Nestas eleições a legislação exigiu dos candidatos a prefeito e vice a inclusão do plano simplificado de governo na documentação necessária para o registro das candidaturas. Essa foi uma boa medida, pois o eleitor está cansado de promessas sem base, sem fundamento, sem comprometimento com a gestão eficiente e sem deixar claro de como os futuros prefeitos farão para esticar os orçamentos já minguados das prefeituras e buscar cumprir os compromissos assumidos. Em entrevista dada na manhã de hoje ao Sudoeste Hoje e ao Fala Itapetinga os candidatos pela Coligação Novo Tempo Para Itapetinga, Arnaldo Texeira e Geraldo Trindade detalharam vários pontos inovadores do seu programa.

PLANO DE GOVERNO

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA:

Sudoeste Hoje/Fala Itapetinga: Qual a importância da divulgação dos planos de governo pelos candidatos a prefeito nessas eleições?

Arnaldo Texeira/Geraldo Trindade: Além de aumentar o comprometimento público com os temas, problemas e soluções de maior relevância do município, é mais um importante passo rumo à transparência administrativa. Ao publicar o seu plano de governo, mesmo que de forma resumida, o candidato demonstra claramente a forma como pretende administrar o município. O eleitor não pode mais confiar em candidatos que não se comprometam publicamente, por exemplo, com uma política administrativa austera e uma gestão baseada em princípios de eficiência e transparência, pois a solução para o caos administrativo de boa parte dos municípios brasileiros passa, obrigatoriamente, pelo rigor gerencial. A gestão eficiente será o grande diferencial na política brasileira nos próximos anos, pois não basta prometer, temos que deixar claro como conseguiremos alguma folga financeira para gerenciar o apertado orçamento municipal. Não basta mudar de prefeito, temos de mudar o modelo administrativo e eleger prefeitos e vice-prefeitos com competência e comprometimento com esses princípios modernos.

Sudoeste Hoje/Fala Itapetinga: Os senhores acreditam que seu plano de governo contempla e deixa claro esse compromisso?

Arnaldo Texeira/Geraldo Trindade: Ainda não tivemos a oportunidade de avaliar os planos dos concorrentes, mas, achamos pouco provável que tenham tido a coragem de serem tão explícitos como nós. Não tivemos receio de deixar claro, por exemplo, que só com o fechamento dos inúmeros ralos que hoje se encontram abertos em Itapetinga conseguiremos nos enquadrar nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Para tanto, o compromisso público com uma administração baseada no planejamento, na redução de cargos comissionados, redução da máquina pública, criação do site da transparência municipal com divulgação de todas as receitas e despesas, formação de conselho político para discussão das decisões administrativas relevantes, além do comprometimento prévio com a austeridade administrativa, demonstra que a prefeitura deixará de ser cabide de empregos para ser uma estrutura capaz de atender às demandas sociais e criar condições para o retorno da prosperidade.

Sudoeste Hoje/Fala Itapetinga: Quais os pontos principais que os senhores gostariam de enfatizar no seu plano de governo?

Arnaldo Texeira/Geraldo Trindade: Primeiro a coragem e transparência. Em seguida os compromissos com a verdadeira mudança, abrindo mão, muitas vezes, da centralização do poder. Comprometemos-nos com os partidos aliados, por exemplo, para uma administração compartilhada. Não loteamos cargos com nenhum deles, deixamos claro o compromisso com uma administração discutida com a base aliada, os conselhos, entidades não governamentais, entidades de classe, entidades artístico culturais, associações de bairros e cooperativas. Outro avanço importantíssimo, que também deixa claro o desprendimento pelo poder e busca do aprimoramento da gestão democrática, será a eleição direta para diretores das unidades escolares, tão sonhada pelos setores ligados à educação. Com a austeridade administrativa e redução de prestadores e cargos em comissão podemos também falar abertamente na valorização do servidor concursado através da reformulação ou criação dos planos de cargos dos servidores municipais, da saúde, da educação e das autarquias, pois austeridade também pode ser sinônimo de melhores salários e condição de trabalho. Basta enxugar os excessos, pagar melhor, dar condição de trabalho e cobrar resultados.

Fica explícito também o foco no planejamento estratégico, pois não podemos mais andar às cegas, tapando buracos aleatoriamente. Temos que ter planejamento, inclusive para mais facilmente buscar recursos externos. Para isso criaremos o Departamento Municipal de Pesquisa, Elaboração, Gerenciamento e Acompanhamento de Projetos, cuja primeira e urgente missão será a elaboração coletiva do Plano Municipal de Saneamento Básico, condição legal para qualquer município brasileiro conseguir recursos federais, a partir de janeiro de 2014, para melhorias no abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e águas pluviais. Esse plano já deveria ter sido feito e entregue às autoridades competentes desde a promulgação da Lei Federal nº. 11.445 no ano de 2007. O prazo se esgota em 2013 e por falta planejamento e ação municipal corremos o risco de ficar de fora de importantes fontes de financiamento público para uma área tão carente no nosso município.

Sudoeste Hoje/Fala Itapetinga: Mais algum esclarecimento?

Arnaldo Texeira/Geraldo Trindade: Convidamos os leitores para uma leitura do documento que denominamos Comprometimento com Programa Mínimo para que a partir daí possam captar a essência do modelo que pretendemos implantar no nosso município a partir de janeiro de 2013, passando pelas questões administrativas e aquelas  ligadas à saúde, educação, infraestrutura, mobilização regional, valorização do servidor, dentre outras, colocando o nosso município no rol dos que farão uma administração baseada no planejamento e não no improviso e, acima de tudo, voltada para os setores mais carentes e vulneráveis da nossa sociedade.

Também aproveitamos a oportunidade para afirmar que faremos uma campanha limpa, sem ofensas pessoais, respeitando os adversários como cidadãos e pais de família que são. As criticas que faremos serão todas acompanhadas das devidas soluções e quanto ao julgamento das suspeitas de irregularidades deixemos a cargo dos órgãos competentes. Ainda nem iniciamos as campanhas e já estamos assistindo a demonstrações de agressões morais em carros de som entre adversários. Não comungamos com essa prática. Disputaremos o voto do eleitor com propostas e projetos. Itapetinga merece Um novo Tempo também na forma de se fazer política e nós daremos esse exemplo.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais!