SUSTENTO, MAS SABEMOS TAMBÉM QUE HÁ MUITO APROVEITADORES TIPO VOCÊ NÉ DIU.

  • Resposta ao Valdir Aguiar says:

    Só imbecil para acreditar nesta turma do MST, ô Valdir Aguiar meu filho, leia um pouco sobre a biografia do Sr. Pedro Stédile, líder maior do MST. Vá no google e pesquise. No meio deste bando, para não dizer quadrilha, vc vai encontrar de tudo. Aproveitadores como os da foto, marginais que se escondem no meio da classe, entre outros. Quer uma sugestão? Acolha alguns deles na sua casa. Melhor ainda, ceda sua residencia ou um imóvel seu para o Movimento dos sem TETO. Deixe que desapropriem o que vc conseguiu com suor e receba TDA como pagamento. Sabe o que é TDA meu filho? É o papel com o qual o Governo paga um bem desapropriado. Sabe quando vc vai receber a bufunfa? Daqui a 15 ou 20 anos! A não ser que queira perder mais da metade do valor. Isso sim é justo não é Valdir Aguiar?

  • Carlinha says:

    Eu fico admirada com essa gente que posta coisas sem ao menos terem conhecimento da realidade, essa gente que luta por um pedaço de terra só está buscando uma oportunidade para produzir e assim garantir o sustento de suas famílias. No Brasil, país onde as desigualdades no campo estão entre as maiores do mundo (1% de proprietários detém cerca de 50% das terras), vamos deixar quem tem coragem lutar, pois as maiores conquistas da história da humanidade têm nos bastidores pessoas assim, que buscam que acreditam que vão ás ruas, pintam as caras, tiram os sutiãns,dormem ao relento. Enquanto voçês que só assistem de longe ficam sentados no conforto de suas casas criticando, mais tarde sentirão o doce gosto da conquista.

  • À VALDIR MENDES. CARIDADE É UMA COISA, BANDALHEIRA FALTA DE RESPEITO AS LÇEIS É COMPLETAMENTE DIFERENTE. says:

    POR MAIS CATOLICO E RELIGIOSO QUE SE POSSA SER, NÃO É POSSIVEL TOLERAR AÇÕES ORQUESTRADAS DE UM GRUPELHO, MONTADO PARA AFRONTAR A CONSTIUIÇÃO E A LEI DE PROPRIEDADE.

    ISTO AQUI NÃO É CUBA, NÃO SOMOS UM PAIS ESSENSIALMENTE COMUNISTA E O DIREITO DE PROPRIEDADE “TEM QUE SER RESPEITADO” SOB PENA DE TERMOS UMA GUERRA CIVIL. NEM VOCE, NEM NINGUEM, PODE IMAGINAR QUE EM TENDO SUA PROPRIEDADE INVADIDA POR ESTE LOTE DE GENTE DESQUALIFRICADA, VA FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS. TOLERANCIA TEM LIMITE.

    ACORDE “CUMPANHÊRO”, BURACO TEM, MAIS É MAIS EMBAIXO E SE ELES PENSARAM, OU PENSAM QUE TOMANDO NOSSAS ARMAS PODERIAM EVITAR UMA GUERRA CIVIL. QUE REPENSEM E BOTEM AS BARBAS DE MOLHO.

    ” A MÃO QUE TOCA UM VIOLÃO, TAMBÉM VAI A LUTA E FAZ A GUERRA “

  • valdir mendes aguiar says:

    512 ANOS DE BRASIL.SENDO ESCRAVISADO PRIMEIRO PELOS PORTUGUESES, DEPOIS PELOS HOLANDESES, DIVIDIRÃO AS TERRAS ENTRE ÉLES E HOJE CONTINUA Á ESCRAVISAR NOSSO POVO NO TRABALHO DA INDUSTRIA E NAS GRANDES CONCENTRAÇÃO DE TERRAS DO AGRONEGOCIO, E DEIXANDO NOSSO POVO BRASILEIRO SEM UM PEDAÇO DE TERRA PARA TRABALHAR E VIVER COM SEUS FILHOS,DEIXANDO VIVER NAS MARGENS DAS FAVELAS, E NAS MARGENS DAS ESTRADAS. O DESCASO É MUITO GRANDE,POR ISSO ESTAMOS NESTA LUTA PARA FORÇAR O GOVERNO A FAZER REFORMA ÁGRÁRIA NA REGIÃO. (TERRA É PARA QUEM NELA TRABALHA) (TERRA É PARA QUEM NELA PLANTA)MST A LUTA É PRA VALER.

Deixe seu comentário


  • 6 de junho de 2022 | 10:06


  • 29 de maio de 2022 | 22:01


  • 29 de abril de 2022 | 10:42

  • ESPAÇO RECANTO MARINHO
    29 de março de 2022 | 00:43

  • MORADA DO PARQUE
    29 de março de 2022 | 00:04


  • 28 de março de 2022 | 23:37


  • 27 de março de 2022 | 01:11


  • 27 de março de 2022 | 00:52


  • 26 de março de 2022 | 01:20

  • RODRIGO TÁ FECHADO COM PEDRO TAVARES
    14 de fevereiro de 2022 | 22:34

    Outra especulação sem pé nem cabeça tenta por em dúvida o apoio de Rodrigo Hagge ao deputado Pedro Tavares (DEM), o que não tem cabimento a essa altura do campeonato. Rodrigo tem reiterado o seu apoio ao deputado Pedro Tavares, que tem desempenhado um excelente trabalho em defesa das pautas de Itapetinga na Assembleia Legislativa e junto aos órgãos governamentais, gozando da inteira confiança de Rodrigo e do grupo. Não tem concorrente à altura no município e será reeleito com grande votação. O resto é conversa besta de quem não tem informação segura e só vive de intriga…

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia