O registro individual dos candidatos pode inviabilizar as coligação, com os candidatos a vereador concorrendo dentro de cada partido.

 

ITAPETINGA: Finalmente, na tarde desta quarta-feira (11), o Cartório Eleitoral de Itapetinga divulgou o Edital com os pedidos de registro dos candidatos do PT e partidos da base governista. Ao contrário dos partidos da oposição, o grupo do prefeito só conseguiu registrar os seus candidatos a prefeito, vice e vereadores, individualmente, ficando de fora o registro das coligações, em decorrência da perda do prazo fixado em lei, que esgotou no último dia 05 de julho.

O registro individual dos candidatos a vereador dos partidos ligados ao prefeito, reforça a tese de que todos eles deverão disputar as eleições dentro dos seus partidos e não através de coligações, o que reduz drasticamente as chances de eleição desses candidatos. Outra agravante diz respeito ao fato desses partidos, com exceção do PT,  não terem registrado candidatos à eleição majoritária, o que pode levar, em tese,  ao indeferimento de todas essas candidaturas a vereador.

No Edital do registro da candidata Kátia Espinheira (PMDB) consta o nome da coligação, que foi registrada dentro do prazo legal.

Nos editais de registro dos candidatos Arnaldo Teixeira (PR) e Kátia Espinheira (PMDB) os nomes das coligações foram divulgados, porque os registros foram feitos dentro do prazo e as coligações foram devidamente comunicadas à Justiça Eleitoral.

Vem muita briga jurídica por aí, podem esperar.

Por Davi Ferraz 

 

Compartilhe em suas redes sociais!